Inbound Marketing é o mais novo aliado das empresas que querem sair da crise econômica
Conforme levantamento da eMarketer, empresa norte-americana especializada em pesquisas de marketing, o segmento de Marketing Digital deverá crescer 15%, total de US$ 3,36 bilhões investidos, em relação ao ano anterior. Indo na direção contrária, a companhia diminuiu a estimativa para o avanço do mercado publicitário e compra de mídia de 10,4% para 5,7%.
A redução do valor no setor se dá devido ao cenário econômico atual do país, o qual trouxe altos índices de desemprego à população.
Em contrapartida, o incremento da publicidade digital ocorre por ser uma alternativa palpável devido às opções de custo, alcance e personalização.
O Inbound Marketing, por essência, é democrático. A criação de conteúdo pode ser realizada tanto por grandes empresas quanto pequenos negócios, podendo atingir excelentes resultados em ambos, mesmo sem a aplicação de valores gigantescos. É possível adequar o planejamento e as metas à verba disponível.
Inbound Marketing como carro-chefe
O conceito não é novidade e foi popularizado nos Estados Unidos em 2009, após o lançamento do livro de Brian Halligan e Dharmesh Shah, intitulado “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.
A partir daí, se multiplicou pelo mundo todo. A tática consiste em criar conteúdo relevante, visando atrair potenciais clientes para o blog ou site da empresa e, a partir daí, desenvolver todo o trabalho de relacionamento por meio de material personalizado, segmentado e autoral.
Como produzir conteúdo significativo? Veja o passo a passo básico:
Defina seu público
O primeiro e mais importante passo é definir quem será o seu público-alvo. Com base no target, é possível adequar a linguagem, o tom e o formato do conteúdo. Adaptar a empresa ao consumidor é o novo modelo de negócios, fazendo com que a comunicação da companhia atue da mesma maneira.
Elabore estratégias
O Inbound Marketing pode ser realizado de diversas formas. Mais interessante do que apostar em todas as vertentes é definir estratégias e saber os melhores momentos para utilizar cada formato. Atualmente, os vídeos estão em evidência.
Por serem dinâmicos, o conteúdo pode ser mais abrangente e a forma de trabalhar os leads – potenciais clientes – pode ser mais efetiva. Apesar disso, não é o único formato possível. Imagens e textos também podem ser utilizados. Tudo varia de acordo com a persona.
Mensure os resultados
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital em relação à publicidade tradicional é a possibilidade de calcular e analisar os resultados.
Por meio de ferramentas específicas, como o Google Analytics, é possível saber qual o poder de penetração de um ou mais conteúdos e analisar qual funciona melhor e para um público específico.
É possível estudar as conclusões e elaborar novas estratégias mais assertivas com base nos erros e acertos cometidos na fase anterior.
Excelente artigo. O Inbound Marketing é a maneira mais inteligente e talvez também a mais econômica de competição no mercado pós-digital. Não é grátis ou sem custos como muita gente pode pensar, pois precisa de investimentos sérios e uma organização de estrutura dedicada a isso. O diferencial das campanhas de marketing do passado é que agora o produto colateral do marketing, ou o que funciona para chamar os clientes é a produção de conteúdo. A empresa contribui com a sociedade ao produzir conteúdo útil para milhões de pessoas além de aumentar as suas vendas. É muito melhor do que o modelo antigo de posters, folders, outdoors, que causava incomodo e poluição visual e ambiental.