Inbound Marketing é o mais novo aliado das empresas que querem sair da crise econômica

por Thiago Regis Quarta-feira, 23 de agosto de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Conforme levantamento da eMarketer, empresa norte-americana especializada em pesquisas de marketing, o segmento de Marketing Digital deverá crescer 15%, total de US$ 3,36 bilhões investidos, em relação ao ano anterior. Indo na direção contrária, a companhia diminuiu a estimativa para o avanço do mercado publicitário e compra de mídia de 10,4% para 5,7%.

A redução do valor no setor se dá devido ao cenário econômico atual do país, o qual trouxe altos índices de desemprego à população.

Em contrapartida, o incremento da publicidade digital ocorre por ser uma alternativa palpável devido às opções de custo, alcance e personalização.

Inbound Marketing, por essência, é democrático. A criação de conteúdo pode ser realizada tanto por grandes empresas quanto pequenos negócios, podendo atingir excelentes resultados em ambos, mesmo sem a aplicação de valores gigantescos. É possível adequar o planejamento e as metas à verba disponível.

Inbound Marketing como carro-chefe

O conceito não é novidade e foi popularizado nos Estados Unidos em 2009, após o lançamento do livro de Brian Halligan e Dharmesh Shah, intitulado “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.

A partir daí, se multiplicou pelo mundo todo. A tática consiste em criar conteúdo relevante, visando atrair potenciais clientes para o blog ou site da empresa e, a partir daí, desenvolver todo o trabalho de relacionamento por meio de material personalizado, segmentado e autoral.

Como produzir conteúdo significativo? Veja o passo a passo básico:

Defina seu público

O primeiro e mais importante passo é definir quem será o seu público-alvo. Com base no target, é possível adequar a linguagem, o tom e o formato do conteúdo. Adaptar a empresa ao consumidor é o novo modelo de negócios, fazendo com que a comunicação da companhia atue da mesma maneira.

Elabore estratégias

O Inbound Marketing pode ser realizado de diversas formas. Mais interessante do que apostar em todas as vertentes é definir estratégias e saber os melhores momentos para utilizar cada formato. Atualmente, os vídeos estão em evidência.

Por serem dinâmicos, o conteúdo pode ser mais abrangente e a forma de trabalhar os leads – potenciais clientes – pode ser mais efetiva. Apesar disso, não é o único formato possível. Imagens e textos também podem ser utilizados. Tudo varia de acordo com a persona.

Mensure os resultados

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital em relação à publicidade tradicional é a possibilidade de calcular e analisar os resultados.

Por meio de ferramentas específicas, como o Google Analytics, é possível saber qual o poder de penetração de um ou mais conteúdos e analisar qual funciona melhor e para um público específico.

É possível estudar as conclusões e elaborar novas estratégias mais assertivas com base nos erros e acertos cometidos na fase anterior.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Excelente artigo. O Inbound Marketing é a maneira mais inteligente e talvez também a mais econômica de competição no mercado pós-digital. Não é grátis ou sem custos como muita gente pode pensar, pois precisa de investimentos sérios e uma organização de estrutura dedicada a isso. O diferencial das campanhas de marketing do passado é que agora o produto colateral do marketing, ou o que funciona para chamar os clientes é a produção de conteúdo. A empresa contribui com a sociedade ao produzir conteúdo útil para milhões de pessoas além de aumentar as suas vendas. É muito melhor do que o modelo antigo de posters, folders, outdoors, que causava incomodo e poluição visual e ambiental.

    Responder

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.