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Inbound Commerce para sites B2B: por que vale a pena?

Por: Rodrigo Martucci

Rodrigo Martucci é formado pela Universidade de Massachusetts e possui mais de 10 anos de experiência com e-commerce e marketing digital nos EUA e no Brasil. É o CEO e fundador da Nação Digital, agência especialista em e-commerce e eleita a melhor agência digital do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

No mercado B2B (Business to Business), sua marca é um dos seus ativos mais valiosos. O público precisa fazer isso? A resposta está no Inbound Commerce.

A metodologia é o aperfeiçoamento do Inbound Marketing e indicada para e-commerces que precisam atrair, envolver e encantar os usuários do site. Com uma estratégia de inbound bem aplicada, você vai transformar visitantes em clientes promotores da marca.

Confira como aplicar o Inbound Commerce em lojas B2B!

Geração de valor

O processo de venda no e-commerce B2B tende a ser mais longo do que em empresas B2C (Business to Consumer), pois o consumidor pesquisa mais sobre o produto ou serviço e gosta da segurança de ter vários pontos de contato antes de tomar uma decisão. É por isso que as compras por impulso são tão raras no segmento atacadista.

Dentro da estratégia de Inbound Commerce, a criação de conteúdo – seja em blog, em redes sociais, por materiais ricos, por vídeos ou dentro do próprio e-commerce – é um ponto essencial para tornar a marca confiável frente à concorrência.

O e-commerce B2B que investe na produção de conteúdo editorial e disponibiliza todas as informações que o possível cliente está buscando sai na frente, pois atrai maior número de visitantes ao site, apoia, ajuda e capacita as pessoas para tomar a melhor decisão de compra.

Criação de relacionamento

Depois de atrair visitantes por conteúdos de qualidade e convertê-los em leads, chega o momento de relacionar-se com eles, guiando-os pelo funil de vendas. Essa estratégia terá como objetivo deixá-los maduros o suficiente para que fechem negócio com a sua empresa.

Relacionar-se com o seu cliente em potencial significa manter ativo o interesse dele pela marca. Você só vai chamar a atenção e conseguir caso se comunique do jeito certo quando entregar mensagens personalizadas para a pessoa certa no momento oportuno.

Fazer isso manualmente é impossível! Portanto, nessa fase, será preciso investir em recursos especiais: plataformas de automação de marketing e ferramentas de e-mail marketing.

A automação de marketing para e-commerce é capaz de fazer maravilhas pela sua empresa, pois é ela que vai permitir conversar com um número enorme de pessoas de forma totalmente personalizada e relevante.

Para escolher a melhor ferramenta de automação, analise as várias opções disponíveis no mercado e leve em consideração os seguintes pontos: número de contatos, integrações, suporte, gestão de leads, criação de landing pages e formulários, entre outros.

Fidelização e promoção da marca

Ao contrário do que se pensa, o relacionamento com o cliente não acaba quando a venda é concretizada. Muito pelo contrário: o seu consumidor não pode ser esquecido, já que ele é um dos pilares de sustentação da marca e pode se tornar promotor do seu negócio.

Nessa fase da estratégia de Inbound Marketing para e-commerce B2B, é importante garantir que os clientes atuais tenham acesso a conteúdos relevantes em blogs e em redes sociais e continuem sendo impactados por e-mails. Tudo isso vai mantê-los engajados com a marca e será ótimo para criar oportunidades de up sell, que é a melhora da venda.

O Inbound Commerce traz muitos benefícios para sites de vendas B2B. Com essa metodologia, você aumenta o potencial de geração de receitas e leads. Veja o que mais o Inbound Marketing para e-commerce pode fazer pela sua empresa:

  • Maior ROI (Retorno Sobre Investimento)
  • Clientes mais engajados
  • Maior taxa de conversão
  • Tornar-se autoridade no assunto

Aproveite o potencial da metodologia de Inbound Commerce e coloque-a para trabalhar a favor do seu negócio.