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Impulsione seu marketing digital com os links patrocinados

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Você já deve estar acostumado a vê-los nas maiores páginas de busca. Geralmente estão situados antes dos primeiros resultados de busca ou na coluna ao lado. Os links patrocinados são um tipo de anúncio publicitário pago oferecido por ferramentas de buscas para impulsionar negócios disponíveis na internet. Criados em 1998 pelo empresário americano Bill Gross, os links tiveram sua patente comprada pelo Google em 2001 e, desde então, têm se popularizado e sido utilizados em portais como Yahoo e Bing.

Ao anunciar nos links patrocinados você pode segmentar seu anúncio por palavras-chave, localização e horário. Ou seja, caso seu e-commerce atenda somente seu estado, é possível limitar os anúncios à região atendida. Assim como você pode escolher a exposição da publicidade em determinados horários e dias da semana. Prefere anunciar somente de final-de-semana? Seus possíveis clientes estão online na parte da noite? Faça a convergência entre seu plano de negócios e estratégia publicitária e planeje a distribuição de seus links.

Além dos links, você pode utilizar a Rede de Display do Google para exibir banners de seu negócio. A Rede de Display são sites, vídeos e aplicações que fazem parte da Rede Google e permitem a exibição de displays de conteúdo em suas páginas. A posição do seu anúncio na Rede de Display será definida conforme a classificação do anúncio. Os anúncios podem ser classificados segundo a segmentação de palavra-chave e de canal. Assim, você pode expor seu e-commerce tanto nas páginas de buscas quanto em websites parceiros adequadamente disponibilizados. Maior exposição (com bom planejamento), maior chance de cliques.

Falando em cliques, chegamos à parte mais interessante dos links patrocinados. Após pagar o crédito diário pelo cartão de crédito ou boleto bancário seu anúncio será cobrado a cada clique recebido. Ou seja, caso você tenha destinado R$50,00 para um dia, supondo que para seu negócio o preço do clique tenha sido calculado em R$0,20, ele só sairá do ar após 250 cliques. Para que o preço dos cliques seja definido analisa-se a concorrência da palavra-chave. Ainda que o preço suba um pouco do valor mínimo de R$0,15 há a vantagem de pagar apenas quando há migração do cliente para sua página.

Como todo bom negócio precisa de comprovações, você terá acesso a listas e relatórios de desempenho. Quantas vezes seu anúncio foi exibido em cada dia, quantos cliques sua campanha tem recebido e a análise de eficiência estarão disponíveis para que você não faça cálculos no escuro, perca oportunidade de investir mais ou jogue dinheiro fora em horários desfavoráveis.

Os links patrocinados são excelentes para gerar resultados imediatos e potencializar suas estratégias de SEO. Pois, a partir do momento que o tráfego em seu site se torna maior por conta dos cliques, o posicionamento dele será afetado positivamente em buscas por palavra-chave. Da mesma forma, que os links impulsionam seu planejamento de SEO, eles não podem fazer milagres sozinhos. É preciso haver coerência entre a publicidade e seu site e um planejamento comunicativo feito por pessoas que entendem de softwares para e-commerce. Busque ajuda especializada e apareça no mercado!