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Como impulsionar as vendas na Black Friday com Inteligência Artificial

Por: Caio Khaled

Caio Khaled é Marketing Manager na iGoal. Especialista em mídias digitais e sistemas de retenção e recuperação de vendas. Atende grandes marcas como Coca-Cola, Nestlé, Natura, Youse, Petz, entre outras.

A Black Friday está chegando, mas ainda dá tempo de caprichar nos preparativos para fazer dessa data uma oportunidade de ouro e ver suas conversões subirem como um foguete! Sabemos que o evento este ano vai ser diferente de tudo o que imaginamos. Afinal, a pandemia afetou os hábitos de consumo dos brasileiros, e os reflexos disso certamente serão sentidos.

A Black Friday brasileira sempre teve melhores desempenhos nas lojas online do que nas físicas. Por conta da pandemia, espera-se que o varejo digital ganhe ainda mais força. De acordo com estudo da Neotrust/Compre&Confie, no período entre abril e junho, 5,7 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra pela internet.

Na mesma direção, dados da Adyen apontaram que houve um aumento de cerca de 40% em compras online no primeiro trimestre deste ano. Portanto, esse é o momento ideal para brilhar no varejo online, e a Inteligência Artificial pode ajudar sua loja a aumentar o faturamento. Confira abaixo algumas maneiras de lançar mão da Inteligência Artificial para impulsionar suas vendas!

Suporte de chatbot e machine learning

A disponibilidade de chat ao vivo no site é um fator importante para aumentar a conversão, pois muitos clientes precisam tirar dúvidas sobre os produtos desejados antes de fechar a compra, ou mesmo pedir ajuda no processo. E, para essa realidade ser possível, usar chatbots pode ser uma excelente ideia! Esses famosos robôs, capazes de simular a conversação humana à perfeição, podem atuar como verdadeiros “vendedores virtuais” para a loja, a qualquer hora do dia.

Os chatbots possibilitam uma comunicação automática com o cliente, o que faz com que o atendimento seja muito mais rápido. Além disso, economiza o tempo dos atendentes humanos, já que eles passam a ser acionados somente para atender os casos mais críticos, nos quais a máquina não dá conta de resolver.

Um estudo da Gartner sugere que, até 2021, a Inteligência Artificial será responsável por 15% de todas as interações de atendimento ao cliente via chat, agilizando o atendimento e reservando os atendentes humanos para casos mais específicos e complicados. Algumas ferramentas permitem até mesmo negociar o valor em tempo real com o cliente, o que torna a loja muito mais competitiva.

A tendência é que, cada vez mais, os varejistas utilizem a Inteligência Artificial para criar mensagens personalizadas, tornar a experiência de compra mais memorável e conquistar os clientes. Esta pode ser uma excelente maneira de tornar o atendimento mais dinâmico e gerar mais conversões.

Previsões mais assertivas

Hoje, existem ferramentas e plataformas capazes de fornecer uma série de insights com base em Big Data. Sendo assim, com a tecnologia atual, é perfeitamente possível usar Inteligência Artificial para identificar tendências e utilizar os dados para administrar os preços, o estoque e a distribuição de produtos.

Em datas de alta demanda, como a Black Friday, a Inteligência Artificial e o machine learning podem ajudar a fazer previsões melhores e antecipar as principais tendências, permitindo ao varejista orientar as estratégias de vendas com base nos dados coletados e, assim, obter mais conversões.

Recomendações personalizadas

Melhor do que oferecer descontos é mostrar ofertas personalizadas, de acordo com o comportamento de compra e de navegação do cliente. Os mecanismos de recomendação estão cada dia mais avançados e são capazes de prever quais são os produtos da loja pelos quais o visitante pode se interessar.

Sugestões do tipo “você também pode gostar de…” são feitas não só com base na análise de compras anteriores como também nas buscas realizadas, nos produtos visitados, entre outros dados. Outra opção é mostrar uma oferta relâmpago personalizada. Afinal, é muito difícil resistir quando o item cobiçado aparece “magicamente” com desconto.

Usando a Inteligência Artificial, a chance de recomendar ao visitante o produto perfeito aumenta bastante. O que é crucial numa data tão competitiva como a Black Friday.

Retargeting e remarketing

Uma maneira de dar ao usuário uma segunda chance de comprar seu produto preferido é usando ferramentas de retargeting. Dessa forma, elas são capazes de impactar novamente o visitante com o item que ele pesquisou no site, exibindo anúncios daquele produto durante a navegação e/ou enviando um e-mail com aquela oferta.

Outras possibilidades são enviar e-mail para avisar ao cliente sobre a redução de preço de uma mercadoria que estava em sua wishlist, sobre o retorno de um produto ao estoque do site, entre outras funcionalidades que despertem o interesse do consumidor.

Abandono de carrinho

Como a Black Friday é uma data muito competitiva, com milhares de sites disputando a atenção dos clientes com ofertas de encher os olhos, é muito comum que haja uma taxa alta de abandono de carrinho.

A boa notícia é que dá para recuperar essas vendas que se julgavam perdidas com o auxílio da Inteligência Artificial. Atualmente, existem ferramentas capazes de identificar que o visitante colocou produtos no carrinho de compras mas não concluiu a transação. A partir desse dado, a própria ferramenta dispara um e-mail para o usuário com um lembrete para efetivar a compra. Para aumentar ainda mais a chance de conversão, vale até oferecer um desconto especial exclusivo para os produtos esquecidos no carrinho. Este é um belo incentivo para quem quer economizar na Black Friday.

Alertas no site

Por fim, uma ótima maneira de impulsionar as vendas na Black Friday é explorar o gatilho de escassez. É possível utilizar a Inteligência Artificial para exibir alertas personalizados no site durante a navegação e acelerar a decisão de compra.

Esses alertas podem trazer um CTA apelativo, um alerta de estoque acabando ou até mesmo o número de usuários que demonstraram interesse naquele item. Essa estratégia causa um efeito de urgência e deixa o usuário mais propenso a concluir sua compra, temendo perder a oferta.