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Impulsione a receita do seu e-commerce pelo marketing de afiliação

Por: Roy Morrison

Escreve sobre negócios de conteúdo em Meaningful Profits. Aperfeiçoou as suas competências em marketing digital trabalhando para uma das maiores agências de marketing digital independente da Europa, bem como para uma das principais empresas fintech da Suíça.

As últimas semanas têm sido desafiadoras devido ao coronavírus. Enquanto muitos e-commerces estão se beneficiando pelo aumento do consumo online, muitas empresas — especialmente aquelas que não têm um canal de comércio eletrônico — enfrentam a possibilidade de fechar ou reduzir uma parte da sua força de trabalho para sobreviver à crise. Como resultado, muitas empresas procuram construir rapidamente uma loja online ou reduzir significativamente as suas atividades de marketing. Contudo, graças ao marketing de afiliação, as empresas podem continuar a comercializar produtos sem grande risco.

O que é marketing de afiliação?

O Marketing de afiliação é um tipo de marketing onde os afiliados promovem os produtos de seus parceiros em troca de uma comissão sobre a venda ou geração de leads. A Amazon nos Estados Unidos foi a pioneira nesta modalidade de marketing, no início dos anos 90. No entanto, no Brasil, a indústria de marketing de afiliados ainda está em sua fase inicial e só começou a ganhar alguma tração a partir de 2013. Ainda assim, cada vez mais empresas de comércio eletrônico, como o Mercado Livre, ou de tecnologia, como a Hotmart, estão integrando o marketing de afiliados aos seus negócios para alavancar seu crescimento.

O processo de digitalização está aumentando exponencialmente devido ao coronavírus. Antes da crise, as projeções para o comércio eletrônico no Brasil já previam crescimento. Era previsto um movimento de US$ 17,2 bilhões até 2024, aumento este que atuará como um facilitador para a disseminação do marketing de afiliação. Além disso, o marketing afiliado é um negócio que pode ser iniciado com pouco dinheiro. Assim, é uma grande oportunidade para empreendedores e influenciadores que buscam iniciar seus negócios. Isto significa que o número de afiliados que empresas de comércio eletrônico podem estabelecer parcerias em diferentes indústrias é promissor nos próximos anos.

Vantagens do marketing afiliado para o e-commerce

O comércio eletrônico pode ter muito a ganhar com o marketing de afiliados. Afinal, ele permite que sua empresa “uberize” parte ou toda a sua função de marketing. Uma vez que você tenha criado um programa de marketing de afiliação — e potenciais afiliados possam se candidatar —, ele compartilha muitas semelhanças com Uber. No app de transporte, motoristas podem baixar o aplicativo e completar as viagens, a fim de ganhar dinheiro. Ao concordar com os termos e condições do programa de afiliados da sua empresa, caberá aos afiliados gerar vendas para a sua empresa para que eles possam ganhar comissões.

Isto significa que a sua empresa transfere grande parte do risco publicitário para o parceiro afiliado, pois só precisará pagar quando eles entregam uma venda ou um lead qualificado. Se os afiliados direcionam tráfego para o seu site, mas nenhuma venda, então nenhuma comissão é devida. Isto pode ser especialmente relevante se considerarmos os desafios econômicos e incertezas enfrentados, pois te ajuda a evitar gastos com publicidade.

Ao mesmo tempo, a sua empresa ainda se beneficia com o aumento da exposição da marca devido ao aumento do tráfego do site. Além disso, quando os afiliados estão doentes ou temporariamente incapacitados de gerar campanhas para a sua marca, não é necessário qualquer pagamento salarial. E quando o seu desempenho diminui, as suas comissões também diminuem. Em comparação, você ainda precisa pagar a sua equipe interna de marketing quando eles estão doentes ou quando o seu desempenho cai. Portanto, o marketing afiliado te oferece uma forma rentável de comercializar e escalar o seu negócio de comércio eletrônico e eliminar as atividades de marketing ineficazes.

Finalmente, pelo marketing afiliado o seu negócio também pode ter acesso a novos públicos. Há um número crescente de potenciais parceiros afiliados em diferentes vertentes, da moda à jogos eletrônicos. E hoje, devido ao aumento das plataformas de mídia social, como Instagram e YouTube, os influenciadores e outros parceiros afiliados podem ajudar a aumentar a confiança e credibilidade da sua marca.

Estabeleça um programa de marketing afiliado de sucesso para aumentar a receita da sua empresa

Há muitas vantagens em fazer uso do marketing afiliado para o seu negócio de comércio eletrônico. Mas você precisa completar algumas tarefas para torná-lo um sucesso. Em primeiro lugar, você precisa decidir se quer gerenciar seu próprio programa de marketing de afiliados ou se quer terceirizá-lo para empresas como Awin, Monetizze ou Lomadee.

Desenvolver o seu próprio programa de marketing de afiliados por um software pode ser mais rentável do que terceirizar a gestão. Não é raro que as redes de afiliados cobrem até 30% das comissões que a sua empresa paga aos afiliados. No entanto, você precisa comparar os custos de investimento, tendo em vista que você teria despesa com desenvolvimento e precisaria contratar um gerente de marketing de afiliados que recrutaria parceiros, revisaria suas aplicações e apoio à comunidade afiliada.

Além disso, você precisa pensar cuidadosamente sobre os Termos e Condições que você quer oferecer aos parceiros afiliados. Isto vai além do percentual de comissão sobre cada venda, mas também deve definir o limite mínimo de pagamento. Considere também o que os afiliados não estão autorizados a fazer durante a promoção o seu negócio ou produto. Por exemplo, a maioria das empresas proíbe os seus parceiros afiliados a fazer ofertas sobre os termos da sua marca no Google Ads ou fazer falsas alegações sobre produtos para gerar vendas.

Por fim, é sua responsabilidade permitir que seus parceiros afiliados sejam bem sucedidos. Isto significa que você precisa fornecer à eles o máximo de munições possíveis na forma de material de marketing persuasivo — como banners, infográficos, vídeos ou descontos. Naturalmente, você também precisará fornecer produtos de alta conversão que realmente vendem. Caso contrário, os afiliados deixarão de promover os seus produtos.

Conclusão

O marketing de afiliação pode ainda não estar tão estabelecido no Brasil, como está nos Estados Unidos ou na Europa. Mas a indústria de marketing de afiliados está prestes a crescer como resultado da digitalização. Como a indústria continua a amadurecer, ela oferece muitos benefícios para as empresas de comércio eletrônico. E isso contribui para aumentar suas receitas com pouco risco, principalmente durante o período de crise que enfrentamos.