Acesso rápido

A importância do rastreio no e-commerce

por Eduardo Bragança Sexta-feira, 12 de julho de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

O e-commerce brasileiro tem alçado vôos cada vez mais altos a cada ano que passa. Novos players, serviços, produtos, possibilidades de parcerias e, consequentemente, a exigência do consumidor. Esse aumento em diversos aspectos tem feito com que o mercado se eduque cada vez mais e busque entregar ao cliente uma boa experiência de compra.

Um marketing bem feito, site com bom layout e boa navegabilidade, produtos de qualidades, produtos bem descritos e fotografados contribuem para o processo. Entretanto, estes passos servem para atrair o visitante. O que você tem feito para fidelizar seus clientes?

As vendas online vêm crescendo cerca de 15% a cada ano. Isso significa que uma boa parcela de compradores nunca comprou em uma loja virtual ou tem pouca experiência.

Um comportamento geral dos consumidores é a ansiedade e o imediatismo, ocasionados pela comodidade de comprar de qualquer lugar, onde a única limitação é o acesso a internet.

Tem-se a necessidade de receber o produto o mais rápido possível, saber quais rotas ele tem percorrido diariamente até chegar ao endereço de destino. Este quadro atual torna indispensável o envio de rastreio e suas respectivas atualizações para o cliente.

Otimização da operação

Após a compra ser realizada, geralmente o cliente já fica esperando o rastreio. Supondo que você tenha um e-commerce em ascensão, com uma média de 50 pedidos por dia, será preciso enviar 50 novos e-mails diariamente.

Considere agora que a maior parte das demandas do SAC de um e-commerce é destinado a atualizações de rastreio. Só com essas duas situações já é perceptível o tamanho da demanda, sem citar os pedidos em atraso, trocas, extravios e etc.

Considerando a possibilidade e a óbvia intenção de crescimento, mesmo que momentâneamente o operador de e-commerce dê conta de enviar todos os rastreios e atualizações manualmente, em determinado momento este procedimento precisará ser otimizado.

Cálculo de frete

É neste ponto onde a imensidão do mercado pode fazer com que o e-commerce construa parcerias com outras empresas e ferramentas que trazem otimização de processos e ajudam a melhorar a experiência de compra do consumidor, como por exemplo, as opções de frete.

Contratar transportadoras não é algo simples e barato, porém, quanto mais opções de frete o e-commerce tiver, melhor o consumidor será atendido.

Em algumas operações, podem haver discrepâncias que trazem prejuízos sem que o gestor perceba, como por exemplo, o retorno de cálculo do frete.

Com certa frequência, o sistema dos Correios fica fora do ar, e os e-commerces que os utilizam ficam sem retorno de cotação enquanto a situação não se normalizar. Felizmente, há ferramentas como o Módulo Offline dos Correios que armazenam os dados do contrato do e-commerce com os Correios para que sempre haja retorno no cálculo do frete.

Conclusão

Automatizar o rastreio faz com que os clientes recebam suas atualizações por e-mail ou SMS, mantendo-os cientes da localização de seus produtos, e automaticamente reduz os processos manuais e demandas do SAC. Toda operação precisa passar por mudanças à medida que cresce. Automatizar processos deve fazer parte dessas mudanças, haja vista que o uso da tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível e disseminada.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.