A importância do rastreio no e-commerce

por Eduardo Bragança Sexta-feira, 12 de julho de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

O e-commerce brasileiro tem alçado vôos cada vez mais altos a cada ano que passa. Novos players, serviços, produtos, possibilidades de parcerias e, consequentemente, a exigência do consumidor. Esse aumento em diversos aspectos tem feito com que o mercado se eduque cada vez mais e busque entregar ao cliente uma boa experiência de compra.

Um marketing bem feito, site com bom layout e boa navegabilidade, produtos de qualidades, produtos bem descritos e fotografados contribuem para o processo. Entretanto, estes passos servem para atrair o visitante. O que você tem feito para fidelizar seus clientes?

As vendas online vêm crescendo cerca de 15% a cada ano. Isso significa que uma boa parcela de compradores nunca comprou em uma loja virtual ou tem pouca experiência.

Um comportamento geral dos consumidores é a ansiedade e o imediatismo, ocasionados pela comodidade de comprar de qualquer lugar, onde a única limitação é o acesso a internet.

Tem-se a necessidade de receber o produto o mais rápido possível, saber quais rotas ele tem percorrido diariamente até chegar ao endereço de destino. Este quadro atual torna indispensável o envio de rastreio e suas respectivas atualizações para o cliente.

Otimização da operação

Após a compra ser realizada, geralmente o cliente já fica esperando o rastreio. Supondo que você tenha um e-commerce em ascensão, com uma média de 50 pedidos por dia, será preciso enviar 50 novos e-mails diariamente.

Considere agora que a maior parte das demandas do SAC de um e-commerce é destinado a atualizações de rastreio. Só com essas duas situações já é perceptível o tamanho da demanda, sem citar os pedidos em atraso, trocas, extravios e etc.

Considerando a possibilidade e a óbvia intenção de crescimento, mesmo que momentâneamente o operador de e-commerce dê conta de enviar todos os rastreios e atualizações manualmente, em determinado momento este procedimento precisará ser otimizado.

Cálculo de frete

É neste ponto onde a imensidão do mercado pode fazer com que o e-commerce construa parcerias com outras empresas e ferramentas que trazem otimização de processos e ajudam a melhorar a experiência de compra do consumidor, como por exemplo, as opções de frete.

Contratar transportadoras não é algo simples e barato, porém, quanto mais opções de frete o e-commerce tiver, melhor o consumidor será atendido.

Em algumas operações, podem haver discrepâncias que trazem prejuízos sem que o gestor perceba, como por exemplo, o retorno de cálculo do frete.

Com certa frequência, o sistema dos Correios fica fora do ar, e os e-commerces que os utilizam ficam sem retorno de cotação enquanto a situação não se normalizar. Felizmente, há ferramentas como o Módulo Offline dos Correios que armazenam os dados do contrato do e-commerce com os Correios para que sempre haja retorno no cálculo do frete.

Conclusão

Automatizar o rastreio faz com que os clientes recebam suas atualizações por e-mail ou SMS, mantendo-os cientes da localização de seus produtos, e automaticamente reduz os processos manuais e demandas do SAC. Toda operação precisa passar por mudanças à medida que cresce. Automatizar processos deve fazer parte dessas mudanças, haja vista que o uso da tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível e disseminada.

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