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SEO local: a importância das otimizações para PMEs

por Daniel Arend Quinta-feira, 01 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 9 minutos

Você sabia que 40% das pequenas e médias empresas brasileiras ainda não têm presença digital? Diante dessa estatística compartilhada pelo presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, no site Think With Google, é possível concluir que ter um site e estar nas redes sociais é mais do que um diferencial competitivo para PMEs, é realmente uma necessidade nos dias de hoje.

Para facilitar também a vida dos donos de empresas de médio e pequeno porte, o Google Meu Negócio (GMN) oferece uma ferramenta de criação gratuita de sites com domínio próprio e URLs otimizadas.

Dessa forma, seus clientes encontram sua marca na internet e compartilham opiniões sobre ela com outros internautas. O que colabora bastante com as estratégias de SEO inclusive local.

Google Meu Negócio: porque pequenas e médias empresas devem usar

De acordo com dados informados pelo presidente do Google Brasil, só em 2018, cerca de 60 mil empresas movimentaram R$ 61 bilhões na economia brasileira com o auxílio das ferramentas do Google.

No caso da plataforma Google Meu Negócio, ela também permite que você gerencie as informações da sua empresa exibidas no maior buscador do mundo e no Google Maps.

Sem contar que ainda dá a oportunidade dos seus clientes comentarem sobre seu estabelecimento na internet e até mesmo seguirem sua empresa. O que torna possível começar uma conversa, aumentar a autoridade do seu negócio e até mesmo alavancar vendas online e/ou offline. Recentemente o GMN ganhou recursos novos.

O que não pode faltar no perfil da sua empresa no Google

  • Informações dos produtos ou serviços
  • Endereço completo e número de telefone fixo
  • Horário de funcionamentos sempre atualizado
  • Fotos de qualidade da sua empresa
  • Comentários de seus clientes

Canal gratuito que aumenta as possibilidades do seu negócio

Um perfil bem configurado no Google Meu Negócio pode mesmo aumentar as chances de venda, mesmo que sua empresa não seja uma loja virtual. Isso porque você permite que o buscador divulgue informações relevantes para o usuário. O que facilita muito a vida da pessoa e até mesmo a sua.

Quando alguém joga no Google o nome de uma empresa sempre tem uma intenção. Pode ser, por exemplo, saber o telefone fixo para perguntar preços de produtos e assim começar o processo de tomada de decisão de compra em casa mesmo. Ou até mesmo descobrir o endereço para ir à loja física realizar uma compra tendo certeza que o estabelecimento está aberto.

Quando sua empresa não disponibiliza essas informações úteis ao internauta, acaba criando pequenos obstáculos para ele efetuar a compra. Já imaginou se o possível cliente busca no Google por sua marca e nada encontra? Ele pode simplesmente achar que a empresa fechou ou então encontrar um concorrente mais perto, em pleno horário de funcionamento, e ir lá comprar.

Leia também: Google lança função para conectar MPEs e clientes diretamente na página de buscas

A importância do SEO Local para PMEs

Nos últimos anos, as buscas no Google via internet móvel superaram as por meio de computadores. Só para você ter uma ideia, em 2017, segundo uma pesquisa divulgada pelo SEM Rush, 55% das pesquisas no maior buscador do mundo já eram feitas no mobile contra 49% em desktop. E a tendência é que esses percentuais aumentem cada vez mais.

Além disso, as pesquisas por voz também estão crescendo. O que vem modificando a forma dos usuários consumirem conteúdo e até realizarem suas buscas. No desktop ou notebook, por exemplo, é comum as pessoas pesquisarem “barbearia Niterói”.

Já em uma voice search no smartphone, “barbearia perto de mim” é mais buscado. E aí que entra a importância do SEO Local para empresas principalmente de pequeno e médio porte.

O que é SEO Local

Quem pesquisa no Google encontra inúmeras páginas com informações relevantes sobre o que procura. Mas, na prática, as pessoas só acabam visitando aquelas que estão nos primeiros resultados.

Mas quem ocupa essas posições de destaque na busca orgânica do Google não está ali por acaso. A empresa teve que otimizar o site para buscadores. Ou seja, precisou mesmo investir em SEO (Search Engine Optimization) contratando especialistas para fazer tudo ou montando um time interno que tenha cultura SEO na veia.

Pigeon update: o motivo para empresas locais investirem em SEO

Não é de hoje que o Google vem pensando nas PMEs. Tanto que em 2014, o maior buscador do mundo passou por uma grande atualização conhecida como Pigeon (que em português significa Pombo).

Com esse update, a geolocalização foi adicionada aos resultados de pesquisa deixando-os mais precisos. Isso porque as buscas passaram a ter como referência também dados do GPS do celular e do endereço IP do computador.

Então, por exemplo, se eu buscar “Barbearia Aqui Perto”, vou encontrar em destaque três estabelecimentos nas redondezas com as seguintes informações:

  • Endereço
  • Telefone
  • Fecha às
  • Horário de pico
  • Estrelinhas de classificação de outros usuários
  • Reviews

E eu posso até fazer uma pergunta via Google ou dar minha opinião sobre o barber shop listado que já fui.

Esses são os principais motivos para pequenas e médias empresas com negócio local começarem a investir em SEO se quiserem se destacar na busca orgânica e aumentar os lucros.

Conclusão

Para obter destaque na busca orgânica do Google e outros motores de busca, as pequenas e médias empresas que trabalham com negócios locais também precisam investir em SEO. O cadastramento no Google Meu Negócio é só o primeiro passo para começar a ser encontrado por seus clientes na internet.

Além de trazer mais credibilidade para sua loja física, escritório ou consultório (afinal, para muita gente se não está no Google, não existe), o SEO local ainda permite que as pessoas tenham acesso a informações relevantes que podem ajudá-las a chegar até sua empresa para realizar a compra. Ou seja, pode fazer seu faturamento aumentar.

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