Acesso rápido

A importância do layout ao criar o seu e-commerce

por Fabiano Luiz Quinta-feira, 14 de março de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

De nada adianta criar um e-commerce se você não souber atrair e conquistar clientes.

O objetivo de todo empreender é lucrar e, também, acompanhar a evolução constante do mundo digital. Para isso, saber criar estratégias que te permitam evoluir a curto e a longo prazo se mostra fundamental.

Existem inúmeros fatores capazes de fornecer o progresso necessário para a sua loja virtual se manter competitiva no mercado, e o layout da sua plataforma virtual é um destes. Para alguns, um dos mais importantes.

O layout do e-commerce corresponde diretamente à mensagem que você deseja passar. Mas, além do aspecto visual – o design precisa ser atraente e dinâmico -, é importante que ele permita uma experiência de compra excepcional para o seu consumidor. Ou seja, é necessário que a imagem e a ação estejam alinhadas.

Para te ajudar a entender melhor sobre a importância do layout para o seu site, separamos algumas dicas:

1) Pesquise

Ao criar uma loja virtual, o seu primeiro grande trabalho será o de pesquisa.

É necessário pensar em todos os aspectos relacionados ao objetivo que você pretende alcançar. No artigo de hoje, a nossa meta é a criação de layout que agregue o valor necessário para transformar a loja em um negócio de sucesso. Por isso, ressalto duas pesquisas especificas para te ajudar:

Concorrentes

Pesquise os seus concorrentes, conheça seus pontos fortes e entenda, principalmente, seus pontos fracos.

Analise a forma como atuam no mercado, e como a aparência do e-commerce os ajuda a criar uma identidade própria.

Isso lhe permitirá investir recursos no lugar certo, atuando no que já agrada o consumidor e conhecendo onde precisará se dedicar para não errar.

Público-alvo

Criar uma loja virtual com layout personalizado, pensado no cliente, permite que você se comunique diretamente com o seu público-alvo.

Realize pesquisas de satisfação, leve em consideração suas queixas e use todas as informações obtidas a seu favor. Desta forma, tirar o e-commerce do papel com uma imagem precisa e certeira, que irá de encontro com as expectativas criadas pelo seu consumidor, fica muito mais fácil.

2) Plataforma e layout

A escolha de uma boa plataforma digital é imprescindível. Busque uma que seja simples e de fácil acesso. Mas, em primeiro lugar, coloque-se no lugar do seu consumidor, enxergue suas necessidades e trabalhe em cima delas.

Plataforma

Atualmente, a maior parte dos consumidores realiza suas compras por smartphones ou tablets. Assim, é extremamente necessário que sua plataforma tenha um formato responsivo.

Pesquise plataformas organizadas e que se enquadrem na mensagem que deseja enviar a seus consumidores, lembre-se que ela é quem atraíra ou não, clientes para sua loja virtual.

Layout

Procure manter um designer organizado, limpo e de fácil acesso. Invista em usabilidade. Atente-se em deixar os principais botões expostos, como “adicionar ao carrinho” e que sua navegação dentro deles seja dinâmica e fácil.

Exponha cuidadosamente suas promoções e use chamadas para ação – conhecidas como “call to action”-, que são os botões que sinalizam “compre agora” ou até mesmo “não perca mais tempo”. Quanto menos cliques forem necessários para que uma compra seja concluída, maiores serão suas chances de sucesso nas vendas.

Seja claro e objetivo. Deixe as informações de contato sempre visíveis e estrategicamente posicionadas. Disponibilize mais de uma alternativa de contato, isso agregará credibilidade a sua marca e segurança a seus consumidores.

3) Tenha bom-senso

Escolher a aparência perfeita, ao criar uma loja virtual, é essencial para o sucesso do seu negócio. Mas de nada adianta uma loja visivelmente atraente se não for proporcionalmente dinâmica e simples.

Entretanto, neste ponto da estruturação de um bom layout, entra o bom senso. Estude a combinação de cores que irá usar, ela precisa transparecer sua mensagem e destacar seu produto.

Pense com cuidado na fonte que irá utilizar, ela também precisa estar associada ao perfil da sua loja virtual. E lembre-se: pequena demais dificulta a leitura, grande demais fica desproporcional e pode assustar seus consumidores.

Trabalhe a qualidade da sua vitrine virtual, busque sempre utilizar imagens, banners, vídeos, com boa qualidade gráfica, exponha as informações visuais dos seus produtos o mais detalhadamente possível, antecipando as possíveis dúvidas que venham a surgir.

4) Segurança

Se você é novo no mercado, é normal que seus consumidores se sintam inseguros no momento de finalizar a compra e informar seus dados pessoas e de pagamento. Mas essa insegurança não deve existir.

As formas de pagamento são a parte mais importante de uma loja virtual, e é sua obrigação que essa etapa aconteça de forma segura.

Disponibilize todas as formas de pagamento que puder, incluindo boletos, e obtenha e disponibilize na sua plataforma todos os selos e logotipos de certificação de segurança que possa ter.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.