Logo E-Commerce Brasil

A importância da educação no seu negócio

Por: Luiz Felipe Rocha

Social Mídia e Redator. Entrou no time SGPweb em novembro de 2021 com o intuito de manter o grupo por dentro das atualidades do mercado e deixar os canais de comunicação da empresa ainda mais cheio de novidades e tendências do e-commerce.

Alguns aspectos dinâmicos da sua empresa são tão importantes que requerem uma atenção especial como o desenvolvimento do capital humano atribuído a cada setor e/ou departamento. A educação corporativa ultrapassa algumas questões tradicionais, que são comumente associadas a cursos e treinamentos. Ela pode ser entendida como uma forma de gerar oportunidades e estrategicamente desenvolver o negócio como um todo.

A prática da educação corporativa é uma forma utilizada pelas empresas para que determinados conhecimentos sejam integrados à rotina dos colaboradores. Treinamentos não conseguem abranger o escopo de impacto que tem a educação corporativa. Portanto, é um termo insuficiente para tratar desse assunto.

Mais do que contribuir para o desenvolvimento incremental da empresa como um todo, a educação corporativa promove outros benefícios para os negócios e seus colaboradores, especialmente viabilizando um destaque frente à concorrência. Ao desenvolver competências técnicas no comportamento prático dos profissionais, algumas atividades podem ser implementadas com auxílio da tecnologia que oferecem autocapacitação direcionada às soft e hard skills mais procuradas pelo mercado.

Considerando tanto os benefícios da educação corporativa como o exercício prático da sua adoção, é muito provável que a empresa experimente um fortalecimento da sua marca a partir do reconhecimento externo de suas ações empenhadas no desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores. Dessa forma, internamente, a qualificação profissional fará com que a produtividade e a eficiência média aumentem consideravelmente, uma vez que reduz custos associados aos erros operacionais e eleve a qualidade das entregas.

Em um ambiente cujos profissionais encontram-se no estado de aperfeiçoamento constante, pode ser suficiente para incentivar a criatividade e a inovação. Sendo assim, os colaboradores sentem-se confiantes e podem propor novas soluções que favoreçam os resultados.

Pensando na educação corporativa como instrumento de progresso, podemos considerar que qualquer empresa cujo propósito seja crescer de forma sustentável precisa se preocupar em aplicar práticas que vão além de meros treinamentos ou capacitações esporádicas, pois, ao entender que as potencialidades podem estar inseridas no corpo de colaboradores, estimulá-las é uma forma de se desenvolver enquanto grupo.

Leia também: Por que investir na segurança psicológica do seu time de e-commerce?