A importância do design no e-commerce

por Gustavo Sanchez Palencia Terça-feira, 10 de maio de 2016

Se ainda existe alguém que pensa que o design serve apenas para deixar as coisas “bonitinhas”, por favor, peça para que ela estude mais sobre o assunto. Principalmente se houver envolvimento com a internet. No e-commerce, o design é muito mais do que a aparência. Ele é uma ferramenta poderosa na tarefa de atrair, converter e fidelizar. Assim como o conteúdo, o design é peça chave.

Por isso, vamos falar da importância de um trabalho adequado com o design do seu e-commerce para aumentar as visitas, ampliar o alcance e, porque não, melhorar as vendas.

Velocidade de carregamento

Como já falamos ali em cima, uma página com muitos elementos gráficos fica carregada não apenas para a visão, mas também para ser carregada. E quanto mais tempo demora para uma página abrir, maior a chance do e-consumidor fugir dela. O Google, por exemplo, carrega em menos de um segundo, justamente por ser uma página com design clean, leve.

Se a sua demora mais de três segundos, talvez seja melhor avaliar mudanças. Além disso, o Google também considera a velocidade de abertura em suas buscas. Ou seja, quanto mais rápido a página carrega, maior a chance de aparecer nas primeiras páginas nas buscas.

Experiência do usuário – UX design

Aqui vamos um pouquinho além da rapidez com que a loja virtual é carregada. O seu consumidor não quer sentir incômodo ao entrar no seu e-commerce. Por isso, oferecer a ele a melhor experiência é fundamental. Cuidado com o excesso de informação na página e prefira usar elementos simples e cores neutras. É importante também evitar um amontoado de coisas. Produtos, links, contato, etc… Todos muito juntos. Não tenha medo de dar um espaço entre elas, mesmo que isso deixe espaços em branco.

Use textos curtos e rápidos para serem lidos. Inclua neles as palavras-chaves e deixe as informações detalhadas para uma descrição completa, na página do produto que o cliente escolher.

Segurança

Isso é um dos principais pontos analisados por um e-consumidor. Ninguém gosta de fazer uma compra e não receber ou receber uma surpresa desagradável. Por isso, aposte nos elementos de confiança, como selos digitais de seguranças, depoimentos de usuários, contato e endereço fáceis de serem localizados e links das principais redes sociais. Aqui vale incluir os links com os logos das redes, que são identificados mais rapidamente.

A maioria dos consumidores da sua loja virtual vai querer consultar suas redes, afinal são grandes as chances de encontrar lá as reclamações, críticas e elogios.

Essas são apenas algumas dicas para vocês melhorar o design do seu e-commerce, visando sempre oferecer a melhor experiência para o usuário e, com isso, tentar decolar as vendas

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