Acesso rápido

A importância do checkout transparente para o e-commerce

por Paulo Fagotti Sexta-feira, 21 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Segundo estudo da Ve Interactive Brasil, empresa especializada em marketing digital, software de e-commerce e serviços de consultoria, o índice de abandono de carrinho pelos consumidores aqui no Brasil, dentro de uma loja virtual, é de 83%. Isso que a grande maioria dos comércios eletrônicos ainda vem sofrendo com a desistência da compra na etapa de pagamento.

Como o custo para atrair os consumidores para um site é muito alto, empreendedores estão apostando em soluções efetivas que podem reduzir a desistência e, consequentemente, aumentar o número de vendas. Entre elas, o checkout transparente.

Essa solução está associada diretamente à experiência do cliente no e-commerce, permitindo redução de abandono de carrinho, segurança, confiança ao usuário, possibilidade de compra com um clique e ainda aumento na taxa de conversão da loja virtual.

Para entender melhor sua importância e como ela pode trazer benefícios para empreendedores, listei abaixo, de forma, detalhada os benefícios do checkout transparente:

Segurança no modelo de pagamento: O método de pagamento tradicional – com redirecionamento para outro site – não é uma opção totalmente insegura, mas essa é a sensação que muitos consumidores têm quando são encaminhados para outra URL.

Por esse motivo, o modelo de checkout transparente traz uma sensação de segurança no processo de compra, eliminando possíveis obstáculos, pois é natural que o internauta se sinta mais seguro em realizar o processo de pagamento dentro do site da loja.

Sensação de confiança: O processo de checkout transparente passa para o usuário a sensação de confiabilidade, segurança e profissionalismo que são determinantes na construção de um relacionamento com o cliente, fazendo com que ele retorne à sua loja virtual com mais frequência. Essa sensação que é transmitida é um passo importante para fidelizar seus clientes e para que a loja consiga uma reputação dentro do mercado;

Redução do abandono de carrinho: Segundo uma pesquisa realizada pela Forrester Research, checkouts complexos são o motivo de 11% dos abandonos de carrinho – os problemas na etapa de pagamento são grandes causadores do aumento dessa taxa.

A implementação do checkout transparente permite que essa taxa seja reduzida, já que a estratégia elimina grande parte das dificuldades relacionadas ao processo de pagamento, como complexidade no preenchimento de formulários, alteração de URL e redirecionamento para outro site.

Possibilidade de compras com apenas um clique: Realizar as comprar de modo mais rápido em apenas um clique com certeza é uma das vantagens que uma empresa pode encontrar. Grandes e-commerces já oferecem esse tipo de serviço e se destacam dentro do ecossistema, pois ele se torna um grande facilitador para os consumidores, que não precisam preencher seus dados cadastrais todas as vezes que chegam na etapa de pagamento;

Aumento da taxa de conversão: A taxa de conversão dentro de um negócio é um indicador importante para as estratégias de vendas das lojas virtuais. O empreendedor precisa estar atento a essa métrica e buscar soluções que permitam a otimização e os resultados das suas vendas.

Por fim, pelo que tenho visto diante do mercado, tenho a certeza de que o checkout transparente permite uma melhor experiência do cliente. De forma simples, rápida e amigável, é possível trazer um grande aumento da taxa de conversão da loja e, consequentemente, dos seus resultados no final do dia. Investir em soluções como essa é uma ação imprescindível para garantir o crescimento saudável e sustentável do seu negócio online.

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