A importância das avaliações de produtos no e-commerce

por Thaysa Coutinho Sexta-feira, 29 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado de ecommerce cresce constantemente no Brasil e a expectativa é que alcance a marca dos R$ 59,9 bilhões este ano de acordo com a ABComm. A cada dia a necessidade de engajamento entre o consumidor com a loja virtual aumenta, então como aproveitar o crescimento do ecommerce, ainda que pequeno, atrelado à necessidade de engajamento para vender mais?

As avaliações de produto vão muito além dos comentários deixados na página de produtos, elas geram conteúdo relevante para a loja e insights valiosos para o lojista, que por sua vez acaba conhecendo melhor seu público e encontrando novas estratégias para aproximá-lo.

A grande desvantagem do comércio eletrônico em relação às lojas físicas é não oferecer a possibilidade dos consumidores estarem frente a frente do produto, o que impede os clientes mais desconfiados de comprarem online, entretanto as reviews de produtos feitas pelos compradores podem acabar com essa desvantagem, favorecendo a comodidade de comprar sem ter que sair de onde está.

Pensando dessa maneira, podemos citar alguns pontos importantes sobre ter as avaliações no seu ecommerce:

Aumento das conversões

Com base nos dados coletados pelo estudo da vitrine virtual “UmSóLugar” (onde foi traçado um comparativo entre os e-consumidores europeus e brasileiros), o tempo que o consumidor brasileiro gasta para comprar produtos de categoria básica é maior se comparado ao europeu.

Enquanto na Alemanha o consumidor investe 5 horas para adquirir um produto, o brasileiro leva em torno de 10 horas entre o primeiro clique até a transação final.

Nessa jornada de compra, muitas pesquisas são feitas em sites de buscas para avaliar o melhor custo, os e-commerces mais confiáveis, e principalmente as avaliações de produtos feitas por clientes que já compraram o produto.

Gerar confiança para os consumidores

Aproximadamente 75% dos consumidores são motivados pela experiência de compra de outros clientes, isso ocorre porque antes de comprar um produto queremos saber a opinião de quem já comprou, para sentir mais confiança em saber que estaremos adquirindo um produto que foi aprovado e recomendado por outras pessoas. A credibilidade que a loja passa é um dos fatores decisivos na hora da compra.

Engajamento

Os e-commerces já encontram soluções no mercado para aproximar os clientes de suas lojas, que auxiliam na identificação de possíveis falhas no processo de compra através de insights e compartilham as avaliações dos clientes com futuros clientes.

As avaliações de produtos vão além dos comentários e estrelinhas, os consumidores podem também publicar imagens do produto que compraram para compartilhar com outras pessoas e responder dúvidas de outros usuários com base na experiência que tiveram.
É possível também avaliar o processo de compra do site, o atendimento recebido,  e o prazo da entrega.

Ter avaliações no ecommerce transmite credibilidade para sua loja e confiança para o seu consumidor, e consequentemente aumenta a taxa de conversão do site. Vale ressaltar que os principais buscadores, como o Google valoriza avaliações, pois elas geram conteúdo qualificado e relevante, que ajudam as lojas a terem um bom posicionamento ao serem procuradas nos mecanismos de busca.

E o seu ecommerce, já experimentou alguma dessas novas soluções disponíveis no mercado?

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