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O que impede o crescimento do seu e-commerce?

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Fazer a loja virtual crescer e aumentar as vendas é o objetivo de muitos lojistas e é preciso sonhar grande sim. Porém, em muitos momentos, os empreendedores se veem presos em curvas nas quais a loja não consegue mais crescer. Existem diversas razões por trás deste obstáculo, mas, neste artigo, vamos listar as mais comuns que podem estar travando as vendas no seu e-commerce.

As dicas a seguir são indispensáveis tanto para quem já tem loja há algum tempo quanto para quem está começando as vendas online. Afinal, uma boa estrutura é o que oferece a base sólida para o e-commerce crescer de maneira saudável e estável.

O que faz um e-commerce crescer?

É comum, principalmente para os empreendedores menos experientes, terem dificuldades em identificar quando realmente o e-commerce está crescendo e quais ações levam a um bom resultado.

Investir pesado em marketing para divulgar a loja e os produtos pode ser pouco eficaz quando o que prejudica as vendas é a experiência de compra dentro da loja, por exemplo.

Não entender onde e o que precisa ser trabalhado é o que impede o crescimento do seu e-commerce. Saber analisar pontos de atenção e onde investir dinheiro e tempo são grandes diferenciais na sua loja online.

E-commerce não é esperar alguém encontrar sua loja, em meio à tantas, e fazer a venda. É sobre buscar consumidores em potencial, oferecer as melhores experiências de comprae dar aquilo que o cliente busca.

Então, vamos seguir com alguns detalhes que atrapalham o crescimento da loja virtual.

Detalhes que atrapalham as vendas

Mesmo com alguns dos pontos já checados, é sempre bom manter todas as checagens e configurações em dia, pois a internet é rápida e tudo muda em questão de dias.

Para quem está começando a vender online, tenha certeza de deixar os pontos abaixo bem configurados, para começar de maneira profissionais e não ter que correr atrás de furos no futuro.

Configuração completa da loja

Preencha todos os dados da plataforma. Além de ajudar nas configurações do seu negócio, deixa mais amigável na busca do Google, e, portanto, com mais chances de sua loja ter bons resultados na busca orgânica.

Na pressa de começar logo a operação, ou mesmo por falta de conhecimento, muitas lojas deixam de preencher todas as informações da plataforma que usam, o que pode estar, silenciosamente, prejudicando o crescimento do negócio.

Vale a pena conferir de tempos em tempos estas configurações, para manter tudo atualizado.

Habilitar conteúdo SEO

Um SEO bem trabalhado faz toda diferença na busca orgânica do seu negócio. O SEO bem feito muitas vezes passa despercebido pelos lojistas pois não é uma configuração com resultado imediato ou que existe uma percepção altamente visível em um período curto de tempo.

Descrições de produtos e páginas vão oferecer uma melhora constante no resultado de busca orgânica do seu negócio, ou seja, não pago. É um trabalho constante que de passo a passo, ajuda no ranqueamento da loja virtual e pode resolver muitas dúvidas de consumidores.

Boas fotos e boa apresentação

Com a falta de experiências físicas, as fotos e apresentações de produtos serão as experiências mais próximas que os consumidores terão dos produtos. Especialmente para produtos que cujos consumidores preferem sentir o toque, entender as dimensões e ver o caimento, as fotos e apresentações de produtos precisam de atenção dobrada.

O produto de determinada cor ou que aparenta ser feito de determinado tecido, por fotos, quando diferentes ao chegar no consumidor, causam grande desconforto e prejudicam muito a experiência de compra. Além de poder deixar um feedback ruim, pode ter certeza que este consumidor não indicará a sua loja.

Tente fazer fotos fieis dos produtos, com apresentação de detalhes, textura e tamanho. Bem como apresentações de dimensões e recomendações de uso. Quanto mais o consumidor se identificar com as fotos, maior a probabilidade de compra e de satisfação ao produtos chegar.

Usabilidade e navegação estável

Você testou seu site antes de colocá-lo no ar? O empreendedor se acostuma tanto ao ver a loja, que pode acabar se esquecendo de como o consumidor encara um ambiente novo. E, nas pressas de finalmente colocar o projeto no ar, acaba esquecendo de verificar a usabilidade e navegação da loja.

O consumidor, especialmente brasileiro, odeia ter que esperar o site carregar. Odeia ter que procurar informações nas entrelinhas e se ele não está encontrando o que procurava, ou a navegação está difícil, simplesmente opta por outra loja para comprar.

Confira os processos de chekout, carrinho e estabilidade do seu sistema, pois pode ser o que está impedindo seu e-commerce de crescer.

Controle e gestão do estoque

A gestão de estoque é o Aquiles de muitos lojistas e é preciso ter o controle deste para manter o e-commerce em crescimento. Baixo estoque pode não estar proporcionando o máximo de vendas possíveis a serem feitas. Estoque muito alto pode resultar no acúmulo de produtos, e perda de dinheiro, uma vez que o lojista terá que liquidar este mais para frente.

Antes de começar a loja, é recomendado que seja feito um estudo de mercado dos principais concorrentes do segmento. Quais os produtos mais vendidos, novidades e o que a sua loja pode ter de diferente para oferecer.

Dessa forma, é possível começar com um estoque mais personalizado e inteligente, especialmente quando o orçamento não é infinito.

Saber gerir o estoque vai ajudar muito quando as vendas começarem a decolar.

Plano adequado de mídia e investimento

Investimentos em marketing é indispensável para quem tem loja online. Além da competição acirrada com diversas lojas nacionais e internacionais, o consumidor não sabe da sua marca até você divulgar. Por isso, é preciso montar um plano adequado de mídia e investimentos, para nada sair do controle financeiro, e para ter planos bem definidos de crescimento.

O e-commerce que só sai investindo em marketing sem analisar se a campanha está dando certo ou não, pode apenas estar gastando orçamento e não tendo bons resultados.

O investimento errado além de não estar dando retorno para a loja, pode estar impedindo o crescimento do seu e-commerce.

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