Impactar pessoas para aumentar as vendas

por Nathalia Padovam Quinta-feira, 22 de abril de 2021   Tempo de leitura: 7 minutos

Com a expansão do e-commerce e o novo estilo de vida dos consumidores, o grande desafio dos lojistas é aumentar as vendas através dos canais online. Seja em e-commerce próprio ou marketplaces, a pergunta sempre é a mesma: o que fazer para vender mais? A resposta é simples, impactar pessoas!

Com a expansão do e-commerce, os consumidores digitais estão cada vez mais exigentes, criando novos hábitos de consumo. Agora não são só entregas rápidas e preços, os consumidores também buscam por empresas e marcas que possuem diferenciais em seu posicionamento.

O seu comércio eletrônico está transmitindo os valores da sua empresa e passando confiança para os usuários? Se ficou em dúvida, pode ser que um dos problemas das suas vendas more ai. Existem várias formas de conseguir transmitir confiabilidade da empresa e de seus produtos, falamos esses dias em como o design pode ajudar nesse processo, mas o design não é tudo para impactar pessoas.

Você já pensou em elevar a confiabilidade da marca e de seus produtos através da comunicação publicitária? O objetivo da publicidade é chamar a atenção do público e converter. Ou seja, levar o cliente a tomar uma ação. A comunicação publicitária é caracterizada, dessa forma, por uma tentativa de influenciar a opinião da clientela.

Leia também: Como as redes sociais influenciam um e-commerce

Para iniciar uma comunicação, você deverá entender o perfil do comprador: informações como características, comportamento e valores devem ser observados a fim de construir a persona compatível com a sua empresa. Mas não confunda persona com público alvo, são coisas diferentes!

Personas são ferramentas ou método de segmentação de mercado, é quando você mapeia todas as informações relevantes que levam as pessoas a adquirirem os produtos da sua marca. Público alvo, são pessoas que você deseja atingir através da venda das suas mercadorias, ou até mesmo na sua campanha publicitária.

Após levantar todas as informações dos compradores da sua loja, analise-as. Considere informações como: idade, cidade onde mora, ticket médio, produtos com mais e menos saída, etc. Dados como esses são essenciais para as estratégias de marketing serem implementadas, assim você poderá visualizar onde há possibilidade de maior penetração da publicidade.

Vá mais fundo nos dados: seu produto é algo que tem valor sentimental para o cliente? É algo que ele sempre quis ter? É algo que lembra outra pessoa? Se a resposta for sim, use apelos emocionais, desenvolva textos ou imagens em que os consumidores se identifiquem, passando a ideia de momentos especiais em família, momentos de alegria, cuidado e segurança.

Aposte nas redes sociais para impactar pessoas

Se sua empresa ainda não possui nenhuma, está na hora de criá-las. Se os produtos comercializados são para pessoas físicas, utilize o Instagram, Facebook, e outras redes onde as pessoas passam a maior parte do dia visualizando conteúdos. Já se os produtos são destinados a pessoas jurídicas, invista principalmente no LinkedIn, e use as outras redes como apoio, afinal dentro dessa empresa existem pessoas decisoras que também podem ser atingidas nos outros canais.

Pensando em obter públicos cada vez mais assertivos, existem ferramentas de impulsionamento de publicidade nas redes sociais citadas acima, os famosos Ads, que podem ajudar a segmentar os perfis desejados, pois possuem algoritmos que armazenam dados como: sexo, cidade, conteúdos buscados, engajamento com empresas ou produtos similares, e mais um mar de informações que podem ser cruzadas.

O investimento nessas ferramentas são baixos quando comparados a outros tipos de publicidades e variam de acordo com o tempo que a campanha ficará no ar e o número de pessoas que você deseja atingir.

Os marketplaces também oferecem soluções de publicidade no próprio canal, e não há nada mais oportuno do que atingir o usuário no momento certo, eles sempre iniciam a sessão de buscas no site a fim de conhecer novidades e possuem maior tendência de converter, pois ele já possui confiança no mesmo.

Uma novidade para esse setor de publicidade são as inteligências artificiais que analisam o melhor investimento para realizar as campanhas, fazendo com que lojistas poupem recursos e acertem realmente o seu público alvo, pois possuem ampla segmentação de mercado.

Além desse recurso, a inteligência artificial pode projetar o retorno que a empresa receberá através da campanha promovida, sendo muito bem vistas por grandes varejistas, pois são mais efetivas quando comparadas a outras campanhas.

Não perca a oportunidade de aumentar o market share da sua empresa. Comece agora mesmo a impactar pessoas, faça um bom planejamento de campanha e terá ótimos resultados para suas vendas.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER