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IA: Inteligência artificial aplicada nos marketplaces

por Leandro Ratz Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Na área da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) é um dos assuntos mais promissores dos últimos anos. Para pensar na Inteligência Artificial aplicada nos marketplaces, primeiro vamos entender melhor do que se trata essa inovação.

Resumidamente, IA, ou inteligência artificial (AI artificial intelligence), são agentes inteligentes ligados a mecanismos e softwares. Esses agentes são semelhantes à inteligência humana, mas oferecem amplo ambiente e tomam atitudes que maximizam e/ou otimizam os resultados dessas ações.

É definida também como uma área de pesquisa da computação. É dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.

Também pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente. Ou, ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.

Marketplace é um tipo de inteligência?

IA pode ser usada em todos os ambientes que possuem interação digital, computacional e ligados a softwares. Então, não seria diferente para os marketplaces. Eles nada mais são do que tecnologias responsáveis por fazer a ponte entre o vendedor que possui a oferta e o consumidor que traz a demanda.

Por si só, marketplace não só usa, como constitui uma IA. Isso por se tratar de um ambiente de consumo com uma demanda alta de procura. Com isso, a inteligência aplicada controla essa demanda. Ela faz a ponte, abrindo uma nova oportunidade de receita, além do que já é feito internamente, geralmente com o 1P (compra e venda direta do marketplace).

Exemplo de marketplaces que usam IA para otimizar resultados e melhorar a experiência

Um exemplo clássico, e mais aberto às pessoas em geral, é o Facebook Marketplace. Recentemente, algumas ações foram aplicadas a esse marketplace:

  • Sugestão de faixa de preços e características para auto categorização;
  • Melhoria automatizada na iluminação de imagens enviados pelo vendedor;
  • Detectar e remover conteúdos impróprios através das imagens enviadas;
  • Busca virtual de produtos, utilizando a câmera do smartphone;

Outros grandes varejistas da internet também utilizam a IA, como por exemplo: Grupo Pão de Açúcar, Raia Drogasil e o Marketplace Mercado Livre.

Com anos colhendo dados de clientes e mapeando as intenções de compras e interesses, essas grandes empresas usam IA para atingir seu público com mais assertividade. Assim, não aplicam mais de forma massiva as ações de marketing.

No Mercado Livre, os dados de buscas são coletados e analisados. Depois, são transformados em ofertas aos clientes. Um programa de fidelidade também foi criado para entender melhor esse usuário e fazer com que ele compre e venda mais itens no marketplace.

E pra fechar os exemplos, temos a própria B2W. O grupo que administra as lojas Americanas.com, Submarino e Shoptime na internet já criou sua unidade de IA, nomeada Marvin. Desenvolvido internamente pelo B2W Marketplace entre 2013 e 2015, Marvin tem auxiliado a definição de melhores preços, otimização dos investimentos em marketing e também na segurança de todo o processo de compra online.

IA e o comportamento do consumidor

Acredita-se que a IA pode mudar fundamentalmente a maneira como as pessoas fazem compras. Principalmente com relação às oportunidades e ao valor em potencial que a tecnologia pode trazer para compradores e vendedores, sobretudo no marketplace.

A IA está tornando os marketplaces mais eficientes e personalizados para os compradores. Além disso, está ajudando os vendedores a se conectarem com mais rapidez aos compradores em potencial.

Resumindo, a inteligência artificial estará cada vez mais presente em nosso dia a dia. E quando falamos de marketplace, isso é ainda mais intensivo. Usar dados de consumo para entender a jornada de compra do cliente e entregar melhores experiência de consumo é o ponto focal no uso de IA aplicada para esses grandes canais de vendas.

E aí? Preparado para vender com tanta tecnologia?

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Nunca

 

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