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A importância da humanização das marcas e como aplicar no seu negócio

Por: Rubia Berti

Formada em Publicidade e Propaganda, atua na área da comunicação desde 2014. Com experiência em redação, planejamento, produção de conteúdo para redes sociais e gerenciamento, relacionamento e atendimento ao cliente, é uma apaixonada por estratégia e inovação.

Você provavelmente já ouviu falar sobre a humanização das marcas e a importância da empatia com o consumidor. Atualmente, as pessoas desejam comprar de marcas que, além de um bom produto e serviço, estão preocupadas com outro ponto essencial: a conversa. Isso mesmo, uma conversa próxima, agradável e compreensiva.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Retail Dive, 70% dos consumidores desejam uma interação humana com as marcas. Além disso, 61% dos clientes afirmam que receber um atendimento personalizado, seja por e-mail, chat ou mídias sociais é importante para eles.

Mulher mexendo no celular e sorrindo

70% dos consumidores desejam uma interação humana com as marcas.

Outra pesquisa feita pela plataforma IInterativa aponta que 57% dos consumidores aumentariam sua fidelidade a marcas humanizadas e 46% recomendariam essas mesmas marcas a outras pessoas.

Tudo isso nos leva a um só caminho: tornar as marcas mais humanas através dos sentimentos, desejos e expectativas. Dessa forma, conseguimos nos aproximar das pessoas de maneira natural. E, assim, criamos uma conexão mais profunda e duradoura — levando a relação com o consumidor para um outro nível onde a confiança e fidelidade são prioridades.

A humanização é uma tendência de conteúdo que está cada vez mais forte no mercado. Possibilita, por exemplo, um novo posicionamento (mais empático) para a sua marca. E a partir de agora eu vou te ajudar com dicas essenciais para humanizar a sua marca.

Mas, como funciona na prática?

Além de usar a comunicação a seu favor — ou seja, contar histórias reais, interagir com o público, adotar causas sociais importantes e que façam sentido para sua marca e manter um posicionamento claro —, existem algumas estratégias que podem tornar a sua marca mais humana e que ajudam a começar essa conversa com o consumidor.

Estratégia Omnichannel

Identificar o seu cliente em todos os pontos de contato e conhecê-lo de forma única é o primeiro passo para tornar sua marca mais humanizada, oferecendo experiências e comunicações integradas. Utilizando as estratégias omnichannel, você mostra para o consumidor que a sua marca entende as preferências e desejos dele. E além disso consegue se comunicar de uma forma mais personalizada em todos os canais de venda. Por isso, é imprescindível investir em soluções e tecnologias para identificar e integrar dados em todos os pontos de contato. Afinal, isso irá gerar uma visão única do consumidor e do contexto para criar comunicações personalizadas em seu canal de preferência — de forma automatizada e escalável.

Marketing de Conteúdo

Transmitir uma boa experiência, sem exageros e de forma fiel ao produto, é essencial para alinhar a expectativa do consumidor. O Marketing de Conteúdo gera conteúdos aprofundados, relevantes e proprietários. Neste caso, trabalha com estratégias para identificar as necessidades do consumidor e entregar as soluções de maneira envolvente (que, acima de tudo, gerem valor para as pessoas). Além disso, ele também ajuda a engajar o público e potencializar as vendas, gerando mais negócios.

Storytelling

Crie e conte narrativas reais que se aproximem do seu público por identificação, afeto ou encantamento. Você pode usar de diferentes canais em meios tradicionais ou digitais para contar a sua história de forma emotiva e envolvente.

Redes Sociais

Você provavelmente já viu algumas marcas se destacarem nas redes sociais por adotarem uma comunicação mais próxima, amiga e acessível. Não basta apenas produzir conteúdo, você precisa estar engajado com os seus seguidores respondendo perguntas, atendendo às necessidades de cada cliente e pensando em ações que passem, de fato, uma imagem mais humanizada.

E-mail Marketing

E-mail marketing é uma forma de aprofundar o relacionamento com o cliente criando conversas de forma mais próxima. Acredito em um ponto vital que faz toda a diferença: a personalização. Com uma base bem consolidada e ferramentas específicas, você pode se comunicar com cada pessoa de uma forma íntima e personalizada, utilizando a linguagem ideal para cada público, entregando conteúdo de qualidade e claro, sendo cada vez mais precisos em suas comunicações.

Agora que você já sabe como se tornar uma marca mais humana, com transparência e autenticidade, é hora de colocar tudo isso em prática!