Qual a melhor hospedagem para seu site na Black Friday?

por Andrei Silveira Longen Terça-feira, 19 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 13 minutos

Quem quer ter ou já tem um negócio online precisa prepará-lo para a Black Friday, uma das principais datas comerciais do ano. Mas pode ser complicado saber qual tipo de solução de hospedagem é o mais indicado para segurar os acessos e as transações que um site recebe nesse período.

Mas fique tranquilo: é exatamente isso o que você vai descobrir neste conteúdo. Você vai conhecer um pouco mais sobre o que é hospedagem de sites, os principais tipos existentes, qual o mais indicado de acordo com cada negócio e os quais recursos deve avaliar na hora de tomar a sua decisão. Vamos começar!

O que é hospedagem de sites?

A hospedagem de sites é um serviço que armazena todas as informações e dados de um site na internet. Ela é diferente de um domínio, que é o endereço (a URL) que o usuário digita em um navegador para conseguir acessar um site.

A hospedagem está diretamente ligada a um servidor, que é o espaço online em si responsável por guardar todos os conteúdos de um site. Esses conteúdos são uma espécie de coleção de arquivos, que ficam atrelados a um banco de dados e que são mostrados para os usuário quando ele acessa uma página.

São as empresas provedoras de hospedagem que atribuem espaços em um servidor próprio para os usuários armazenarem seus sites. E todas essas informações, guardadas em bancos de dados, ficam acessíveis por um painel de controle da conta de hospedagem do usuário. É assim que o serviço funciona.

Tipos de hospedagem de site

Existe uma variedade de tipos de hospedagem de sites. Cada um deles tem características próprias, vantagens e desvantagens para o usuário, além de também serem mais recomendadas para certos tipos de negócios.

Abaixo estão todas essas informações, mas já adiantamos uma possível situação em que que, quanto maior for o seu site na internet, mais espaço e mais recursos ele vai precisar para para se preparar para a Black Friday.

Hospedagem compartilhada

Serviço em que vários sites diferentes compartilham dos recursos de um mesmo servidor de hospedagem. Os usuários recebem igualmente uma quantidade específica de recursos para usar no seu site. É o mais popular entre todos os tipos por também ser o mais acessível em termos de preço.

Vantagens

  • Mais barato;
  • Dispensa conhecimento técnico para usar;
  • Painel de controle amigável para iniciantes;
  • Provedor de hospedagem administra e pré-configura o servidor.

Desvantagens

  • Vários sites hospedados no mesmo servidor podem afetar o desempenho uns dos outros;
  • Servidor não permite configurações personalizadas.

Hospedagem WordPress

Serviço que tem como base a hospedagem compartilhada, só que totalmente otimizada para o WordPress, o CMS (Gerenciador de Conteúdo) mais popular no mundo. Conta com plugins pré-instalados para garantir o desempenho e a segurança do site hospedado, além de ferramentas que ajudam no desenvolvimento de sites, incluindo uma loja online.

Vantagens

  • Menor preço e acessibilidade para iniciantes;
  • Instala o WordPress, temas e plugins automaticamente;
  • WordPress otimizado para alto desempenho;
  • Suporte direcionado para resolver problemas do WordPress.

Desvantagens

  • Compartilhamento de recursos com outros sites WordPress hospedados no mesmo servidor;
  • Sites que não sejam WordPress podem apresentar menor desempenho.

Hospedagem VPS

VPS (Virtual Private Server) significa Servidor Virtual Privado. Na Hospedagem VPS, o usuário segue compartilhando recursos do mesmo servidor com outros usuários, mas o provedor da hospedagem aloca espaços exclusivos no ambiente virtual do servidor, garantindo mais recursos e um desempenho bem mais robusto para o site hospedado.

Vantagens

  • Espaço dedicado no servidor com mais recursos e desempenho;
  • Recursos usados por outros sites no servidor não afetam o desempenho do site na VPS;
  • Altamente personalizável, o que colabora no crescimento de projetos desenvolvidos em VPS;
  • Permite configurar métodos de segurança mais avançados.

Desvantagens

  • Custa mais que a Hospedagem Compartilhada;
  • Exige conhecimento técnico para configurar o servidor virtual.

Hospedagem dedicada

Como o nome indica, a hospedagem dedicada garante que o usuário tenha recursos dedicados para usar à vontade no seu site. Neste tipo, o servidor deixou de ser compartilhado e também não é mais virtual, sendo agora físico, alocando mais recursos, ganhando mais velocidade e desempenho final.

Vantagens

  • Desempenho altíssimo e sem compartilhamento de recursos no servidor;
  • Usuário ganha acesso a configurações próprias no servidor para resultados ainda mais robustos;
  • Segurança com configurações avançadas de proteção.

Desvantagens

  • Custo bem mais alto;
  • Exige entender de servidores para fazer configurações técnicas no servidor.

Hospedagem Cloud (Nuvem)

É o tipo mais confiável, pois tudo acontece na nuvem e longe de problemas com servidores virtuais ou físicos. Neste tipo, a empresa de hospedagem oferece pacotes individuais de servidores interligados na nuvem que armazenam os dados do site do usuário.

Se algum desses pacotes parar de funcionar, os recursos partirão de qualquer outro pacote, garantindo a disponibilidade (uptime) da hospedagem em todos os momentos. Ou seja, o usuário nunca fica na mão, além de não ser comprometido com a falta de recursos ou desempenho.

Vantagens

  • Uptime (disponibilidade) constante;
  • Pacotes de servidores trabalham em conjunto: caso um falhe, os outros garantem o funcionamento de tudo;
  • Recursos são distribuídos de acordo com a demanda do projeto.

Desvantagens

  • Custos na proporção com a quantidade de recursos consumidos, o que pode se tornar impeditivo para a maioria dos usuários.

Qual tipo de hospedagem é mais indicada para meu negócio online?

A resposta vai depender de três fatores: o tipo de site que você tem, o momento do seu negócio na internet e o quanto você está disposto a investir como empreendedor online.

Abaixo está uma tabela para entender como cada tipo de hospedagem se relaciona com o tipo de negócio mais indicado para usá-la.

E não se esqueça: é a Black Friday. Então, quanto mais tráfego e transações um site performa, mais recursos ele vai precisar.

O quê avaliar na hora de escolher a hospedagem?

Existem alguns pontos essenciais que você deve conhecer antes de escolher a hospedagem de sites ideal para seu site. Todos eles são muito importantes e devem ser pensados em conjuntos para que você possa tomar sua decisão.

Preço

O ponto de partida é o quanto você pode gastar para ter um site pronto para a Black Friday. Certifique-se de escolher o plano de hospedagem que atenda as necessidades do seu site, em termos de recursos, e que esteja dentro do orçamento planejado.

Normalmente, ainda é possível conseguir descontos valiosos com a provedora de hospedagem na contratação de planos anuais. Vale tudo pelo custo-benefício.

Recursos

Uma hospedagem de sites só funciona à base dos recursos contratados. Os principais deles que você deve considerar são:

  • Espaço em disco;
  • Memória RAM;
  • Largura de banda;
  • Quantidade de domínios;
  • Número de contas de email;
  • Segurança de dados (SSL);
  • Acesso por FTP;
  • Compatível com linguagens de programação.

Uptime

Uptime é uma métrica que provedora de hospedagem fornece para garantir que os servidores dela estarão sempre funcionando. Sendo assim, quanto maior for essa taxa, maior será a garantia que seu site vai ficar sempre online. O ideal é não menos que 99,9% do tempo de disponibilidade. Ainda mais durante uma data com muitas oportunidades como a Black Friday.

Certificado SSL

SSL é uma aplicação digital que o usuário instala no seu site e adiciona uma camada de segurança extra. Isso vale tanto para quem está simplesmente navegando pelas páginas quanto efetuando alguma compra.

Como os próprio navegadores denunciam a falta de SSL em um site, ter a ferramenta instalada passa muito mais confiabilidade, aumenta a reputação da marca e garante a proteção do consumidor na hora de qualquer troca de dados com um site.

Fora isso, o SSL serve como um impulso para ganhar pontos extras com o Google. O buscador simplesmente adora colocar nas melhores posições dos resultados de pesquisa sites que têm SSL configurado nas suas páginas.

Painel de controle

De nada adianta contratar um serviço se o usuário não sabe como usar a principal ferramenta dele. No caso da hospedagem, o painel de controle mais popular é o cPanel, também um dos mais amigáveis e acessíveis de usar.

Todos os serviços inclusos na hospedagem estão ao alcance de poucos cliques, entre eles: gerenciamento de arquivos e de banco de dados, instalação de aplicativos, configuração de emails, estatísticas de recursos e gerenciamento de domínios.

Suporte 24/7

Se algum problema acontecer com o seu site, como congestionamento ou lentidão, é fundamental entrar em contato com a provedora de hospedagem. São os agentes de suporte que vão ajudar você a resolver qualquer contratempo.

Por isso, pesquise por empresas que tenham boa reputação em atendimento e agilidade para lidar com dificuldades dos clientes. Uma ótima forma de fazer isso é visitar plataformas como o Reclame Aqui e Google My Business.

Prepare-se para a Black Friday

Não deixe os preparativos a Black Friday para a última hora! Coloque todo o conhecimento em prática e se planeje para receber muitos visitantes e clientes no seu site. A dica máxima é: tenha uma hospedagem com recursos que atendam à demanda de tráfego e transações. Pesquise uma provedora tem ótima reputação na qualidade do serviço e nos atendimentos e foque em garantir uma excelente experiência para seus usuários. Sucesso!

Leia também: É melhor terceirizar ou internalizar a operação de e-commerce?


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.