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Como escolher a melhor ferramenta de Heatmap

por Caroline Moreira Quinta-feira, 17 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 11 minutos

Cada vez mais, as empresas buscam utilizar soluções de marketing digital para adquirir maior aproximação com seu público. Fazem isso através da mensuração de dados, a fim de obter maior retorno financeiro. Dessa forma, podem direcionar conteúdo customizado e visualizar novas oportunidades de negócio.

Mas como utilizar essas soluções de forma efetiva?

Independente do nível de maturidade digital, é evidente que melhorar a conversão é sempre uma prioridade. Uma forma de realizar essa otimização é através de CRO (Conversion Rate Optimization), que é um mecanismo sistemático para melhorar a taxa de conversão com base no comportamento do usuário. Esse processo divide-se em diagnóstico, criação de hipóteses e execução de testes.

As ferramentas de Heatmap auxiliam na construção e execução de uma estratégia de CRO de forma simples, pois, muitas vezes, não exige implementações de alto custo e são realizadas em um curto período de tempo. Um exemplo de como utilizar uma ferramenta de heatmap pode ser visto abaixo:

1. Diagnóstico

Para diagnosticar a sua aplicação e entender os problemas, você pode utilizar recursos e relatórios para visualizar o engajamento dos usuários no seu funil de conversão, criar formulários de feedback, utilizar dos relatórios de heatmap e recordings e até mesmo detectar erros na página.

2. Criação de Hipóteses

A partir das informações obtidas na etapa anterior, crie hipóteses do que pode ser melhorado em sua aplicação. Dentre algumas estratégias que você pode adotar, estão: diminuir funil de conversão, resolver erros encontrados, analisar os feedbacks dos usuários, dar foco a elementos na página que você quer mais atenção, entre outros.

3. Testes

Você pode também criar testes A/B e segmentar os usuários para as duas visões de sua aplicação e reconfigurar seus recursos e relatórios. Observe se as mudanças realizadas trouxeram algum impacto positivo. A partir das novas informações extraídas, você pode enriquecer ainda mais os seus dados, e, dessa maneira, realizar integrações e utilizar outras features como análise automática e modelos preditivos.

Agora que vimos a importância de utilizar essas ferramentas para melhorar o CRO, partimos para a escolha de uma solução que se adeque melhor as necessidades. Ao olhar para esse mercado, vemos uma série de ferramentas, cada uma com suas particularidades, vantagens e preços. Então, “como escolher a ferramenta de heatmap mais adequada para meu negócio?”

Defina a sua aplicação e quais informações você deseja extrair sobre o comportamento dos seus usuários. Você pode avaliar uma ferramenta em 4 eixos de informações:

  • Implementações e Plataformas;
  • Features;
  • Reports;
  • Preço.

1. Implementações e Plataformas

Defina em quais plataformas sua aplicação está presente e se possui alguma implementação mais complexa em suas páginas. Por exemplo:

Tenho um e-commerce no qual minha maior fonte de tráfego é a web. Meu objetivo é aumentar a conversão especificamente nesta plataforma. Tenho, portanto, algumas perguntas que devo responder: no nível da implementação, as páginas são dinâmicas? É uma SPA? Utilizam iframe?

Algumas ferramentas não suportam determinadas implementações, por isso é relevante entender exatamente suas aplicações para não adquirir uma ferramenta que possa falhar em algum momento.

2. Features

Estruture o que gostaria de visualizar sobre a sua aplicação. Com isso, é possível verificar quais recursos não podem faltar. É possível integrar dados do seu Analytics com a ferramenta de heatmap, realizar testes A/B, criar segmentos de dados e algumas soluções contam também com console de erros, análise automática dos dados, modelos preditivos, entre outros.

Os recursos podem ser divididos em 6 categorias:

Importação e Integração de Dados

Praticamente todas as ferramentas possuem algum tipo de integração, podendo ser com ferramentas diversas áreas como: Analytics, Tag Management, BI, A/B Testing, e-commerce etc.

Exportação de Dados

Através desse recurso, você pode exportar dados para alimentar outras ferramentas ou compartilhar e realizar download de relatórios.

Segmentação

Seja através dos dados coletados pela própria ferramenta ou através da integração, a maioria das ferramentas permite a segmentação de informações. Por exemplo, segmentar por tipo de dispositivo, tráfego, etc.

Edição e testes

O objetivo principal dessas ferramentas é entender de forma simples os problemas da sua aplicação e buscar a melhor solução para essa tarefa. Por isso, algumas ferramentas contam com edição direta da página e criação de teste A/B.

Feedback Forms

Coletar a opinião dos usuários é o mecanismo que alguns negócios utilizam para entender exatamente o que as pessoas acham da sua aplicação. Dessa forma, são encontrados diversos tipos de feedback forms, entre eles: polls, incoming, surveys e test users.

Features Avançadas

Algumas ferramentas possuem outros tipos de recursos que exigem um pouco mais de cuidado na hora de extrair informações. Alguns desses recursos são: análises automáticas, criação de modelos preditivos, console de erros entre outros.

3. Reports

Os reports proporcionam uma visão simplificada de resultados e de problemas sem que você tenha que colocar a “mão na massa”. Ele consolida seus dados de forma que as informações sobre sua aplicação estejam claras.

São encontrados 6 tipos de relatórios:

Heatmap

Mostra com quais conteúdos os usuários mais interagem. Para tal, usa cliques, movimentos e scroll.

Com estes relatórios, é possível perceber, por exemplo, se determinados conteúdos são relevantes ou não. Portanto, trazem insights sobre os próximos passos para voltar a atenção dos usuários para um conteúdo desejado.

Recordings

Através das gravações realizadas de uma amostra de usuários, é facilitado o entendimento dos usuários que não converterem. Esse relatório normalmente permite visualizar as gravações e informações relativas à interação específica dos usuários como, por exemplo: erros de preenchimento, páginas pouco intuitivas, entre outros.

Conversion Funnels

Geralmente, ambientes que são estruturados em etapas para atingir um conversão requerem maior atenção quanto à interação dos usuários em cada etapa. Dessa forma, esse relatório permite visualizar taxa de abandono e engajamento dos usuários para cada etapa do funil.

Form Analysis

Para aplicações que usam formulários para newsletter, por exemplo, é importante entender o engajamento dos usuários. Esse relatório permite visualizar, para cada campo de um formulário, não só informações da interação do usuário, tais como engajamento, taxa de abandono e problemas técnicos,  como também apontar os erros de JavaScript.

Feedback

Com a feature Feedback Forms, você define que tipo de feedback quer que os usuários retornem. Nesse relatório, você pode visualizar o feedback de seus usuários e estruturar próximos passos para trazer melhorias.

Avançados

Os relatórios avançados são relatórios particulares de cada ferramenta. Alguns desses relatórios podem ser: console de erros, análise de desempenho da aplicação, análises automáticas de dados, dados em tempo real, entre outros.

4. Precificação

Uma ferramenta que permita criar diversos relatórios, tenha suporte a várias implementações e plataformas e conte com diversas features pode ser vista como a “melhor ferramenta”. Porém, outro fator que deve ser levado em consideração é o preço.

Deve ser analisado, portanto, o quanto você está disposto a investir numa ferramenta desse escopo e talvez abrir mão de features ou relatórios que não são tão essenciais para o seu negócio.

Também é importante lembrar que em algumas ferramentas o preço é estipulado em sob solicitação, então se você não quer abrir mão de um recurso, diminuir a amostra de usuários pode ser uma estratégia.

Originalmente publicado no blog da DP6.

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