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Headless CMS: o que é e qual a importância disso no e-commerce

Por: Tiago Moraes

Bacharel em Análise de Sistemas, empreendedor e apaixonado por tudo que envolve o varejo digital, é fundador e CEO da agência e-Plus, E-commerce e Marketing Digital.

Headless CMS ou CMS sem cabeça, em Português, é um sistema de gerenciamento de conteúdo que permite criar e distribuir conteúdo sem que este esteja acoplado a uma saída front-end (cabeça) específica como um blog ou loja virtual, por exemplo. Ao invés disso, ele distribui conteúdo em formato de “dados” por meio de uma API para diferentes canais.

Desse modo, o headless CMS é diferente do CMS. O CMS comum funciona como um livro impresso, que só pode ser lido neste formato. Ou seja, ele tem uma “cabeça” que é o formato de publicação e visualização ao qual está intrinsecamente ligado. Com efeito, o conteúdo nele contido não pode ser distribuído para outros canais.

Em outras palavras, enquanto com um CMS comum é possível criar, editar e publicar conteúdo em uma página, blog ou loja online, por exemplo, o headless CMS possibilita distribuir esse conteúdo para múltiplas frentes e interfaces digitais. No e-commerce, isso proporciona mais flexibilidade, praticidade e menos custos para lojistas como você.

CMS e headless CMS em números

O mercado de CMS foi avaliado em cerca de US$ 36 bilhões em 2018. Mas em 2026 ele valerá mais de US$ 123 bilhões, segundo estudo da Zion. Alguns dos principais fatores que têm impulsionado o crescimento da indústria de CMS é o e-commerce e a demanda por experiências omnichannel.

Em meio à alta demanda por omnichannel, o CMS sem cabeça surge como uma solução importante. Afinal, permite que os gestores de conteúdo façam o upload de conteúdo em uma só plataforma e logo depois o distribuam para diversas frentes e interfaces digitais com praticidade.

É por este e outros motivos que o headless CMS vem conquistando espaço. Uma pesquisa feita pela Pupuweb entre março e abril de 2018 (com 986 técnicos e empresários de 85 países) demonstrou que já naquele ano, 55% dos entrevistados sabiam o que é CMS sem cabeça — e que a adoção desse tipo de sistema dobraria em 12 meses.

O mesmo estudo expôs que 47% dos que entendem o conceito de headless CMS adoraram a ideia. Por outro lado, outros 39% gostaram, mas viram algumas limitações. Só 4% não acharam a ideia boa e 10% não opinaram. Além disso, 29% dos que entendem o conceito disseram que já usam um CMS sem cabeça.

Ademais, os principais motivos para os entrevistados usarem um headless CMS são que este sistema possibilita centralizar o gerenciamento de conteúdo em um só lugar (48%); proporciona mais flexibilidade (47%) e permite construir sites leves (44%). A velocidade de desenvolvimento foi assinalada por 35% dos entrevistados.

Importância do headless CMS no e-commerce

No comércio eletrônico e omnichannel, um CMS sem cabeça pode proporcionar diversas vantagens. Com este tipo de sistema, você lojista poderá obter, por exemplo, benefícios como:

Menos custos para a sua operação

Como você não precisará criar, editar e publicar conteúdo em várias plataformas, mas apenas em uma e depois distribuir tudo para os seus diferentes canais e pontos de contato com consumidores, os seus custos operacionais serão bem menores.

Melhor eficiência na distribuição

Os seus gestores de conteúdo poderão criar, subir e editar conteúdo em uma só plataforma. A partir daí, é possível distribuir esse conteúdo para diferentes pontos de contato digitais com consumidores como blogs de e-commerce, lojas virtuais e redes sociais, etc.

Mais rapidez na implantação

Com mais praticidade e agilidade para entregar conteúdo para múltiplos canais e pontos de contato digitais, o tempo de implantação de projetos no e-commerce diminui consideravelmente. Assim é possível desenvolver mais rápido quando necessário.

Como vimos, o CMS sem cabeça é uma tecnologia que tem potencial para melhorar o seu comércio eletrônico. Afinal, oferece melhor desempenho na criação, edição e distribuição de conteúdo para os seus diferentes canais e pontos de contato com consumidores, clientes e fregueses. Portanto, se você ainda não usa, é uma boa ideia pensar em começar a usar esse tipo de sistema.