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Hábitos de consumo dos millennials: como atraí-los para o e-commerce

por Burc Tanir Terça-feira, 14 de maio de 2019   Tempo de leitura: 10 minutos

E se eu dissesse para você que os hábitos de consumo da geração dos millennials, ou geração Y, excedem os 600 milhões de dólares por ano?

Diria que você sentiria uma mistura de excitação, espanto e vontade extrema de capitalizar um pouco desse dinheiro.

A geração Y é muitas vezes o foco de novos artigos em eventos atuais. De fato, o Google exibe 126 000 000 resultados para a palavra “millennials”.

E se observarmos as tendências do Google, podemos constatar um rápido aumento no número de conversas online que falam sobre a geração Y nos últimos 14 anos.

O que estamos tentando dizer aqui é que a geração Y é um tópico muito falado e, se você possui um e-commerce, vale a pena pensar em maneiras de posicionar sua loja para atrair melhor esse grupo de consumidores.

No final do presente artigo, você irá perceber por que a geração Y é diferente dos outros compradores e conhecerá seus hábitos de compras online. Além disso, poderá otimizar sua loja e vender produtos de maneira mais consistente para os millennials.

Vamos lá!

Hábitos de consumo dos millennials

A geração Y é composta tipicamente pelas pessoas que nasceram entre 1980 e 1999. Essas pessoas também representam a maior população nos Estados Unidos. E isso significa que são altamente influentes.

Uma das coisas mais importantes a observar sobre os hábitos de consumo da geração Y é: a maioria acontece online. 74% das pessoas desse grupo dizem que comprar de uma loja online é mais prático do que comprar de uma pessoa real.

Quando também consideramos o valor de 600 milhões de dólares por ano que referimos acima, fica claro que tornar a sua loja apelativa para seu público pode ter um efeito positivo em todo o seu negócio.

Nota: se não faz sentido para você alterar a maneira como se apresenta e comercializa seus produtos para apelar à geração Y – não o faça.

Em geral, este grupo de pessoas prefere fazer compras online. Eles estão sempre com os celulares em mãos e prontos para comprar com o simples premir de um botão. Um estudo mostrou ainda que 80% das pessoas dessa geração dormem com seus celulares ao lado de suas camas.

Se você está pronto para começar a otimizar sua loja e melhorar as técnicas de venda para a geração Y, continue lendo!

Foco na experiência de compra

A geração Y se baseia inteiramente na experiência. Se o seu site não fornecer a esses usuários o tipo de experiência certa, você perderá os clientes. Quando você perde clientes, você perde receita.

Mas qual é a experiência certa? Qual o tipo de experiência que deixa os millennials empolgados em fazer uma compra com você? E quais estratégias de preços deve considerar ao seguir esse segmento?

Compra personalizada

Para começar, todo o seu processo de compra deve ser personalizado. Os compradores da geração Y gostam de sentir que são importantes. Pense na Amazon como um exemplo.

Assim que você acessa sua conta na Amazon, todo o processo e design da loja são feitos sob medida para você como comprador.

A Amazon possui uma vasta gama de categorias de produtos, o que significa que existem milhares de produtos para pesquisar. Para alguns usuários, encontrar o que quer comprar pode se tornar uma batalha, devido a todas as possíveis escolhas.

A Amazon enfrenta esse dilema oferecendo sugestões personalizadas de produtos com base em seu histórico de pesquisa e em compras anteriores.

Layout responsivo

Em segundo lugar, a experiência de compra deve ser a mesma em vários dispositivos diferentes. Você não sabe se um comprador irá realizar sua compra a partir do celular, do computador ou até mesmo de um tablet.

Quando se trata de compras efetuadas em dispositivos móveis, é importante simplificar ao máximo a experiência. Isso significa que deve usar imagens maiores, botões grandes e carregamento móvel fácil e contínuo.

Você também pode testar opções de pagamento móvel nos quais os clientes podem pagar usando seus telefones diretamente.

Facilite o checkout

Finalmente, quando se trata de finalizar a compra, esse deve ser um processo simples. Se você puder, permita aos usuários comprar como convidados. Assim, eles poderão fazer compras sem ser preciso criar primeiro uma conta ou inserir detalhes desnecessários.

Depois de realizar a compra, você pode entrar em contato com seus clientes e pedir que eles forneçam mais informações pessoais para garantir que, na próxima vez que comprarem, tenham direito a uma abordagem totalmente personalizada.

Influência das mídias sociais

Se há coisa que influencia os millennials são as mídias sociais. O conteúdo social é extremamente importante para encorajar a geração Y a comprar de sua loja. Você deve se esforçar para melhorar o conteúdo publicado em suas redes da mesma maneira que melhora o conteúdo de sua página de seu site estático. Isso pois essa geração tem o hábito de seguir suas lojas preferidas.

A varejista de moda esportiva Nike possui 79,8 milhões de seguidores no Instagram. Se você não acha que sua loja tem conteúdo interessante suficiente para criar uma conta no Instagram, basta analisar o exemplo do varejista Stabilo abaixo.

A Stabilo vende canetas, mas conseguiu acumular mais de 180 mil seguidores no Instagram. Fica claro, então, que ter uma presença saudável e ativa nas mídias sociais é uma ótima maneira de incentivar os consumidores da geração Y a fazerem mais compras de sua loja.

Mudança no comportamento social

Em 2018, os métodos tradicionais de venda deixaram de funcionar. Quando se trata de descobrir novos produtos para comprar, os millennials são influenciados pelo que veem nas mídias sociais.

Se todas as pessoas nas mídias sociais estiverem bebendo água de uma garrafa específica, é provável que as pessoas dessa geração também desejem adquirir essa garrafa. Usar as mídias sociais como uma loja ajuda a criar a sensação de FOMO (“fear of missing out” – medo de estar por fora do que está acontecendo), o que incentiva os outros a comprar.

As imagens acima foram retiradas do Instagram. São imagens da garrafa da Chilly. No entanto, a questão é que…estas imagens não são da autoria da própria marca. Foram tiradas pelos compradores.

Quando os compradores estão satisfeitos com o seu produto, eles desejam postá-lo no instagram.

Se você encontra exemplos consistentes de pessoas usando produtos interessantes, é mais provável que os investigue você mesmo.

Para as pessoas da geração Y, esse é 100% o caso. Quando as pessoas estão felizes com um produto, elas são menos propensas a deixar um comentário em um site, e muito mais propensas a usar as mídias sociais para falar sobre o quão satisfeitas estão com sua nova aquisição.

Facilite a compra

Já estabelecemos que esse grupo está pronto para fazer uma compra a qualquer momento. As chances disso acontecer, no entanto, são maiores se você facilitar a compra.

Se tiverem de inserir o nome próprio, apelido, nome do primeiro carro e a cor favorita quando tinham 5 anos, provavelmente irão abandonar seu site e usar um diferente.

Da mesma maneira, se acessarem seu site, adicionarem itens em sua cesta, mas descobrirem que um item está em falta quando estiverem prontos para finalizar a compra, você os perderá.
Se perder esses clientes, eles irão se deslocar para outro lugar. A geração Y vive e respira internet. As pessoas dessa geração entendem as nuances da internet e sabem como deve ser fácil e rápida de usar.

Portanto, quando seu site não está em conformidade com esse padrão, você perde clientes.

Adaptação ao modelo de compra mais intuitivo

Joseph Joseph, por exemplo, possui um processo de finalização de compra verdadeiramente simples. Como você pode ver na captura de tele acima, você pode optar por iniciar sessão (se já tiver criado uma conta), criar uma conta (se assim desejar) ou realizar a compra como convidado.

Além disso, no lado direito, você pode ver facilmente o número de etapas para concluir a compra.

A etapa em que você se encontra no momento está destacada em uma cor mais escura, de maneira que o usuário está sempre certo de quanto falta para concluir o processo.

Ajude o consumidor a comprar com você

Mais do que apenas o processo de finalização da encomenda, você precisa estar seguro de que é extremamente fácil para os compradores da geração Y fazerem uma compra sem mudarem de idéias. O vestuário é muitas vezes um nicho do comércio eletrônico em que os compradores hesitam em clicar em comprar, pois temem que a peça não sirva quando a receberem.

A Asos é ótima em combater esse problema por meio de sua ferramenta de previsão de tamanhos. Quando você analisa um produto mais a fundo, você pode ver que, em vez de apenas mostrar uma fotografia do modelo, você também pode ver o tamanho que o modelo específico está usando. Assim, você pode usar isso para prever o tamanho que interessa a você.

Então, o que fazer para vender produtos para os millennials?

As pessoas da geração Y procuram uma experiência de compra muito específica quando entram em seu site. Se não puder proporcionar essa experiência, é provável que você perca potenciais clientes.

Já estabelecemos que aos millennials formam a maior população de compradores. Portanto, não garantir que sua loja atenda às suas necessidades irá prejudicar seus resultados.

Se você deseja que a geração Y forneça suas informações de pagamento, primeiro terá de conquistar sua confiança, criando uma marca da qual eles gostem e que tenham prazer em apoiar vocalmente.

Em seguida, você terá de lhes fornecer as informações que eles precisam para efetuar a compra.

Por fim, você precisa garantir que, quando finalizarem a compra, a experiência dos compradores seja clara e simples.

Está à espera de quê? Já atraiu millennials suficientes para sua loja?

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

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