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Guia da caixa de entrada para e-mails do hotmaill

By Melinda Plemel – Gerente Sênior de Relacionamento do Grupo de Inteligência de Email da Return Path.

A Microsoft é a maior provedora de emails no mundo, com mais de um bilhão de caixas de entrada e 350 milhões de usuário ativos. Mais de 8 bilhões de emails passam pelos serviços da empresa, a cada dia, sendo que apenas 30-35% chegam na caixa de entrada. As marcas e domínios da Microsoft incluem o Windows Live Hotmail (Hotmail.com), MSN (msn.com) e o Windows Live (live.com). O mais popular dos três, de longe, é o Hotmail.

O Hotmail é um dos primeiros serviços de email baseado na web e foi lançado em 1996. Sua popularidade agora se espalha pelo mundo. O Hotmail não é somente um dos domínios mais populares nos Estados Unidos, mas também domina os mercados brasileiro, australiano e a maioria dos países europeus. A Microsoft, então, montou escritórios por todo o mundo para dar suporte na área de infraestrutura de email aos seus clientes, fornecendo a eles o conhecimento necessário para adaptar suas ferramentas e serviços para um conjunto diverso de usuários globais.

Uma coisa que nós, da Return Path, adoramos na Microsoft é o ecossistema que eles construíram para proteger tanto o usuário como o remetente, contra o spam. O Smart Network Data Services (SNDS) foi criado há alguns anos para fornecer aos remetentes uma ferramenta gratuita para monitorar o tráfego de seus endereços de IP dentro dos servidores de email da Microsoft. Esta ferramenta inclui estatísticas de volume de email, reclamações, spam traps, além de outras informações úteis a respeito de seu programa de email.

Perfil de base de usuários: Pegamos alguns gráficos demográficos dos usuários do Hotmail através do Hunch.com. De acordo com o estudo, a maioria dos usuários do Hotmail está na faixa de 18-34 anos (e até mais jovens) e possuem diploma de segundo grau. Eles têm 48% de chances de serem solteiros, vivem nos subúrbios, possuem um laptop e usam camiseta e calças jeans. 13% dos usuários são provavelmente mais introvertivos do que extrovertivos, porém, são bem viajados, com 68% tendo visitado cinco ou mais países. Para maiores informações sobre o público-alvo de provedores de serviço, leia o restante do artigo da Hunch.

Filtragem de spam: O Hotmail utiliza a tecnologia patenteada de filtragem anti-spam chamada SmartScreen, da Microsoft. A tecnologia SmartScreen armazena informações através de spams conhecidos e ameaças de phishing, assim como de clientes do Hotmail que optaram por participar do Programa Feedback Loop (FBL).

Como muitos ISPs, a Microsoft considera o volume, reclamações de spam e spam traps em suas filtragens. No entanto, a empresa coloca uma proporção significativa de suas decisões de filtragem em sua rede de Dados de Reputação do Remetente (SRD). Junto com outras fontes de dados de reputação, tais como o Programa de Relatório de Lixo Eletrônico (JMRP), o SRD ajuda a treinar e melhorar a forma como a tecnologia SmartScreen classifica mensagens com base no conteúdo de email e reputação do remetente. Os participantes do programa SRD são selecionados de usuários ativos do Hotmail de forma aleatória, entre mais de 200 países, e ninguém está autorizado a oferecer-se para o programa. Os votos desses usuários quando classificam um email como spam possuem um grande peso nas métricas de filtragem do SRD.

Reputação de Remetente: O SNDS é uma ferramenta que não fornece somente dados detalhados sobre sua reputação de remetente e entregabilidade no Hotmail, mas pode também ser um indicador do que pode estar acontecendo a outros provedores de email. A Microsoft também observa picos de volume, portanto, é recomendável o acompanhamento desse fator no seu programa de email. Fique atento nos códigos de cores dentro do SNDS. Se estiver verde, suas estatísticas estão boas. Se estiver amarelo, isso indica que pode haver problemas com a sua entregabilidade. Se os dados aparecerem em vermelho, é hora de reavaliar o seu programa de email.

Feedback Loops (FBLs): A Microsoft oferece o Programa de Relatório de Lixo Eletrônico (JMRP) como um serviço gratuito para qualquer um que queira se registrar. Esses FBLs são o resultado de reclamações de spam, originárias dos usuários do Hotmail que não são participantes do SRD. Você deve remover estes “reclamões” de sua lista imediatamente para melhorar sua reputação de envio com a Microsoft e manter sua lista de emails limpa. Você deve, também, revisar os cabeçalhos de email para verificar se foram marcados como “lixo eletrônico” ou “phishing”, para que possa então fazer os devidos ajustes em seu programa de email, conteúdo ou práticas.

Entrega Priorizada: A Microsoft não mantém uma Whitelist prioritária. Eles participam, entretanto, do Programa de Whitelist de Email Certificado da Return Path. Os participantes desse programa vão passar por todos os filtros de spam e terão seus emails entregues aos usuários do Hotmail com as imagens ativadas.

Exigências de infraestrutura de Remetente: A Microsoft, juntamente com alguns outros líderes da indústria, inventou o Sender ID Framework para ajudar a conter a falsificação de e-mails por spammers. O Sender ID é implementado utilizando os registros de autenticação do Sender of Policy Framework (SPF) e deve ser instalado em todos os emails enviados para a Microsoft. No ano passado, a Microsoft começou a conduzir as verificações de Emails Identificados DomainKeys (DKIM) no email de entrada. O DKIM será verificado se o Sender ID falhar. Se ambos os métodos de autenticação falharem, seus filtros tomarão uma decisão de enviar seu email para o lixo eletrônico ou até mesmo não entregá-lo.

Parceiros: A Microsoft possui um único parceiro conhecido que utiliza sua infraestrutura, que é a Sympatico (pertencente a Bell Canada).

É isso para Microsoft. Fique ligado em nosso blog para meu próximo post da série sobre Guias de Caixa de Entrada! Não esqueça de chechar o nosso post da mesma série sobre o Yahoo!

Publicado por Malinda Plemel – Return Path