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Guerrilha do e-commerce: faça um post que vende no Blog

Muito se tem falado sobre a importância de ter um blog na loja virtual e como ele pode ser responsável por vendas no seu e-commerce. Eu mesmo já escrevi textos no portal E-Commerce Brasil sobre esse assunto, veja aqui.

O assunto é bem complexo, ainda mais quando se trata dos cliques pagos que estão ficando cada vez mais caros. Você concorda que é muito melhor não ter que pagar pelas visitas da sua loja online? Que tal empregar a estratégia de guerrilha online associado ao seu e-commerce?

Mas, afinal de contas, como escrever um post que vende no blog do meu e-commerce?

Lembro um dia em Nova York quando visitando várias lojas, um vendedor me disse (com sotaque de latino): brasileiro pesquisando?

Aquela cena me marcou.  O povo brasileiro de fato costuma pesquisar antes de comprar algo – outros povos também, mas o brasileiro estaria, tomando por base o comentário do vendedor, estigmatizado como um pesquisador assíduo. E falando de internet, o Google é certamente uma dessas ferramentas.

Para explicar como isso ocorre na prática, veja um exemplo aqui. Vamos através desse artigo estudar, discutir e avaliar o que podemos fazer em termos de vendas na loja online via buscas orgânicas, isto é, originadas de buscadores como o Google. Sejam camisas femininas, smartphones, cosméticos ou qualquer outro produto, você deve estar pronto para brigar por posicionamentos melhores no Google. Você vai entender ao longo desse texto o que quero dizer com “melhores”.

Sugiro que você abra uma segunda guia/janela com o texto aqui para acompanhar melhor a explanação.

O primeiro ponto a ser trabalhado é o título do post. Repare que estamos competindo por uma combinação de palavras muito concorrida: camisas femininas. Como assim muito concorrida?  É que usei o Planejador de palavras-chaves do Google Adwords que aponta aspectos como esse e inclusive quanto se pagaria em média por um clique associado ao termo camisas femininas (falando de cliques pagos).

Digite no Google “camisas femininas” e notará como a maioria dos sites que são exibidos na primeira página do buscador o faz por anúncios (links no topo marcado pela palavra anúncio em amarelo) ou por buscas orgânicas.  Estamos lidando com tubarões grandes e o mar de fato não está para peixe – tanto para cliques pagos quanto para gratuitos (que é o nosso objetivo). Dado isto, como contornar essa situação considerando a eminente necessidade de competir por um termo muito concorrido (já que muitas pessoas o empregam no Google em suas pesquisas segundo o Adwords)?

Se você não sabe o que é o Google Adwords , grosso modo, é o serviço do Google em que pagamos para fazer anúncios em outros sites ou no próprio Google. Você não precisa aderir a esse serviço (cliques pagos) para usar o planejador de palavras-chave, basta que tenha uma conta – que pode ser feita gratuitamente. Depois de fazer sua conta, você pode usar essa ferramenta essencial e saber o que as pessoas estão pesquisando e com qual magnitude. É como se fosse um “macete de videogame”.  Vá em ferramentas e depois clique em planejador de palavras-chave.

Figura 1 – Planejador de Palavras-chave do Adwords para as palavras do seu post que vende.

Figura 1 – Planejador de Palavras-chave do Adwords para as palavras do seu post que vende.

Muitos entusiastas diriam algo como: porque você não concorre com outros termos mais específicos já que esse, em específico, é muito concorrido? Porque já concorremos com os outros e é chegada a hora de brigar pela fatia grande no longo prazo. Apesar de continuarmos buscando espaço com termos mais específicos estratégicos.  

Mas então devo escrever um post para cada um dos meus produtos? Não é que você seja obrigado a escrever um texto sobre cada um dos seus produtos (apesar de que nada o impede de fazer isso), mas o trabalho de formiguinha é essencial no médio-longo prazo.

Link do post

Não esqueça de inserir no link do artigo o termo-alvo desse texto. Preferencialmente logo no início como fizemos no texto-exemplo. Isso faz toda a diferença no ranking de buscadores.

Título do post que fisga o visitante

Para o título do post no blog, você deve escrever algo que induza as pessoas a clicar, mesmo que só por curiosidade. Antes de aplicar o feitiço, pense: o que posso escrever para que as pessoas fiquem tentadas a clicar? Concordo que ultimamente temos visto coisas bem apelativas no submundo da internet como “5 sinais que indicam que o seu namorado está te traindo”.

Todavia, o título é a cartada inicial. Isso significa que sem ele, toda a preparação do seu texto vai para o brejo e perde o real motivo de existir. Veja que usamos uma frase que sabemos que vai gerar resultados positivos à primeira vista: “Em Caso de Amor, Acredite Por Favor!”

Palavras-chave marcadas com negrito

Um fator importante é: depois de definir as palavras-chaves que serão empregadas em seu texto como imãs de visitantes, usar negrito. Essa é uma dica de ouro que costuma funcionar para melhor otimização do seu texto.

Linguagem adequada para o público alvo e tiro certeiro

Ao escrever o seu texto, você deve estar certo de que o seu público terá uma sensação prazerosa ao ler a palavra destarte ou a gíria #sóquenão. Repare como no início do texto tentamos demonstrar sintonia com a visitante (possivelmente mulheres). Mencionamos o termo-alvo para fisgar através de buscadores e já apontamos dois acessos para a nossa loja online nas primeiras frases.

Em seguida falamos um pouquinho sobre nós e mencionamos coisas leves e boas como o assunto amizade, além é claro de aspectos inusitados como “nomes de cidades que não conhecíamos”. O valor da palavra “descoberta” está embutido nesse relato inicial bem como a palavra “Brasil”, isto é, estou em casa, nada de site estrangeiro. Não à toa identificamos que o nosso público alvo é vidrado em viagens, coisas novas e positivas como amizade. Mais à frente, identifique que falamos de um dos dois assuntos largamente conhecidos como injeção de ânimo na esfera do universo feminino: animais de estimação. Bingo!

Mistura de twists para não cansar a leitura

Na sequência do artigo observe que mais uma vez empregamos o termo-alvo camisas femininas e, como que uma reviravolta, voltamos ao assunto principal do texto que é: camisas femininas. Use cabeçalhos diferentes em seu texto, isso ajuda bastante no que se refere a otimização de buscas.

Fotos e imagens certeiras

Nós conhecemos as imagens que são excelentes em termos de aceitação, você deve conhecer as suas. Já diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras. Portanto, use imagens de qualidade aceitável. Gravar os nomes dos arquivos com o seu termo alvo é crucial. A palavra-chave deve estar no nome do arquivo antes de carregar as fotos no sistema. Esse é um aspecto que muitas pessoas deixam passar batido.

Associação com marcas renomadas e dia-a-dia das pessoas por trás do negócio

Aqui optamos por fazer uso de um fato notório: quanto mais conhecido, melhor. Conhecido em dois sentidos. Primeiro, saber o que as pessoas por trás daquele negócio fazem diariamente (pitada de curiosidade presente na maioria das pessoas) e quão conhecida aquela marca é.  Você pode não ser uma marca tão conhecida, mas tentar se posicionar de tal forma que as pessoas inconscientemente te enxerguem como uma marca sólida, de alto nível e com boa penetração nos mercados, agrega confiança ao seu e-commerce.

Clareza na política de descontos

Já que você não pode pegar na mão do cliente e explica a ele sobre os benefícios de comprar na sua loja online, o mínimo que você pode fazer é deixar isso claro em um post do blog do seu e-commerce.

Incentivo a manter contato

A melhor forma de indiretamente fazer com que alguém mantenha uma relação mais do que puramente informativa, ou seja, salte para a relação comercial, é pedindo que ela entre em contato. Fornecer todos os contatos do seu e-commerce é mostrar que você é acessível e que o seu negócio é transparente, logo confiável para se comprar.

Botão call- to-action suave

Ao final, inserimos um botão do tipo call-to-action (chamada para ação) indicando mais uma vez ao visitante que ele deve acessar à loja (isso depois de ter sido induzido diversas vezes à essa ação ao longo do post). Preferimos muitas vezes não usar a palavra comprar ou compre, deixando a entender que essa é uma decisão da pessoa e que ela pode, sem pressa, conferir os nossos produtos na loja virtual.  É uma outra forma de ganhar o seu cliente.

Conclusão

Este não é o texto perfeito, ou seja, 100% ideal para abrir a comporta das vendas na sua loja online. Mas espero que ao menos esclareça alguns pontos e macetes para que você comece logo a buscar espaço no médio-longo prazo perante os buscadores. Ao escrever esse artigo, focamos no objetivo de dar a oportunidade a quem faz buscas com o termo camisa feminina de conhecer nossos produtos.

Isso porque apesar de muitas pessoas saberem a diferença entre camisas e camisetas, “aproveitamos” a confusão gerada por outras para lhes apresentar a nossa marca. Por outro lado, mesmo que alguém saiba a diferença entre ambos os termos, fazemos questão de lhe apresentar um produto que, possivelmente seria do seu interesse.

Opine! É sempre muito importante saber o que as pessoas pensam!