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Grandes eventos e aumento no volume de acessos. Como o varejo deve se preparar?

Durante anos o comércio online era uma realidade distante para muitos consumidores, seja pela desconfiança no mundo virtual ou pelo desconhecimento da nova modalidade de compra. Mas essa realidade mudou. A pesquisa WebShoppers, divulgada pela E-bit no começo deste ano, mostra que cerca de 39,1 milhões de pessoas realizaram pelo menos uma compra pela internet em 2015, enquanto o e-commerce brasileiro movimentou cerca de R$ 41,3 bilhões, um acréscimo de 15,3% se comparado com os resultados de 2014. Nesse cenário, a exigência dos consumidores é proporcional ao aumento das vendas. Assim, para que um site seja competitivo, é necessário proporcionar interações positivas aos usuários em todo o processo de compra, independentemente do tipo de dispositivo utilizado

Atender a expectativa e proporcionar uma ótima experiência de compra, que envolve desde o acesso ao site até a efetivação da compra dos produtos do carrinho em qualquer dispositivo, pode se tornar um grande desafio quando a quantidade de clientes simultâneos aumenta consideravelmente, como acontece durante datas comemorativas e especiais para o varejo como é o caso da Black Friday. Segundo pesquisas, a velocidade de carregamento importa em qualquer contexto: quatro de cada cinco usuários deixam o site se demorar para carregar.

Nessas ocasiões os acessos e o volume de tráfego de dados nos e-commerces e sites de conteúdo atingem picos que, em condições normais, não alcançariam. Assim, ocorre uma sobrecarga na infraestrutura que acarreta na indisponibilidade do site e, consequentemente, perda de vendas e insatisfação do cliente. Uma estrutura suficientemente ampla seria a solução, mas apresenta um custo razoável e pode onerar a empresa em momentos de ociosidade em períodos que não demandem tanta capacidade.

Assim, soluções flexíveis como Content Delivery Network (CDN) entregam conteúdo sem perda de qualidade, por meio de uma rede descentralizada de servidores distribuídos globalmente e utilizados proporcionalmente à demanda. Além disso, distribuem o trafego dentro da rede, em tempo real, direcionando os usuários ao servidor mais próximo. Isso se dá pelo fato desse tipo de solução buscar pela rota mais rápida dentro da rede, diminuindo o tempo de carregamento das páginas.

Ainda, tais soluções flexíveis são antídotos para ataques cibernéticos como Distributed Denial of Service (DDoS, elevado volume de acessos em um site, que visa derrubá-lo para que não ofereça seus serviços ou informações), Data Theft (obtenção ilegal de dados pessoais dos usuários) e 3rd Party Content Provider Compromise (anúncios com conteúdo alterado com vírus, que infecta os computadores que o acessarem).

Portanto, para aproveitar o elevado número de acessos de maneira comercialmente positiva, é importante que o varejo online desenhe estratégias de aceleração, segurança e disponibilidade para garantir a continuidade dos negócios. Inclusive, para causar boa experiência com a marca, uma vez que o mundo virtual é que estabelece o primeiro contato de muitos consumidores/públicos.