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Google Shopping: o Santo Graal do ROI positivo para lojas online

Por: Raphael Lacerda

Sócio Proprietário da Mercado Binário - Agência especializada em automação e geração de leads de vendas. Atua no mercado digital há mais de 10 anos com foco em marketing de performance.

Você, sendo uma marca de comércio eletrônico ou de varejo, chegar à primeira página do Google é maior objetivo para geração de tráfego e para atingir suas metas de marketing. Mas como você pode gerar tráfego de pesquisa para suas páginas de produtos e converter novos clientes com um ROI positivo? O Google Ads e o SEO são canais eficazes para gerar novos clientes. Mas, para marcas de comércio eletrônico e de varejo, há um terceiro canal: o Google Shopping.

Em 2017, 75% de todos os cliques de Google Ads de comércio eletrônico foram feitos por meio do Google Shopping. Desde lá, a plataforma cresceu ainda mais. O que significa que se você não estiver usando, você está deixando dinheiro na mesa.

Embora você ainda pague por cliques, o Google Shopping é comprovadamente um dos menores CPC’s. Além disso, você poderá validar os cliques exibindo seus produtos e preços antes mesmo do usuário clicar. O resultado? Tráfego qualificado com maior probabilidade de conversão.

O que torna o Google Shopping diferente?

O Google Shopping é a coisa mais próxima das vitrines na Internet.

Compradores em potencial podem ver a marca, o modelo e o preço de seu produto antes mesmo de clicar em seu anúncio. Se eles não gostam ou acham que é muito caro, eles passam para a próxima “vitrine”.

Isso é o que um usuário vê ao pesquisar um produto específico:

Na primeira página da busca, o Google Shopping tem um espaço privilegiado

Como otimizar sua campanha e impulsionar as vendas de produtos

A geração de tráfego e clientes novos é o principal objetivo da sua campanha do Google Shopping. É por isso que é importante otimizar suas campanhas o máximo possível. Aqui estão alguns métodos para gerar mais cliques com um CPC (e ROI) saudável:

1 – Otimização de títulos: maximizar as vendas com melhores títulos de produtos

A maneira mais rápida de exibir seu anúncio quantas vezes for possível é otimizar os títulos de seus produtos. Para fazer isso, coloque-se no lugar do seu cliente. Descubra como as pessoas estão encontrando seus produtos em primeiro lugar.

Descubra as consultas de pesquisa mais comuns que levam a um produto específico, clicando em Dimensões> Termos de pesquisa e adicione o vencedor à frente da descrição da sua listagem.

Por exemplo, se você vende roupas e identifica que os usuários de maior conversão buscam o termo “vestido para festa” e seu título está assim: 

“Blusa Azul com Decote” 

Troque pelo termo

“Vestido para Festa Blusa Azul com Decote”

Este é um hack de otimização simples que leva menos de um minuto para ser implementado. E os resultados podem significar milhares de vendas extras para sua loja de comércio eletrônico.

Como fazer isso: o segredo para um ótimo título do produto

Conforme aprendemos no exemplo anterior, não é surpresa que o título do seu produto seja uma das partes mais importantes do seu anúncio.

Ao escrever seus títulos de produtos, há algumas coisas a serem consideradas. Em primeiro lugar, a sua marca é bem conhecida? Se não, não coloque o nome da sua empresa primeiro. O Google lê as descrições dos produtos da esquerda para a direita, por isso, se o seu produto não for imediatamente relevante, é mais provável que ele seja ignorado.

Em segundo lugar, pense no seu mercado alvo. Você está segmentando pessoas que estão fazendo compras abertas ex: “ vestidos para festa“ ou compradores que estão procurando um produto ou modelo específico ex: “marca vestidos para festa” ?

Se a marca do que você vende é forte, modele o seu título com a seguinte hierarquia: “marca + categoria/tipo + outras características(cor/tamanho/material/gênero e outros)”. 

Se a marca não for relevante use “categoria/tipo + outras características(cor/tamanho/material/gênero e outros).”

2 – Encontre seus melhores produtos e segmente-os

Alguns dos seus produtos vendem melhor que outros? Descubra rapidamente esses dados clicando na guia “Dimensões” da sua campanha e selecionando “ID do item”:

Agora você pode ver quantas vezes cada item foi clicado e quantas vezes ele foi comprado

Aqui, você descobrirá produtos com melhor desempenho que outros. A partir daqui, você tem a opção de retirá-los e segmentá-los em suas próprias campanhas.

Isso permite que você aumente seus lances de anúncios individuais e otimize-os para um público específico, gerando mais receita em sua loja como resultado.

3 – Verifique se você está usando imagens de produtos de alta qualidade

As regras de compra do “mundo real” aplicam-se ao Google Shopping. Se algo parece ser de má qualidade, as pessoas não vão comprá-lo. No Google, isso começa com a qualidade das imagens do seu produto.

Se você estiver usando imagens do fabricante, é provável que a mesma imagem esteja sendo usada por uma dúzia de outras lojas no Google. E se o seu produto tiver 10 centavos mais caro, isto pode afetar drasticamente a sua taxa de cliques.

Algo tão simples quanto fotos exclusivas de produtos podem causar uma grande impressão nos compradores. Ele mostra que você fez um esforço e pode ajudá-lo a se destacar de outros resultados nas busca. 

Investir em fotografia de produtos de alta qualidade ajuda você a se conectar com seus clientes em um nível pessoal. Isso aumenta sua credibilidade e maior confiança com seus clientes.

Dica bônus – negative os termos de pesquisa  do Shopping 

A negativação de palavras chaves é importante em qualquer campanha de Google. Não ache que só por que a busca está acionando pelos produtos da sua loja que não existirá termos irrelevantes. Veja o texto que escrevi com dicas para aumentar o ROI usando palavras negativas.

Conclusão

O Google Shopping está mudando constantemente – certifique-se de que sua campanha esteja em dia

O Google Shopping pode mudar todos os dias. Mesmo a cada hora, dependendo de seus concorrentes, preços e atualizações do Google.

O Google atualiza e otimiza constantemente todos os seus produtos, incluindo o Google Shopping. É por isso que é importante manter-se a par da sua campanha e aproveitar as atualizações que o Google lança para aproveitar ao máximo seus gastos com anúncios.

Como você configurou sua campanha corretamente desde o início, será mais fácil segmentar e otimizar para obter o melhor ROI possível.


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