Google Analytics + Navegg Analytics: definindo perfil de público para publicidade segmentada

por Álvaro Vasques Segunda-feira, 22 de julho de 2013

Um dos maiores desafios de uma campanha é atingir o público correto, ou seja, um público que realmente tem interesse no seu produto ou serviço.

Neste artigo, vou falar sobre a utilização da ferramenta Navegg combinada ao Google Analytics para definição de perfil de compradores de um determinado produto para que possamos impactar pessoas semelhantes na rede Navegg, que hoje é de quase 90 milhões.

Primeiro, precisamos ter o Google Analytics e o Navegg Analytics rodando no site e funcionando integrados. A documentação da integração do Navegg Analytics pode ser encontrada em http://www.navegganalytics.com/documentacao/ ou, se preferir, pode solicitar o auxílio de um profissional certificado.

A integração acontece por meio das variáveis customizadas do GA – como temos apenas cinco slots (para a versão free do GA), precisamos priorizar os segmentos que a Navegg nos informa. Nesse caso, vou informar nessas variáveis as segmentações gênero, idade e interesse.

Vou escolher um produto específico e com o relatório abaixo identificar qual o perfil de quem compra esse determinado produto.

Gênero
alvaro1-ecommerce

Idade
alvaro2-ecommerce

Interesse
alvaro3-ecommerce

Com os dados acima, separei um perfil de Mulheres, 25-34 anos, com interesse em notícias entretenimento, tecnologia e culinária.

Utilizando a ferramenta de planejamento da Navegg – Media Monitor -, verificamos a quantidade de usuários, dentro do perfil desejado, que não acessou o meu site.

alvaro4-ecommerce

Temos, nesse caso, um alcance de 5.833.300 pessoas com esse perfil – quanto mais específico for o perfil, maior a taxa de acerto.

Para impactar essas pessoas usando o Google Adwords, basta criar uma campanha de remarketing e informar o pixel de remarketing para a Navegg iniciar as marcações desses usuários.

O resultado de ações como essa pode chegar a uma taxa de conversão 25% a mais sobre a média das demais, e com um custo por conversão 4,3 vezes menor do que o de campanhas sem segmentação.

Além disso, a taxa de conversão da campanha com segmentação de audiência pode ser aproximadamente 7,5 vezes maior do que a da ação sem segmentação.

A taxa de clique média (CTR) durante a ação com dados segmentados chega a ser 67% maior do que a da campanha com retargeting e 150% maior do que aquela sem utilização de nenhum tipo de dados.

As segmentações utilizadas neste artigo são apenas exemplos; podem ser utilizados inúmeros clusters que a Navegg oferece.

Vale a experiência.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Grande abraço e até o próximo artigo

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