Google Analytics Propriedades App + Web: A Revolução Cross-Device

por Robson Oliveira Sexta-feira, 30 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Nos últimos dias, o Google anunciou um novo tipo de propriedade que possui o objetivo de facilitar a visualização do engajamento e performance dos usuários das plataformas digitais da sua empresa unificando a visão dos aplicativos + websites em um único local. Isso abre um leque de novas e empolgantes oportunidades de análises e descobertas para empresas que coletam dados desses ambientes distintos.

Com mais usuários interagindo com marcas através dos aplicativos e websites (a Statista divulgou uma pesquisa que possui uma previsão que os aplicativos irão gerar uma receita de aproximadamente US$ 935 bilhões até 2023) é essencial para profissionais de marketing e produto entenderem essa visão unificada dos seus ecossistemas digitais.

Visão geral da propriedade App + Web

Ressalvas

Antes de tudo, essa funcionalidade está na sua versão Beta, isto é, ainda sendo testada e pode sofrer mudanças ao longo do tempo. Alguns recursos ainda não estão disponíveis e alguns vínculos com ferramentas já conhecidas não estão ativos neste primeiro momento.

Segue uma pequena lista de funcionalidades que até o momento não estão presentes na plataforma*:

  • Não há relatórios específicos para comércio eletrônico avançado (enhanced ecommerce, toda a funcionalidade não está disponível) ou pesquisa interna (internal search) como já consolidado na propriedade padrão;
  • Não há como distinguir eventos coletados de forma automática, recomendada ou personalizada através das interfaces dos relatórios;
  • Não há integração com a plataforma Display and Video 360 (DV360) e Google Campaign Manager (CM), Google AdSense etc;
  • Integração com o Google BigQuery ainda não disponível.

*Até a data de lançamento deste artigo.

Como funciona a Propriedade APP + Web (APP + Web Property)?

A propriedade APP + Web é a nova forma de mensurar de forma conjunta dados de aplicativos com dados de website usando o melhor do Google Analytics for Firebase (GA4F) e aplicando na tradicionais visualizações web do Google Analytics (GA).

Essa propriedade utiliza um modelo user-centric event-based model (modelo baseado em eventos centrados no usuário) que substitui o já conhecido session-centric data model (modelo de dados centrado em sessões) utilizado de forma padrão pelo Google Analytics nas propriedades web.

Quem já utiliza o Google Analytics for Firebase irá reconhecer essa estrutura de dados, pois basicamente irá funcionar da mesma maneira. Essa mudança tem como objetivo flexibilizar a construção de relatórios e análises do comportamento e performance dos usuários.

Nova propriedade App + Web

Benefícios

Aqui estão algumas funcionalidades que você pode esperar ao utilizar a Propriedade APP + Web:

1. Exploração: utilize uma interface drag-and-drop (arrastar e soltar) para analisar as variáveis de forma ad hoc.

2. Funis: analise a entrada, comportamento e saída dos seus usuários através das opções de funil aberto ou fechado.

3. Visão unificada: utilize o mesmo padrão de coleta de dados para todas as plataformas facilitando e agilizando a mensuração dos dados.

4. Análises de caminhos: entenda cada ponto de contato dos seus usuários dentre as plataformas.

Analysis Path — Fonte: New App + Web Properties in Google Analytics by Krista Seiden

5. Integração com o Google Ads: acompanhe o resultado de suas ações digitais veiculadas através do Google Ads visto pelo ponto de vista de cada plataforma.

Com isso, podemos começar a responder algumas das seguintes perguntas através da visão unificada:

  • Qual o número total de usuários ativos entre as plataformas?
  • Qual plataforma possui a maior quantidade de conversões (APP ou website)?
  • Quais canais são os mais indicados para impulsionar a aquisição de novos usuários para cada plataforma?
  • Como o meu usuário navega entre os dispositivos?

Apesar de ainda estar em sua versão Beta, a propriedade APP + Web promete revolucionar a maneira que realizamos a mensuração e análise dos nossos canais digitais.

Artigo republicado com autorização do autor. Texto original disponível aqui.

Leia também: O que é o Google Showcase? Descubra uma nova maneira de anunciar online

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