Acesso rápido

Google Analytics Propriedades App + Web: A Revolução Cross-Device

por Robson Oliveira Sexta-feira, 30 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Nos últimos dias, o Google anunciou um novo tipo de propriedade que possui o objetivo de facilitar a visualização do engajamento e performance dos usuários das plataformas digitais da sua empresa unificando a visão dos aplicativos + websites em um único local. Isso abre um leque de novas e empolgantes oportunidades de análises e descobertas para empresas que coletam dados desses ambientes distintos.

Com mais usuários interagindo com marcas através dos aplicativos e websites (a Statista divulgou uma pesquisa que possui uma previsão que os aplicativos irão gerar uma receita de aproximadamente US$ 935 bilhões até 2023) é essencial para profissionais de marketing e produto entenderem essa visão unificada dos seus ecossistemas digitais.

Visão geral da propriedade App + Web

Ressalvas

Antes de tudo, essa funcionalidade está na sua versão Beta, isto é, ainda sendo testada e pode sofrer mudanças ao longo do tempo. Alguns recursos ainda não estão disponíveis e alguns vínculos com ferramentas já conhecidas não estão ativos neste primeiro momento.

Segue uma pequena lista de funcionalidades que até o momento não estão presentes na plataforma*:

  • Não há relatórios específicos para comércio eletrônico avançado (enhanced ecommerce, toda a funcionalidade não está disponível) ou pesquisa interna (internal search) como já consolidado na propriedade padrão;
  • Não há como distinguir eventos coletados de forma automática, recomendada ou personalizada através das interfaces dos relatórios;
  • Não há integração com a plataforma Display and Video 360 (DV360) e Google Campaign Manager (CM), Google AdSense etc;
  • Integração com o Google BigQuery ainda não disponível.

*Até a data de lançamento deste artigo.

Como funciona a Propriedade APP + Web (APP + Web Property)?

A propriedade APP + Web é a nova forma de mensurar de forma conjunta dados de aplicativos com dados de website usando o melhor do Google Analytics for Firebase (GA4F) e aplicando na tradicionais visualizações web do Google Analytics (GA).

Essa propriedade utiliza um modelo user-centric event-based model (modelo baseado em eventos centrados no usuário) que substitui o já conhecido session-centric data model (modelo de dados centrado em sessões) utilizado de forma padrão pelo Google Analytics nas propriedades web.

Quem já utiliza o Google Analytics for Firebase irá reconhecer essa estrutura de dados, pois basicamente irá funcionar da mesma maneira. Essa mudança tem como objetivo flexibilizar a construção de relatórios e análises do comportamento e performance dos usuários.

Nova propriedade App + Web

Benefícios

Aqui estão algumas funcionalidades que você pode esperar ao utilizar a Propriedade APP + Web:

1. Exploração: utilize uma interface drag-and-drop (arrastar e soltar) para analisar as variáveis de forma ad hoc.

2. Funis: analise a entrada, comportamento e saída dos seus usuários através das opções de funil aberto ou fechado.

3. Visão unificada: utilize o mesmo padrão de coleta de dados para todas as plataformas facilitando e agilizando a mensuração dos dados.

4. Análises de caminhos: entenda cada ponto de contato dos seus usuários dentre as plataformas.

Analysis Path — Fonte: New App + Web Properties in Google Analytics by Krista Seiden

5. Integração com o Google Ads: acompanhe o resultado de suas ações digitais veiculadas através do Google Ads visto pelo ponto de vista de cada plataforma.

Com isso, podemos começar a responder algumas das seguintes perguntas através da visão unificada:

  • Qual o número total de usuários ativos entre as plataformas?
  • Qual plataforma possui a maior quantidade de conversões (APP ou website)?
  • Quais canais são os mais indicados para impulsionar a aquisição de novos usuários para cada plataforma?
  • Como o meu usuário navega entre os dispositivos?

Apesar de ainda estar em sua versão Beta, a propriedade APP + Web promete revolucionar a maneira que realizamos a mensuração e análise dos nossos canais digitais.

Artigo republicado com autorização do autor. Texto original disponível aqui.

Leia também: O que é o Google Showcase? Descubra uma nova maneira de anunciar online

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.