Google Analytics: Analisando resultados de mídias sociais para e-commerce

por João Caetano Segunda-feira, 15 de julho de 2013

Se você não medir seus esforços em mídias sociais, não poderá focar no que dá mais retorno, ou pior, não conseguirá provar a evolução do trabalho e o quanto ele está beneficiando o resultado da sua empresa.

Será preciso repensar as estratégias se no final do dia, aqueles seus “200mil” fãs no Facebook não:
– Acessarem o seu site;
– Deixar o processo mais barato (um exemplo simples, um pós-venda eficiente pode reduzir custo de logística com troca de produtos);
– Tiverem um ticket médio de compra mais alto que o usual;
– Tiverem um índice de recompra invejável ao ser comparado a outras mídias;

Enfim, se eles não adicionarem nenhum valor ao seu negócio de uma forma mensurável.

Vamos entender como usar o GA (Google Analytics) e como tirar alguns indicadores para facilitar o nosso trabalho de encontrar os números que vão nos guiar na escolha do melhor investimento (de tempo, dinheiro em mídia, equipe, recuso internos de tecnologia)

1. Monitore o tráfico de Busca

O Google pode (e deve) ser um grande aliado para a gestão de mídias sociais. Use o analytics para trazer insigths importantes.

Os acessos através das buscas orgânicas são indicadores interessantes de como as pessoas, que já procuram por sua marca, fazem a relação de conteúdo com ela.

Olhe os acessos dos Google e faça algumas perguntas básicas, como:

  • Quais são as principais keywords da busca orgânica, excluindo os termos institucionais, que trazem as pessoas para o seu site?
  • Quais são os principais produtos que estão convertendo a partir de Buscas? Essa métrica pode te dar boas relações de produtos para serem explorados buscando uma melhor conversão, por tanto, aumentando o ROI.

  • Quais sâo os termos relacionados com a sua marca que os usuários estão buscando? Ex.: “Minha marca + _______”, a segunda palavra é uma relação direta que as pessoas já fazem com a sua marca e que se explorada corretamente, o seu conteúdo irá gerar mais reconhecimento nos usuários e logo, mais aceitação.

Você pode fazer essas e outras perguntas para identificar o comportamento do usuários e se fizer monitoramentos constantes, encontrará algumas tendências que valem a pena ser exploradas.

Dica adicional: Os panéis são ótimos para te ajudar a fazer leituras rápidas do que está acontecendo, adicione o painel abaixo ao seu GA e ganhe tempo para visualizar suas métricas.

https://www.google.com/analytics/web/template?uid=ReVvcGR2Seq3srS1UODsHA

2.  Monitore o Engajamento de Marca

Use o Multi-Canais para fazer cruzamentos das visitas que começaram nas redes sociais e depois fecharam as compras por entrar por outro canal.

Essa métrica não irá aumentar o seu ROI de conversão direta, mas dará um retorno prático da influência do seu trabalho no resultado de contrução de marca.

Ex.: Em uma ação básica de concurso cultural, você terá o resultado de quantas pessoas foram atingidas nas redes sociais > Quantas acessaram o concurso > Quantas participaram ativamente > Quantas compartilharam e geraram mais tráfico social para ação. Correto? Todas essas métricas são números que estão entre o awerness de marca e o engajamento da ação. Considero completa a etapa de engajamento com site/Marca quanto o usuário não está só reconhecendo e interagindo com a marca em mídias sociais, mas ele está querendo saber mais sobre a marca e seus serviços/produtos. Isso pode ser medido através da participação dos canais sociais para a construção do acesso de tráfego direto ou o quanto esse acesso social se engaja com o seu site.

Se você achou um pouco confuso o conceito de engajamento de marca, o post sobre funil de conversão social fala exatamente sobre a cadeia de engajamento de marca.

Para calcular essa métrica, use:

  • Percentagem de engajamento de marca gerada por social (Visitas originadas de buscas Institucionais-ou-Diretos que tiveram início por um acesso social / Visitas gerais de buscas orgânica e diretos). – Use a área de Funis multicanal do Analytics para acessar esses dados.

3. Monitore o Engajamento dos visitantes com o site

Fazer uma leitura da navegação do usuário e o relacionamento com o site deveria ser uma das primeiras coisas a se faer antes de um planejamento estratégico em mídias sociais, mas a maioria do material que é encontrado sobre métricas de mídias sociais fala muito do monitoramento e análise das conversas que acontecem fora do seu site e deixam de falar/analisar das pessoas que estão gerando todos esses dados ricos e que já estão em seu site.

Aqui vai uma colinha simples o objetiva de como medir a interatividade no seu site (cada site é um caso, a ideia é entender o macro e adaptar para a sua realidade).

Algumas métricas:

  • Porcentagem de visitantes que deixam comentários;

  • Porcentagem de visitantes que compartilham/votam/amplificam nas mídias sociais;

  • Índice de conversão (Porcentagem visitas/conversão) – Vendas, downloads, leads, reviews e classificações derivadas das mídias sociais;

  • Porcentagem dos visitantes que clickam no seu link de Call To Action;

  • Tempo médio de visita;

  • Caminho/Etapas para conversão;

  • Índice de visitas engajados (Nº de engajamentos/Total visitas);

  • Indice de recompra.

4. (Expandido)  Monitore o Engajamento Social do seu site

KPIs:

  • Número de ações sociais (Curtir, Tweets) / Pelo número de páginas com os botões de compartilhamento;

Com o Facebook Insights, você pode adicionar um ID ao código do seu site e ter algumas informações sobre a atividade social do seu site.

  • Influencia do sua comunidade nas ações sociais do site (número de tweets/Curtir… por acessos derivados das mídias sociais.

 

Gostaria de agradecer o E-commerce Brasil pela oportunidade de conversamos e aproveitar para convida-los para acessar o meu blog de mídias sociais, vai que você gosta de alguma coisa lá também, né?!

Você também tem algum macete ou jeitinho de usar o Google Analytics para ajudar no trabalho de mídias sociais? Deixe sua dica nos cometários desse artigo.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

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