Gmail implementa novos recursos de descadastro e feedback loop – FBL
Após a polêmica relacionada às abas na caixa de entrada do Gmail, o Google recentemente anunciou no evento M3AAWG, em São Francisco, duas novas implementações no provedor – a primeira é o recurso de “Easy Unsubscribe” ou “Cancelar Inscrição”, como aparece no Gmail em português. Já a segunda é a criação de um programa de Feedback Loop para ESPs (E-mail Service Providers), até então inexistente no Gmail.
Confira abaixo o detalhe de cada novo recurso:
Link de Cancelar Inscrição
O Gmail agora está exibindo o botão “Cancelar Inscrição” nas mensagens. Este botão aparece ao lado do nome do remetente do e-mail, quando a mensagem está aberta. Na verdade, isto não é uma inovação, mas a expansão de um mecanismo já existente chamado “List Unsubscribe”, utilizado há algum tempo, e que todos os clientes da Responsys utilizam por padrão desde o início de 2013.
Quando o parâmetro “List Unsubscribe” está dentro do cabeçalho de um e-mail, um link é inserido e este envia uma solicitação de cancelamento de inscrição – com o endereço de e-mail do usuário – de volta para o remetente. Quando isto iniciou, foi uma grande implementação realizada pelo Gmail, pois este provedor, pela primeira vez, fornecia algum feedback para remoção de destinatários que reportavam spam.
A implementação do novo recurso “Cancelar Inscrição” não é tão diferente em relação à versão anterior. Basicamente, a principal mudança é que agora os usuários poderão ver o link. Anteriormente, com o “List Unsubscribe”, a única opção oferecida pelo Gmail era clicar no botão “Denunciar Spam”, na interface do Gmail, e então eram oferecidas as duas opções de “Denunciar Spam” ou “Cancelar inscrição e denunciar como spam”. Isso foi ótimo para os remetentes, pois ajudou a higienizar a lista de envio a partir do momento que o Gmail oferecia o descadastro daquele remetente.
A nova versão do “Cancelar Inscrição” possui algumas diferenças. O link será exibido para todos os usuários que mantêm uma boa reputação com o Gmail. Isto significa que os usuários terão a oportunidade de cancelar a assinatura diretamente pelo provedor. Este fato é uma ótima notícia, pois pode resultar em uma grande redução no número de reclamações spam que tanto podem prejudicar a entregabilidade de e-mails. É claro que também poderá refletir num aumento de descadastros, mas mesmo que exista um aumento nesta taxa, a redução de reclamações spam já será uma vitória para os remetentes melhorarem sua performance perante os filtros anti-spam do Gmail.
É importante salientar que, de acordo com o Google (Link: https://support.google.com/mail/answer/80405?hlrm=en&ctx=mail), a solicitação de cancelamento pode levar até três dias para ser processada, e, por isto, pode demorar alguns dias para o usuário parar de receber as mensagens. O Google ainda informa que a opção de “Cancelar Inscrição” não será fornecida para todas as listas de e-mails, como, por exemplo, aquelas que o Gmail identifica como lista spammer. Caso a mensagem seja confiável e não possua o link de cancelamento do Gmail, será necessário fazer o mesmo pelo link de descadastro real da mensagem.
Feedback Loop
O segundo anúncio do Gmail está relacionado à criação da primeira aplicação de FBL (Feedback Loop). Esta fase inicial é projetada apenas para participação dos ESPs, não contemplando os usuários individuais.
No entanto, ainda não há muitos detalhes técnicos sobre o funcionamento deste FBL. Em geral, o Gmail tende a usar a sua própria tecnologia com qualquer coisa que eles projetem, por isso, seria possível haver um desenvolvimento em nível de ESP, assim como ajustes no nível de remetente.
Independentemente disso, a inclusão de um FBL no Gmail é uma notícia maravilhosa para os remetentes. Até o momento, não tínhamos de forma alguma como saber quais os destinatários estavam reclamando spam e, provavelmente, os remetentes continuavam enviando e-mails para aqueles que não queriam receber.
O Google nunca fornece muitas informações sobre suas novas implementações, e quando fornece é comum fazer de forma gradual. Dessa maneira, assim que tivermos mais novidades sobre estes recursos atualizaremos todos por aqui.
Não serve para nada estes “Descadastre-se”, pois continuam mandando emails e mais emails. É um saco isso, falta de respeito!
Oi, Jonathan. Tudo bem?
O descadastro que não funciona corretamente realmente pode ser um problema. Tanto para o usuário que é incomodado pelo contínuo recebimento de campanhas não relevantes para ele, como para a empresa que pode ter taxas altas de reclamação spam, prejudicando a reputação de seu IP perante os provedores de e-mail. No entanto, empresas sérias removem os usuários que fazem o descadastro assim que o mesmo solicita. Às vezes pode ocorrer um pequeno delay como o próprio Google informa que o Gmail pode levar até 3 dias para descadastrar. No entanto, a opção de descadastro é uma boa prática fundamental para se manter a performance por e-mail elevada para qualquer campanha, pois funciona auxiliando na higienização das listas, o que garante uma maior qualidade.
Acredito que o Google realmente queira refinar as campanhas por e-mail. Porém, me pergunto se esse botão não será um obstáculo para empresas que utilizam E-mail Marketing de maneira saudável. Trabalho neste mercado e sei o quanto é complicado desenvolver um trabalho efetivo e bem visto. Construir, manter e aumentar um Mailing pode demorar anos. Claro que é uma medida necessária, visto o número de Spammers que há no mercado. Mas, quem deveria assumir a “bronca” mesmo, são os fornecedores de tecnologia para E-mail que vendem isso… Por mais pessimista que seja, acredito na evolução deste canal e no crescimento exponencial de empresas que o utilizam. Valeu pelo post!
Não presta mesmo pois continuam mandando mais spam .