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Por que os gestores de e-commerce também devem olhar para o SXO?

Por: Ricardo Garrido

Responsável pela condução dos negócios do marketplace no Brasil, incluindo: recrutamento de vendedores, melhoria da experiência de seleção, precificação e entrega, e programas de atendimento como Fulfillment by Amazon (FBA).

A evolução dos algoritmos de busca na internet vem revolucionando o mercado, atuando diretamente com o User Experience, ou experiência do usuário. O resultado é o desenvolvimento do conceito SXO – Search Experience Optimization, que promove grandes diferenciais aos clientes e marcas.

Com a ascensão do mundo digital, a combinação entre os motores de busca online e a experiência do usuário se tornou extremamente necessária. Sobretudo para proporcionar oportunidades para clientes e negócios, inclusive otimizando o processo de conversão.

Assim, se você deseja que a sua marca se destaque no meio digital e ofereça diferenciais importantes ao público-alvo, entender esse conceito é essencial. Pensando nisso, confira, neste artigo, o que significa, qual a importância e como aplicar o SXO – Search Experience Optimization – no seu negócio.

O que é o User Experience – UX?

User Experience – UX, ou experiência do usuário em tradução livre, consiste em um conjunto de fatores que envolvem o contato de uma pessoa com uma marca. Nesse caso, são aspectos relacionados com o site e serviços digitais oferecidos ao cliente durante a relação com o negócio.

Sendo assim, o User Experience é normalmente relacionado com questões de design e as sensações que o usuário tem ao entrar e navegar pelo site. Em outras palavras, é a relevância dos conteúdos, praticidade de acesso a informações e satisfação. Ou seja, tem foco nas pessoas.

Qual a relação do UX com o Google?

Estar em uma posição de destaque na página do Google quando o usuário busca informações é importante para todo negócio, seja e-commerce ou loja física. Trata-se de um fator que contribui para elevar a visibilidade e facilitar o processo de conversão dos clientes.

No entanto, para organizar os resultados e apresentá-los aos usuários, o Google utiliza algumas métricas para avaliar a performance de um negócio – como a relevância do conteúdo, taxa de rejeição, responsividade e outros indicadores, que auxiliam a entregar resultados precisos ao usuário.

Nesse sentido, o Google investe na evolução dos algoritmos com o objetivo de melhorar a experiência do usuário para encontrar exatamente o que procura. Por isso, o site comercial que oferece bons conteúdos, design e navegação eficiente tem mais chances de se posicionar bem nas buscas.

Por que é importante considerar a experiência do cliente?

O sucesso de um e-commerce depende de muitos fatores, desde a qualidade dos produtos, serviços, gestão interna e questões mercadológicas. Nesse cenário, a experiência do cliente tem um peso significativo e contribui para potencializar os resultados.

Sendo assim, ter a experiência do cliente como uma prioridade é importante pelos seguintes motivos:

  • aumento das vendas;
  • facilidade para conversão de leads;
  • aumento da taxa de fidelização;
  • melhora o relacionamento com o público;
  • maior eficiência do marketing digital.

Portanto, se preocupar com a experiência do cliente é essencial para todo gestor de um e-commerce, pois representa um grande diferencial competitivo. Além disso, facilita o processo e reduz os custos para atingir os objetivos do marketing e manter a satisfação do consumidor.

O que é SXO – Search Experience Optimization?

SXO – Search Experience Optimization – é uma evolução do mundo digital e consiste na união de duas estratégias importantes. Que são o SEO – Search Engine Optimization -, ou otimização para motores de busca, e o User Experience – UX -, experiência do usuário.

Sendo assim, a combinação dessas técnicas gerou o SXO, que promove a otimização do mecanismo de busca na internet, alinhada com a boa experiência do usuário. Dessa forma, é uma abordagem que considera a experiência orgânica e intuitiva do usuário como principal objetivo.

Nessa perspectiva, o modelo SXO é baseado nos seguintes princípios:

  • utilidade ao usuário;
  • acessibilidade;
  • eficiência das estratégias de SEO;
  • design do site;
  • relevância dos conteúdos;
  • confiabilidade;
  • praticidade de navegação.

Enfim, trata-se de um novo conceito, que desenvolve soluções para melhorar o posicionamento nos motores de busca por meio da experiência do usuário, favorecendo respostas relevantes e ágeis para o que a pessoa está procurando, além de facilitar a conversão.

Como o SXO pode ser trabalhado em um negócio?

Devido ao crescimento acelerado das compras na internet, utilizar estratégias de SXO é indispensável para o sucesso de um e-commerce. É uma forma para oferecer uma experiência enriquecedora ao cliente e ainda ter oportunidades de estar bem posicionado nos sites de busca.

Nesse sentido, trabalhar o SXO é um processo técnico e criterioso. Por isso, é essencial contar com um planejamento específico, considerando o seu público-alvo, objetivos e produtos comercializados para desenvolver ações promissoras e certeiras, capazes de cativar o usuário.

Veja a seguir como trabalhar o SXO no e-commerce.

Otimize a palavra-chave

Um dos primeiros fatores que merecem atenção é a otimização da palavra-chave nos conteúdos e no site, que consiste nos aspectos mais importantes dos princípios SEO. Por isso, tenha atenção e conte com profissionais especialistas para auxiliar a otimizar e facilitar ser encontrado nas buscas.

Centralize o site no usuário

O site é crucial e um dos pilares para promover uma experiência enriquecedora ao usuário. Sendo assim, é preciso desenvolver um site que seja eficiente, com design inovador e uma interface intuitiva, de forma que mantenha a atenção da pessoa e estimule a navegação.

Ofereça uma experiência diferenciada

Apesar de o contato do cliente com o e-commerce ser feito em meio digital, oferecer uma experiência memorável durante o relacionamento é indispensável. Nesse sentido, é preciso investir em estratégias de SXO que contemplem toda a jornada de compra e proporcione qualidade e excelência em todos os momentos.

Ofereça conteúdo útil

O conteúdo precisa transmitir informações úteis ao usuário e contribuir para solucionar as dúvidas e necessidades com eficiência. Portanto, desenvolva temas relevantes, segmentados e de acordo com o funil de conversão, para atrair e manter o público de uma forma agradável e estratégica.

Torne o site utilizável

O site precisa ser utilizável para melhorar a experiência do cliente e reduzir as taxas de rejeição. Dessa forma, é preciso que atenda exatamente às necessidades e ofereça o que o público precisa de um jeito simples, funcional e prático.

Melhore o design do site

O design do site é essencial para a satisfação do usuário e contribui diretamente para as estratégias de SXO, pois influencia na experiência do usuário. Diante disso, desenvolver um site com design moderno, fotos e artes bem planejadas deve ser uma prioridade para o e-commerce.

Otimize a acessibilidade do site

O site precisa ser desenvolvido considerando a acessibilidade em todos os dispositivos e para todos os públicos, de forma a garantir uma boa experiência. Dessa forma, ter um site acessível para todas as pessoas é fundamental, inclusive com funcionalidades para atender a aplicativos e pessoas com necessidades especiais.

Do que o site precisa para entregar uma boa UX?

Como você viu até aqui, o site tem uma influência direta na experiência do usuário e contribui para a satisfação e conversão de vendas. Por esse motivo, é imprescindível investir em estratégias de SXO para entregar um site valioso, confiável e com ótimo desempenho para o seu público-alvo.

Nesse sentido, o empreendedor do e-commerce deve contar com apoio profissional especializado para estudar o site de forma abrangente. Afinal, é preciso considerar as características do público, persona e objetivos para estabelecer as melhores técnicas de User Experience e SXO.

De forma geral, para entregar uma boa experiência do usuário, o site precisa atender aos seguintes requisitos:

  • design inteligente e inovador;
  • boa velocidade de carregamento e acesso a links;
  • uso adequado das chamadas para ação – CTAs;
  • boa escaneabilidade nos conteúdos;
  • técnicas apropriadas de UX writing;
  • imagens e vídeos adequados e sem excessos;
  • boa experiência para o uso mobile;
  • site harmônico e consistente;
  • atenção aos links para evitar erros;
  • acompanhar as mudanças nos algoritmos do Google;
  • cuidado com distrações e pop-up em excesso.

Ao considerar esses fatores no desenvolvimento do seu site, você terá uma excelente ferramenta para interagir com o público e promover uma experiência incrível. Além disso, é a oportunidade ideal para ter requisitos importantes para permanecer em boa colocação nos mecanismos de busca.

Qual a importância das técnicas de SXO?

O SXO combina técnicas que favorecem a visibilidade em mecanismos de busca, otimizam a experiência do usuário e contribuem para a conversão. Sendo assim, é uma metodologia essencial para o desempenho de um e-commerce em um mercado extremamente competitivo.

Além das questões comerciais, o SXO é uma estratégia importante para o reconhecimento e o posicionamento de marca. Ao oferecer uma experiência enriquecedora ao usuário, qualidade nos serviços, produtos e um bom pós-venda, o negócio terá facilidade para se destacar no mercado.

Em vista disso, até mesmo as estratégias de marketing serão mais eficazes e favoráveis a resultados surpreendentes. Fator crucial para alcançar os objetivos e manter as receitas positivas, garantindo o crescimento sustentável do e-commerce.

Portanto, as técnicas de SXO são decisivas para um negócio atuar de forma estratégica, moderna e inovadora, com potencial para se destacar no mercado. Sobretudo, criando oportunidades para ter diferenciais e se destacar dos concorrentes diretos e indiretos.

Como pôde concluir neste artigo, o SXO é uma evolução do SEO e investe na experiência do usuário para impulsionar o crescimento de um negócio. Sendo assim, é uma metodologia que deve estar presente no planejamento empresarial, pois eleva as chances de sucesso.

Leia também: Como a estratégia de SXO pode melhorar o relacionamento com o cliente?