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Gestor! Você gerencia os relatórios de segurança de seu e-commerce?

Como um bom gestor, você precisa monitorar o comportamento de sua loja virtual e entender todos os indicadores, desde o número de pedidos que recebeu até o comportamento de suas campanhas nos principais canais de marketing.

Esse tipo de análise permite identificar em que status seu negócio se encontra e quais pontos de melhoria precisam ser atacados para tornar a experiência do consumidor cada vez mais facilitada e trazendo retorno para seu negócio.

Mas, infelizmente, muitos lojistas negligenciam um relatório muito importante e que precisa, sim, ser analisado para que a sobrevivência do negócio não seja comprometida. Estamos falando do relatório de segurança de seu site.

Apocalíptico demais? Não, apenas fazendo uma constatação

Pense comigo: se seu e-commerce for invadido, e os dados dos clientes forem expostos e caírem nas mãos de pessoas mal-intencionadas, qual será o futuro de sua loja virtual? Se grandes marcas, já estabelecidas no mercado, e que passam por isso costumam ter problemas com o reposicionamento, os pequenos e médios negócios têm chances de acabar com um fim ainda mais trágico.

O que um relatório de segurança deve conter?

Tudo vai depender dos serviços que você contrata. Por exemplo, vamos usar um modelo padrão, quando o lojista contrata o serviço de SSL e a Blindagem de Sites, que permite a utilização do selo Site Blindado. Nesses casos, é possível ter acesso a informações como:

SSL

  • Análise da instalação: é possível verificar se o certificado foi instalado de maneira adequada. Hoje, por exemplo, a Site Blindado, por exemplo, já oferece um scan que atribui uma nota a essa instalação e que mostra quais pontos devem ser corrigidos para que o SSL consiga, realmente, criptografar as informações que trafegam por seu site.
  • Acompanhar o prazo de vencimento de todos os seus certificados: outro importante dado que os relatórios podem apontar é com relação ao vencimento de seus certificados digitais. Geralmente o modelo de pagamento desse serviço é anual, portanto, é preciso entender quando seu certificado vai expirar para já providenciar a renovação.

Blindagem de Sites

  • Vulnerabilidades encontradas no site: para exibir o selo de Site Blindado é preciso fazer as correções das vulnerabilidades encontradas no site, esse é um requisito para a utilização do selo. Mas esses reports podem ser utilizados de forma estratégica. Por exemplo, se uma vulnerabilidade está sendo constante em seus relatórios, pode haver um ponto de atenção. Você já parou para pensar nisso? Uma forma de otimizar é criar uma política para reduzir o número de vulnerabilidades críticas e acompanhar esse indicador.

Como evitar problemas com a segurança de seu site?

Depois de contratar os serviços que melhor atendam sua operação de e-commerce, é preciso solicitar reports periódicos ao seu fornecedor de segurança.

Os principais, que atendem às grandes marcas, já disponibilizam isso de forma automática, por meio do painel do cliente, onde é possível identificar dados como as principais vulnerabilidades do site. Alguns gestores deixam essa etapa totalmente com o pessoal de tecnologia, sem fazer um balanço do andamento da operação.

Agora, quando receber o relatório de acesso de seu site, olhe com cuidado para esse importante indicador da saúde de seu e-commerce e monitore as vulnerabilidades recorrentes de sua loja virtual, assim, será mais simples tomar as medidas preventivas.

Você tem – ou deveria ter – acesso a todos esses dados, basta alinhar com seu fornecedor de segurança. Se ele não fornecer esse tipo de dado, é bom ficar atento. De que forma ele cuida da sua segurança se não consegue apontar a quais riscos sua loja está exposta?