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Gestão logística para sellers do marketplace

Por: Lucas Vidal

Gerente de Novos Negócios da SkyHub, empresa especialista em integração com os principais marketplaces do Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela UFRGS com Mestrado pela Ecole Centrale Marseille, na França. Na SkyHub é responsável pela área comercial, bem como a manutenção das parceiras com os diferentes marketplaces que a SkyHub integra

Uma grande quantidade de pedidos em cada marketplace, alguns em aberto, outros aguardando o pagamento e outros cancelados. Cada um para um lugar do país, com um frete diferente. Parece difícil gerir tudo, não é mesmo? Mas parar de vender nesses canais é algo fora de cogitação, já que o retorno vale muito a pena. O que fazer neste caso?

Calma, a gestão logística no marketplace nem é tão difícil assim. Basta saber muito bem o que e como gerenciar. Algumas medidas que podem ser adotadas nesse sentido são:

Sincronizar seu estoque

Não importa se você está em um ou em 10 marketplaces. Seu estoque, no fim das contas, é um só e, mesmo que você também possua uma loja física, não é muito interessante geri-los separadamente, já que você pode acabar se perdendo.

Uma dica é tentar sincronizar todas as suas informações de estoque, das vendas físicas e virtuais, em todos os marketplaces, e do seu e-commerce, em um único lugar. Assim, você poderá direcionar os produtos para onde eles realmente tiverem mais saída.

Controlar status de pedidos

Há ferramentas que atuam no sentido de centralizar informações de marketplaces e que mostram em um só lugar, todos os pedidos e status de cada um.

Mesmo que você não centralize estas informações de forma automática, tenha algum registro que te permita analisar e controlar os status de cada pedido, pois isso é fundamental para saber o momento de despachar cada uma das mercadorias e não atrasar as entregas.

Gerenciar o frete de todos os pedidos

Todos os pedidos que você recebe terão suas particularidades, e a região de envio é uma delas. Cada lugar exigirá um cálculo específico de frete e ter esse controle total de todos os pedidos é um ponto de extrema atenção. Conforme o negócio crescer e a gestão envolver mais e mais pedidos, o gestor poderá contar com o auxílio de alguns sistemas que ajudem na gestão de frete.

Há soluções manuais para os pequenos negócios e que lidam com poucos pedidos e uma logística menor, inclusive é possível planilhar informações que você achar relevantes por meio de sua conta no Excel ou nas planilhas do Google Drive. Já quem lida com muitos números e precisa otimizar o trabalho, poderá adotar ferramentas profissionais de gestão que ajudem nesse controle logístico.

Ainda existem três pontos que precisam ser destacados:

  • Analisar consultas: algumas integradoras, como a SkyHub, por exemplo, permitem, por meio de suas integrações via API, verificar a quantidade de consultas por frete. Esse tipo de informação ajuda na definição das estratégias de frete de seu marketplace.
  • Pense na buy box: o frete é um dos fatores levados em consideração para a definição dos produtos que serão buy box nos marketplaces. Essa estratégia não está atrelada apenas a questão de vender mais ou não, mas também ao destaque que o seller terá nos canais em que vende seus produtos.
  • Tenha parceiros para gerenciar suas tabelas de frete: existem empresas no mercado que oferecem de gestão de tabelas de frete. Podemos citar como exemplo Intelipost e Axado. Ambas podem ajudar o seller no que diz respeito ao frete.

No fim, não importa o tamanho do seu negócio, mas o que fará com que ele engrene é sempre o olhar do dono, e essa gestão controlada é que dá visibilidade do que precisa ser feito.