Acesso rápido

O seu negócio já está por dentro da gestão horizontal?

por Rafael Mucheroni Sexta-feira, 12 de julho de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Independente do negócio, a fase de planejamento é a etapa mais importante. Afinal, é a partir dela que os objetivos são definidos, planos internos e externos são estruturados e, principalmente quais ações permitirão alcançá-los.

Envolto a tudo isso, há um papel determinante para que uma empresa consiga atingir o sucesso em sua área: a gestão.

Diferente do estereótipo fortalecido durante muitos anos, o gestor não é alguém incumbido de dar ordens, fiscalizar atitudes, comportamentos e impor regras. Ele é responsável por desenvolver uma função político-administrativa dentro da empresa.

O que isso significa?

A gestão eficiente é capaz de colocar em curso o plano inicial, de modo que ele reflita positivamente em todas as áreas do negócio. Ou seja: pessoas, estrutura, processos, rendimento e finanças.

As guinadas frequentes do mercado estão exigindo cada vez mais que os negócios otimizem seu tempo, agilizem fases burocráticas ou mesmo se reinventem dentro de seu próprio segmento. Prova disso são os comércios eletrônicos e a gestão de e-commerce.

Gerir um e-commerce, por exemplo, não é uma tarefa nada fácil. Requer atenção em diversas questões, como:

  • controle de estoque;
  • formas de pagamento;
  • logística;
  • rapidez nos procedimentos;
  • controle de capital.

A maioria dos e-commerces, entendendo isso, utiliza sistema ERP — útil à gestão. Com ele é possível integrar diferentes microssistemas, proporcionando facilidade para gerir a loja e mantê-la organizada.

Independente do ramo, a gestão existe para equilibrar todas as pontas de uma empresa, colocando-a em uma condição de crescimento constante.

A partir disso, novos conceitos sobre o tema começaram a surgir dentro das organizações. E traz à tona a gestão horizontal.

Gestão horizontal?

Acreditando que a ideia de gestão vertical (baseada em hierarquia vista como modelo durante anos) está totalmente defasada, a gestão horizontal é aplicada na contramão dos moldes tradicionais.

A gestão horizontal não segue um nível hierárquico. Isto é, os funcionários respondem a apenas uma pessoa. Isso lhes propicia o sentimento de “liberdade” e, consequentemente, um melhor rendimento.

Essa estrutura funciona estimulando a liberdade de todos os colaboradores que compõem a empresa, engajando-os e permitindo que eles tenham autonomia para tomar decisões dentro do ambiente de trabalho.

Empresas multinacionais como Google, Tesla, Netflix e Grupo Ideal Trends se baseiam nessa gestão. O intuito, no caso, é o de facilitar seus processos internos.

Por falar nisso, as vantagens da gestão horizontal são:

  • Colaboradores interessados;
  • Rentável à empresa;
  • Equipe polivalente;
  • Tomada de decisões rápidas;
  • Alinhamento entre diferentes setores;
  • Menos refações.

Deixar de prestar contas a um gerente diretamente, não quer dizer que a empresa esteja desorganizada. Na verdade, o diferencial da gestão horizontal é investir na capacitação de todos os colaboradores, de modo que eles tenham pleno conhecimento sobre suas funções e consigam executá-las perfeitamente.

A importância da gestão horizontal no seu negócio

A gestão não precisa ser complexa para ser eficiente. Pelo contrário, quanto mais simples, direta e assertiva, melhor. A gestão horizontal propicia emancipação à uma empresa. Torna os processos internos mais eficazes, o que por consequência irá refletir positivamente no ambiente externo. Seja parcerias, imagem institucional ou mesmo lucratividade.

Além disso, de acordo com a filosofia empregada na Google, a gestão horizontal promove liberdade em um ambiente de trabalho. É um motivador de pessoas que, estimuladas, rendem mais e encontram satisfação em suas tarefas.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.