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Gestão facilitada: dados do e-commerce à disposição no dashboard

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

É no dashboard de sua plataforma de e-commerce que você encontra os acessos administrativos, insere, edita e gerencia o conteúdo. E deveria ser também o local ideal para que o gestor encontrasse dados sobre o negócio de forma simples, prática e real, certo? Mas não é sempre assim.

As plataformas e ferramentas mais antigas apresentam painéis administrativos que por vezes mais nos confundem do que ajudam. Para extrair dados é preciso exportar planilhas, cruzar informações, analisar.

Não seria perfeito se o sistema da sua loja virtual, além de suportar todo seu processo de vendas, te fornecesse, de forma clara, as informações geradas ao longo desse fluxo? Pois fique de olho nas novas ferramentas ofertadas pelo mercado – essa já é uma realidade para empresas de ponta.

Como isso funciona?

Simples e prático. Os novos modelos de dashboards organizam de forma sistêmica os dados e transações de seu e-commerce, tornando possível avaliar ali mesmo, no painel administrativo, a satisfação dos clientes, qual forma de transporte tem sido mais eficaz, a atuação da sua equipe e até mesmo o histórico de compra de um cliente recorrente.

O resultado é uma gestão muito mais prática e que permite a tomada de decisões embasada em dados reais e consistentes, gerando economia e lucro. Temos observado clientes que já usam esse novo modelo de ferramenta decidirem, por exemplo, por determinada transportadora ao perceberem maior índice de satisfação dos clientes, respeito aos prazos de entrega e, consequentemente, terem mais compradores fidelizados.

Ao apresentarem um maior número de recompra e um sistema que mostra o histórico de cada cliente, o uso indiscriminado das ferramentas de análise de risco deixa de ser necessário. É possível avaliar se o freguês já comprou outras vezes, saber a forma de pagamento utilizado, o valor gasto e se houve ou não problema.

Outro grande diferencial é na gestão de marketing, já que boa parte dessas novas ferramentas permitem identificar quais canais geram a maior taxa de conversão. Além de informar sobre o número de visitas que cada uma das fontes gerou, é possível analisar qual vendeu mais, qual teve maior número de carrinhos abandonados e qual atraiu mais curiosos, que olharam, mas não fecharam o negócio.

Ou seja, com os dashboards modernos você ganha tempo e muito mais dados para gerir seu e-commerce sem ter que investir em ferramentas externas. Procure se informar!