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Gestão e planejamento: como atingir as potencialidades de sua empresa

Por: Luiz Felipe Rocha

Social Mídia e Redator. Entrou no time SGPweb em novembro de 2021 com o intuito de manter o grupo por dentro das atualidades do mercado e deixar os canais de comunicação da empresa ainda mais cheio de novidades e tendências do e-commerce.

Um dos principais papéis de uma empresa é o de entregar soluções para seus clientes e, dessa forma, construir gradativamente a evolução de toda equipe, do produto ou serviço ofertado, da própria empresa e das relações de troca estabelecidas com o consumidor.

Neste artigo, o autor fala da importância da gestão, do vendedor online e de outros aspectos na potencialização da sua empresa.

Como gerar uma equipe de atendimento

O ponto central de todo atendimento ao cliente não é, necessariamente, o cliente, mas sim a dor que ele possui. Isolando o fato de que, dentre tantas outras preocupações, existe nessa relação do cliente com a sua empresa uma demanda muito específica, um ponto crítico pelo qual ele vem à sua procura e que definirá o tom do seu atendimento.

Percebendo a necessidade do consumidor, e tendo certeza de que sua empresa pode saná-la, torna-se fundamental garantir que todo seu time esteja preparado para atendê-lo. Um bom treinamento é sempre a melhor forma de alinhar o seu time. A partir das diferentes frentes de atuação de uma equipe, a essência sempre irá trazer o cliente para zona de conforto e satisfação.

Os princípios da gestão

Consideramos como princípios todas as bases que sustentam a operação de uma determinada atividade prática. Para gestão não seria diferente. Aqui, é possível estabelecer quatro princípios básicos que irão nortear o estímulo das potencialidades da sua empresa:

  • Planejar: desenhar uma linha estratégica para direcionar o seu negócio;
  • Organizar: juntar todos as ações e colocá-las em ordem, dentro de processos;
  • Dirigir: hora da ação! Esse é o momento em que os gestores exercem o papel de coordenar todas equipes no desempenho de suas funções;
  • Controlar: a forma de deixar as operações tomando o rumo certo é controlar ativamente suas etapas.

O papel da gestão nos dias de hoje

Desenvolvimento é o termo do século, utilizado para dizer a maneira como empresas estão se reestruturando de forma adaptativa às condições do mercado. A gestão com foco no favorecimento das potencialidades de cada uma delas é apenas o começo para a prosperidade empresarial. Começa no core business de cada estrutura institucional, passa pela linha ativa da empresa, gestores e colaboradores, até o resultado final refletido na resposta do seu público-alvo.

A tecnologia é um símbolo concreto dos novos modelos de gestão, pois ela consegue inserir várias ferramentas de performance que melhoram o desempenho operacional das empresas e facilitam a rotina de seus gestores. Os maiores exemplos ecoam pelos corredores dos principais polos empresariais do país dizendo que a solução está dentro das empresas, e não fora delas. Aproveite para desenvolver o seu time – o estímulo de talentos pode ser o resultado que você tanto esperava.

Como os canais de vendas estão se relacionando com o mercado consumidor

Através da experiência dos clientes com os canais de venda, foi possível observar tanto uma força emergente no digital como também uma fusão entre os dois meios. Denominada de omnichannel, a integração entre o mercado online e offline já é uma realidade preferencial de muitos consumidores.

Em ambos os formatos, suas preferências estão direcionadas para realizar o primeiro contato a partir de um canal e finalizar a compra por meio do outro. O maior desafio ainda é a adaptação, em que empresas estão se esforçando para se encaixar nessa bilateralidade do mercado.

O papel do vendedor online no comércio eletrônico

O vendedor online é, de qualquer forma, alguém que irá coordenar múltiplas ações necessárias para o operacional do negócio continuar funcionando. O público consumidor, no mercado digital, exige uma performance diferente, mais flexível com variações de tendência do comportamento dele.

No quesito habilidades, podemos destacar a capacidade em se relacionar com as pessoas na intenção de finalizar uma venda, em convencer pelo diálogo e caminhar junto ao consumidor durante toda esteira do processo de vendas. Entre os aspectos gerais das habilidades necessárias a um vendedor online está saber transcrever o seu produto ou serviço.

Após um plano bem estruturado e aplicado aos processos práticos do negócio, o vendedor online também é responsável por coordenar as ações do pós-venda, entender o impacto que suas ações tiveram para com o público e manter a conexão da empresa com o cliente depois da compra.

O papel do vendedor, portanto, é elementar. Ele quem conduz, de forma estratégica, o consumidor pela esteira de vendas até sua conversão efetiva.

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