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Gestão e controle de estoque em marketplaces

Por: Lucas Vidal

Gerente de Novos Negócios da SkyHub, empresa especialista em integração com os principais marketplaces do Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela UFRGS com Mestrado pela Ecole Centrale Marseille, na França. Na SkyHub é responsável pela área comercial, bem como a manutenção das parceiras com os diferentes marketplaces que a SkyHub integra

Trabalhar com marketplaces é uma excelente oportunidade para diferentes perfis de negócios, já que permite a exibição de seus produtos para um grande número de potenciais clientes, acostumados com grandes marcas.

Existem no mercado várias empresas que oferecem esse modelo, mas em quais você deve estar? Em todos, se possível. Tudo vai depender da estratégia traçada para o seu negócio. Existem lojas com um público mais diversificado e outras que atendem nicho. Como o comissionamento é comum em todas elas, estar na maior quantidade possível irá aumentar as suas chances de conversão.

Mas como nem tudo na vida é fácil, é preciso ter um processo muito bem estruturado para que o aumento de vendas não se torne um problema para a sua loja virtual.

Mas como vendas podem ser ruins?
Sim, dependendo da forma como o e-commerce estiver estruturado, existe a chance real de não conseguir entregar todos os pedidos, ou ainda vender algo que não esteja disponível em estoque. Se já existe esse risco operando apenas via loja virtuai própria, imagine estando presente em um marketplace, onde as chances de visualização do produto aumentam exponencialmente – o Submarino por exemplo, tem mais de 1 milhão de acessos diários.

Imagine um e-commerce fazendo parte de, dois, três, quatro marketplaces. Se a operação não estiver organizada, existe risco de não atender a demanda.

Mas o que fazer?
Deixar de vender ou trabalhar para melhorar a gestão de estoque e não perder a chance de potencializar a receita de seu e-commerce? A escolha óbvia é melhorar a forma como você gerencia seus produtos. Mas para isso é preciso agir.

Monitoramento constante e reavaliação de critérios
O principal desafio é o gerenciamento do estoque em tempo real, de uma forma que os gestores do negócio consigam ter uma visão clara:

● Do que ainda está disponível
● Em estado de alerta (acabando)
● Com furo de estoque (quando o produto não está disponível)

Ter um controle básico, mesmo que seja pelo próprio ERP, auxiliará a identificar quais produtos estão em estado de atenção e precisam ser monitorados. As demais informações como estoque e marketplaces nos quais está inserido, por exemplo, deverão ser colocadas a mão – o que está sujeito ao erro humano.

A solução, nesse caso, é a utilização de um software que auxilie na gestão da presença de sua loja virtual em marketplaces de forma centralizada. Isso permitirá que você saiba exatamente o status dos produtos em estoque e ir além, como criar regras especificas. Na prática você terá um único estoque, baseado no ERP ou na plataforma.

Esse estoque será atualizado com as vendas de cada canal. As regras servem para definir prioridades. Por exemplo, historicamente o marketplace A trás mais vendas que o marketplace B, por isso, quando o estoque tiver apenas 20 produtos, ele cancela as vendas no B e canaliza todo o estoque para a loja A, apenas para citar um exemplo de aplicação de regras que podem ser preestabelecidas em integradores, como a SkyHub, por exemplo.

Também é possível criar regras de segurança, como zerar a disponibilidade no estoque todas as vezes que atingir uma quantidade minima de produtos, isso funcionará para garantir que nada será vendido sem estoque.

De forma geral também é possível ter alguns insights sobre o seu negócio, o que vai facilitar muito na melhoria continua do projeto. Podemos destacar

● Análise de estoque descoberto – quando não tem o produto: para evitar ter brechas no estoque e perder vendas pela falta de algum item, o ideal, principalmente para produtos que saem muito, é definir uma quantidade mínima critica que exija a negociações imediata com o fabricante. Por exemplo, sempre que o estoque tiver em 30 unidades, você recebe um alerta e sabe que precisa solicitar mais produtos ao fabricante – claro, você precisa ter tempo hábil de recebimento desses produto para que ele seja armazenado, registrado e encaminhado ao cliente.

● Análise de estoque – giro e oportunidades: a análise de estoque vai propiciar que o gestor consiga recalcular as margens, potencializando aqueles SKUs com mais saída e fazendo ações diferenciadas para aqueles sem giro.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar na gestão de seu estoque enquanto estiver em um marketplace. Se surgirem outras dúvidas deixe nos comentários ou entre em contato com a SkyHub.