Gestão de e-commerce: segredos para ter controle sobre seu negócio

por Jasper Perrú Sexta-feira, 17 de janeiro de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

Praticar uma boa gestão de e-commerce significa possuir uma visão estratégica com o próprio negócio. Um profundo conhecimento das estratégias e de como reagir a diferentes situações é fundamental para melhorar qualquer resultado desejado — seja ele trazer mais reconhecimento para sua marca ou aumentar o faturamento total.

Administrar um negócio é também trabalhar em equipe. Por conta disso, criar a equipe certa para atender às demandas com qualidade é sim caminho para o sucesso. Uma boa retaguarda de pessoas é tão importante quanto de tecnologia, logística e infraestrutura. Aspectos como esse garantem um processo bem estruturado e um futuro próspero para sua gestão. E, claro, poderá contar com sua equipe também em momentos de dificuldade.

Saber como direcionar o rumo do seu e-commerce e planejar de forma adequada é fundamental. Por isso, vamos dizer nesse artigo algumas maneiras de garantir esse controle.

Planejamento de negócio

Quando iniciamos um novo negócio, cheio de ideias novas, pessoas novas, lotado de gastos e clientes variados, precisamos nos planejar para que as coisas cresçam de maneira adequada, certo? Porém, alguns empresários e donos de e-commerces costumam praticar o planejamento de um negócio apenas no surgimento de sua empresa, mas ele é constante e necessário.

Se planejar significa ter sempre uma análise geral e criar métodos de acompanhamento. Esses que se adaptam de acordo com a proposta da sua gestão e precisam de revisão/alterações recorrentes para manter a efetividade de seus dados.

O caminho é não viver em reação, mas na ação. Por isso, se planejar com antecedência não é sinal de insegurança, mas preparação para transformar dificuldades em oportunidades.

Você sabe realmente para quem você direciona seu negócio? Um dos principais passos para saber como lidar e conduzir uma gestão é conhecer o produto e para quem ele de fato encaixa (público-alvo).

Reconhecendo o público-alvo

No caso dos produtos, uma análise do mix dos itens que você apresenta para seus clientes corresponde à essa ideologia de operação. Quais são seus produtos mais fortes e mais fracos? Quais correspondem com determinada data? Todos esses questionamentos são válidos e trazem a reflexão sobre essa peça fundamental no seu negócio.

Já na análise do público-alvo, é preciso entender diversos aspectos — desde processos bem anteriores ao fechamento da compra. Pode ser, por exemplo, uma forma de pesquisa utilizada pela clientela.

  • como eles costumam comprar;
  • produtos relevantes em sua visão;
  • serviços que são levados em conta (como um bônus) para concluir a venda.

Gestão é tudo, não é mesmo? E para poder controlar o planejamento de um negócio, cuidando de sua saúde comercial e financeira, é preciso adquirir conhecimento e experiencias que adicionam na análise desses aspectos.

Observar a saúde do negócio

Primeiramente, no caso da saúde comercial, vale consumir conhecimento do mercado, como a forma como os canais podem atender suas necessidades ou a rentabilidade que determinadas ações podem gerar. Tudo isso irá ajudar no planejamento geral de seu e-commerce.

Já na saúde financeira, o olhar deve estar fixo nas despesas e na forma como elas influenciam os demais setores, atrelado ao controle real de fluxo de caixa em comparação à gestão orçamentária. Isso é fundamental para criar um conceito de desenvolvimento saudável da gestão. E afeta, consequentemente, outros serviços, como controle de estoque e frete, que resultam em uma boa margem de contribuição.

Ter controle de seu e-commerce parte de outros princípios fora o de faturar e manter o ganho de dinheiro. Conhecer de fato o seu negócio, desde suas fraquezas e pontos fortes provam uma boa gestão e uma brecha maior para um controle financeiro mais adequado.

E, repetindo a frase citada durante o artigo: não viver em reação, mas na ação.


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