Acesso rápido

Saiba como o gerenciamento de dados pode alavancar o seu negócio

por Rafael Albuquerque Segunda-feira, 07 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Nomes, documentos, compras, vendas e bens são apenas alguns exemplos de conteúdos que se transformaram em dados com a consolidação do ambiente digital. E, consequentemente, são essenciais no mundo dos negócios. O avanço da tecnologia nas últimas décadas fez com que os conjuntos de informações crescessem em importância entre as empresas. Por conta disso, é essencial que eles sejam processados e armazenados adequadamente para auxiliarem os empresários na tomada de decisão. Em um mundo cada vez mais conectado, o controle e o gerenciamento de dados são os diferenciais para obter sucesso em seu mercado.

Essa importância é refletida nos números. As soluções de gerenciamento de dados para empresas devem movimentar cerca de US$ 105 bilhões até 2020, com um crescimento médio anual de 10,2%, de acordo com estimativa da MarketsandMarkets. Esse desempenho positivo é explicado, principalmente pela necessidade cada vez maior das corporações de lidarem com informações em seus processos internos e externos e a busca por otimizar produtos e serviços desenvolvidos pela companhia.

Dessa forma, a qualidade dessa área deve ser o objetivo principal de qualquer estratégia corporativa. Um amontoado de dados, sem expertise para se transformar em informações válidas, não tem serventia e as empresas não conseguem extrair a inteligência necessária para embasarem suas escolhas. Entretanto, dados com qualidade na base permitem um maior alinhamento entre expectativa, produtividade e metas em todas as frentes da organização. Isso faz com que a tomada de decisões seja mais assertiva e, ao mesmo tempo, diminua os conflitos e falhas operacionais.

Quando há um banco de dados bem administrado, com informações de qualidade, a chance de obter sucesso é muito mais provável. Com esse recurso em mãos, os empresários conseguem analisar em qual direção a empresa está caminhando. Também identificam pontos de correção em suas estratégias e até áreas em que podem intensificar a atuação para expandir ainda mais. Além disso, dados atualizados permitem uma análise sobre o rendimento dos colaboradores, a qualidade do atendimento, o impacto das ações de marketing, o retorno obtido por determinadas ações de comunicação, entre outras finalidades.

Ter um bom gerenciamento de dados também traz efeitos imediatos no relacionamento com os clientes. Quando se tem informações assertivas e reais sobre o público que se engaja com a sua marca, a relação tende a ficar mais simples e agradável. Afinal, as necessidades dos consumidores não são apenas reconhecidas, como também atendidas pelos profissionais. Assim, a experiência sempre vai ser a melhor possível e o usuário ficará bem mais satisfeito com as interações feitas.

Hoje, com o mundo totalmente conectado, as empresas não podem mais ignorar a força dos dados em suas estratégias de negócios. Se antes muitos profissionais apostavam no feeling, agora é preciso embasar e justificar cada decisão tomada com análises e relatórios. Pode parecer algo difícil diante da crescente quantidade de informações no mundo online. Mas com as ferramentas de gestão adequadas, é possível extrair a inteligência necessária para enxergar o que realmente interessa em seu ramo de atuação.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.