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Geração Second Screen: Seu e-commerce linkado com a tendência global

Hoje vamos falar sobre comportamento de consumo. Como isso pode impactar diretamente em nossas vendas e projetos? Será que estamos antenados e preparados para as oportunidades?

Pode soar redundante dizer que o comportamento do consumidor tem mudado ao longo dos anos e se adaptado rapidamente aos produtos emergentes, principalmente porque temos um mercado tão dinâmico, onde novos produtos e serviços são apresentados diariamente ao consumidor.

Pode soar redundante também, dizer que o acesso à internet aumentou cerca de 105% nos últimos 10 anos e já atinge mais de 50% da população. Acesso este, atualmente potencializado pela explosão nas vendas de smartphones e tablets que já somam mais de 67 milhões de aparelhos 3G com plano de dados no Brasil.

Mas o fato é, que existem oportunidades significativas a serem exploradas diante de um cenário de mudança de comportamento criado a partir da popularização das tecnologias.  Mudanças muitas vezes imperceptíveis, que se infiltram em nosso cotidiano de maneira muito natural.

Mas que mudanças são essas? Graças aos dispositivos móveis que estão cada vez menores em tamanho e mais poderosos, nos tornamos usuários multi-tarefas, e a televisão, ainda que sendo a principal mídia de alcance em massa com penetração em 97% dos lares, já não detém 100% da nossa atenção. A forma como nós consumimos as informações transmitidas por ela já mudou.

Nós passamos a acessar de forma simultânea uma infinidade de conteúdos, em diversos dispositivos enquanto assistimos ao nosso programa favorito na TV. Seja verificando um e-mail, lendo um artigo, procurando informação sobre um produto ou detalhes sobre a própria programação em que assistimos no momento. Ou seja, a nossa atenção é alternada entre várias telas.

Esta tendência de comportamento chamada de “Second Screen” se tornará cada vez mais comum do que imaginamos, e abre um leque de possibilidades para o engajamento e vendas. Mas para isto, é preciso descobrir como conectar os comerciais e programas da TV para a Web, onde os espectadores podem aprender mais sobre os produtos, além de compra-los.

Recentemente o Instituto Nielsen divulgou uma pesquisa que mostra a tendência global para o uso de Tablet e Smpartphone. Os números apontam que 88% dos proprietários de Tablet nos EUA disseram ter usado seus dispositivos pelo menos uma vez nos últimos 30 dias enquanto assistiam a um programa na TV, contra 86% dos proprietários de Smartphones que fizeram o mesmo. Apesar da pesquisa não ter sido realizada no Brasil, não acredito que estejamos distantes desta realidade. Afinal somos apaixonados por Mobile.

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Sem sombra de dúvida a TV pode ser o caminho mais direto para a mente. Mas nós temos na web um ótimo gancho para reter a atenção dos telespectadores com conteúdo relevante no momento certo e relacionado com o produto desejado por eles. Com isso, podemos leva-los ao processo de compra em nosso e-commerce e a um engajamento maior com a nossa marca. Então não perca tempo, prepare agora mesmo sua estratégia de marketing digital para atender aos clientes multi-tela.

Ou você vai me dizer que nunca passou por sua cabeça utilizar um celular ou tablet enquanto assiste a TV? Você já faz parte da geração Second Screen.

Até o próximo artigo.