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Geração de conteúdo e o resultado do seu e-commerce

Por: Arthur Carli

É graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing Digital. Atua também com branding e construção de marcas. Colaborou com o lançamento de grandes marcas do mercado nacional e é um entusiasta de tecnologia, branding, digital e varejo. Atualmente, assumiu a posição de Head de Marketing na Cellairis Brasil, a maior marca de inovação mobile do mundo.

No último ano, com todos os reflexos gerados pela pandemia, tivemos uma mudança radical na economia global, no ambiente de negócios e comportamento do consumidor. De uma forma ou outra, todos os setores foram afetados e irão absorver as consequências ao longo dos próximos meses ou anos. Por outro lado, tivemos o privilégio de testemunhar o nascimento de um novo varejo, digital, conectado e atento ao novo comportamento dos consumidores.

De acordo com um estudo da Endeavor sobre o panorama das Pequenas e Médias Empresas após a pandemia, 85,6% dos entrevistados concordam que o Marketing de Conteúdo será mais representativo na retomada dos negócios. Além do cuidado com as vendas, essa geração de conteúdo ganha uma frente poderosa dentro das marcas que querem se relacionar com seu consumidor.

Com o marketing de conteúdo a equação é simples: um site sem visitas não gera leads. Sem os leads não há vendas e, por consequência, perde-se toda a razão trabalhar com essa estratégia, por exemplo. Sua marca precisa gastar energia na construção de algo que responda às perguntas da persona que você pretende atrair. O resultado disso é um público propenso a consumir.

Essa construção de conteúdo deve estar explícita no e-commerce, hoje um dos seus principais pontos de contato com o consumidor. O seu site precisa contar histórias — da marca, dos produtos, colaboradores, projetos. Deve ficar claro o que sua marca apoia e, principalmente, responder dúvidas dos clientes.

A persona principal para cada marca é a chave dessa conversa, considerada o centro para todas as ações na busca por resultados significativos. Ao perguntarmos quais são os problemas enfrentados por um público-alvo identificado, fica mais simples pensar em como encontrar soluções. A partir deste entendimento, sua marca passa a se colocar no lugar do outro e a entregar algo de valor, que de fato irá fazer diferença na vida das pessoas.

Ter consciência sobre o propósito de sua marca precisa estar neste contexto. Por que essa marca existe? A partir do momento que o empresário identifica a persona ideal e a resposta sobre quem é, o cliente e o público aparecem rapidamente. O passo seguinte é pensar como impactar este consumidor com conteúdos simples e que falam sobre a marca, gerando identificação e engajamento.

O Branding como plano de marca serve à esta comunicação. Não há necessidade de grandes investimentos no setor de marketing para este conteúdo, pois o objetivo é simplificar como o cliente vai enxergar a marca, um serviço ou produto. O estudo desse detalhamento antes de cada produto passa também por deixar claro como a estrutura funciona, com que nível de humanização e como a marca existe internamente.

Todo trabalho de conteúdo de valor e relacionamento com o consumidor visa gerar oportunidades para o negócio. Segundo pesquisa da DemandMetric, investir em Marketing de Conteúdo custa 62% menos do que em marketing tradicional — e gera até três vezes mais resultados.

Para finalizar, observemos que as marcas que desenham estratégia efetiva baseada nesses pontos anteriores para criar conteúdo adequado ao seu público-alvo/persona, vão, ao contrário de outras estratégias de geração de lead, trazer prospects, em vez de pedir a eles alguma coisa.