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Gatilhos mentais: quais usar para aumentar a venda no e-commerce?

por Wesley Dias Quarta-feira, 24 de abril de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Os gatilhos mentais são estímulos recebidos pela nossa mente. Eles influenciam diretamente a tomada de decisão. Saber utilizar esses gatilhos da forma correta pode produzir bons resultados para sua loja virtual.

O detalhe mais incrível dos gatilhos mentais é que mesmo sabendo que eles existem, ainda assim somos influenciados. Vamos entender como isso acontece?

O gatilho da reciprocidade no preço e frete grátis

Imagine que você precisa comprar um produto que custa R$ 100,00. Entretanto, o frete para sua cidade custa R$ 50,00.

Você com certeza vai achar o frete caro.

Então, você vai no Google e encontra outra loja oferecendo o mesmo produto, mas agora com o preço de R$ 149,99 e você ainda ganha frete grátis. Que beleza!

O preço é praticamente igual, mas existe algo que faz a segunda loja ser mais atrativa. Parece ter um benefício maior do que os R$ 0,01 de desconto. Conseguiu perceber o detalhe?

O produto da segunda loja fica mais atraente porque você tem a sensação de que “ganhou” alguma coisa e assim se sente no “dever” de retribuir. É ativado, assim, o gatilho da reciprocidade.

Esse gatilho também pode ser ativado através de cupons de desconto. Tenho certeza que você já fez um pedido em uma loja só porque recebeu um cupom na primeira compra, acertei?

O gatilho da segurança e prova social dos selos e depoimentos de clientes

Você já passou pela situação de tentar comprar algum produto na internet, mas a loja não passava confiança? Isso acontece principalmente no primeiro pedido, quando ele ainda não teve uma experiência com a sua loja. Quando o seu cliente se sente seguro em comprar na sua loja virtual tudo fica mais fácil.

Para garantir que o gatilho da segurança e prova social seja ativado, aplique as sugestões abaixo:

  • Tenha um layout profissional;
  • Integre sua loja com ferramentas que coletem depoimentos de clientes;
  • Use Selos de Segurança;
  • Instalar um Certificado Digital (SSL);
  • Solicite aos clientes depoimentos e disponibilize-os em uma página dentro da loja.

Além disso, umas das preocupações dos clientes é se eles vão conseguir pagar as compras realizadas. Por isso, oferecer parcelamento no cartão de crédito pode facilitar a decisão de compra. Isso pois o brasileiro gosta de parcelar as compras (“cabe no orçamento mensal”).

Tenho certeza que aplicando essas sugestões em sua loja virtual suas vendas vão aumentar.

O gatilho da autoridade através do remarketing

Quando um visitante acessa um produto em sua loja virtual é provável que ele tenha a intenção de comprar esse produto.

Uma das formas de passar autoridade é “seguir” esse visitante depois que ele fecha o navegador de internet ou abandona o produto no carrinho.

Ao ver o seu produto aparecendo no Instagram, Facebook, Google, Blogs e em uma infinidade de outras canais de remarketing, a probabilidade desse visitante voltar a loja e fechar o pedido aumenta de forma considerável.

Isso ocorre porque você está utilizando marcas conhecidas para apresentar seu produto. Não é por acaso que os grandes players do mercado usam e abusam das ferramentas de remarketing.

Aplique esses gatilhos mentais e veja suas vendas aumentarem.

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