Gatilhos mentais para ampliar as vendas no e-commerce

por Josele Delazeri de Oliveira Quarta-feira, 08 de julho de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

Os gatilhos mentais são um fator importante no marketing. O objetivo, no caso, é usar as palavras e imagens certas para inspirar alguém a comprar seu produto. No livro “Persuasão e Influência”, Cialdini se concentra fortemente nos gatilhos mentais extremamente eficazes e testados. Qualquer pessoa pode utilizá-los, a fim de influenciar os clientes e aumentar suas vendas. São eles:

  • Reciprocidade;
  • Coerência;
  • Prova social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.

O marketing online está mudando todos os dias. A começar pelo Google atualizando o algoritmo e os concorrentes superando você por suas palavras-chave. Mas, ainda assim, é necessário mais do que apenas palavras-chave para aumentar suas conversões de comércio eletrônico. Vamos para a prática?

1 – Ofereça algo de graça

Quem não ama coisas grátis? Digamos que você foi impactado por produtos semelhantes, que geram os mesmos resultados. Um está barato, enquanto o outro é oferecido com algo gratuito na hora da compra. Qual você escolheria?

2 – Utilize o toque pessoal

As páginas iniciais são a porta de entrada da sua loja online. Agora que seus clientes em potencial já estão à sua porta, cabe a você cumprimentá-los da melhor maneira possível. E a personalização é a chave para isso.

Diferentemente das lojas físicas, as lojas online têm a possibilidade de conhecer seus visitantes de perto mesmo depois de uma visita — graças aos cookies.

Se você está coletando cookies em seu e-commerce, já sabe muito sobre seus clientes em potencial. Por que não usar essas informações em sua próxima visita e melhorar sua experiência de compra?

3 – Use novidade

As pessoas estão dispostas a pagar por novidades. Na verdade, é mais do que vontade — elas realmente querem. O neurotransmissor dopamina é liberado em nosso cérebro quando experimentamos coisas novas, o que nos dá uma sensação de prazer.

4 – Prova Social

Cerca de 95% dos usuários estão achando as avaliações de clientes uma fonte confiável ao adquirir um produto ou quando desejam aprender mais sobre ele, como mostra a pesquisa do Instituto Baymard.

Você pode mostrar os feedbacks do cliente em praticamente qualquer lugar: no seu site, nos perfis de mídia social ou até mesmo usá-lo em campanhas por e-mail. As possibilidades são infinitas para aproveitar o feedback positivo e aumentar a confiança em sua marca ou produto.

O resultado psicológico disso é que os clientes em potencial que vêem pessoas compartilhando experiências positivas estão mais inclinados a comprar de você do que aqueles que não os leem. Além disso, os clientes que vêem essas avaliações também podem deixar uma avaliação, ajudando você a aumentar suas classificações.

5 – Use curiosidade

As pessoas são tão intrinsecamente curiosas que, quando têm apenas um pouco de informação, se essas informações despertam interesse suficiente, elas não podem deixar de querer mais. Então, dê-lhes uma pílula, um gostinho de quero mais. Deixe que a curiosidade deles os levem à direção que você deseja que eles sigam — à uma venda.

6 – Adicione um senso de urgência / escassez

As pessoas adoram ser as primeiras ou as únicas a conseguir algo. Portanto, se você puder posicionar algo de uma maneira que implique que apenas um número limitado de pessoas terá acesso a ele, você venderá mais. Ofertas por tempo limitado aumentam esse senso de urgência. Agregadas a descontos e frete grátis, aumentarão as vendas imediatamente.

7 – Use “sale”

Nada desencadeia conversões como um bom “sale”, ou seja, uma venda com preço reduzido!

8 – Use bons recursos visuais

As imagens que você usa são muito importantes. Um visual forte gerará uma resposta emocional nos espectadores, ajudando às pessoas a se conectarem ao seu produto ou serviço. E, consequentemente, isso aumenta o potencial de memorização da visita ao site.

É o neuromarketing na prática, muito importante para bons resultados do seu e-commerce!


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.