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Como garantir que o cliente seja fidelizado?

por Luiz Felipe Rocha Quinta-feira, 12 de maio de 2022   Tempo de leitura: 6 minutos

Se observarmos como o mercado vem se comportando nos últimos anos, é notório perceber o quanto as empresas vêm construindo programas de fidelidade com a proposta de conceder alguns benefícios e mitigar tantos outros com o claro propósito de atrair mais consumidores para as suas lojas através de estratégias de fidelização.

A partir do momento em que o cenário econômico começa a afetar a vida financeira dos consumidores, a demanda por ofertas personalizadas cresce cada vez mais, e isso se dá por um conjunto de situações nas quais o cliente pretende diluir o seu consumo sem que precise, necessariamente, parar de consumir. Por essa razão, supermercados, lojas e outras empresas do varejo estão aderindo aos programas de fidelização. A intenção do mercado é conseguir absorver toda essa massa que está preocupada com preços e está à procura de oportunidades para consumir bens e serviços atrelados a descontos e benefícios.

Empresas desenvolvem técnicas e programas voltados à fidelização de clientes.

De acordo com um estudo realizado pela Mckinsey & Company, 75% dos consumidores mudaram de loja e, com avanço das encomendas via delivery, esse mesmo perfil de consumidor assumiu que continuaria mudando de loja caso veja benefícios em outros estabelecimentos. Essa afirmação é suficiente para provar a razão pela qual as empresas desenvolvem técnicas e programas voltados à fidelização de clientes.

Marketplaces e soluções logísticas

As plataformas de marketplaces estão bem avançadas nesse quesito. Considerando que todas possuem capacidade de lidarem com banco de dados referentes aos hábitos e costumes de consumo dos seus clientes, a personalização será uma tarefa fácil para tais ações, uma vez que o e-commerce promete caminhar obstinadamente nessa direção.

É pensando nessas dinâmicas do mercado que devemos nos atentar para soluções logísticas que facilitem algumas etapas dos processos comerciais. Enquanto houver esse movimento contínuo de alternância de hábitos dos consumidores, é necessário que o impacto dele no seu negócio seja o mais brando possível. A tecnologia existe justamente para facilitar as adaptações que vêm sendo exigidas dos empreendedores, pois com ela é possível aplicar correções e atualizações necessárias.

Por isso, um atendimento personalizado e eficiente faz com que você conquiste clientes e garanta mais vendas. Embora seja de extrema importância, algumas empresas ainda não adotaram o atendimento personalizado como estratégia. Diante disso, além dos benefícios, essa prática pode ser um grande diferencial para sua empresa.

Confira cinco simples e importantes dicas para garantir um atendimento personalizado no seu e-commerce:

1. Responda imediatamente

Quando um cliente entrar em contato e você não conseguir solucionar o problema naquele momento, garanta uma resposta rápida e personalizada, fazendo com que o cliente sinta que você fará o possível para solucionar o problema da forma mais rápida possível.

2. Comunicação autêntica

Estabeleça com o cliente um diálogo natural, pessoal e amigável. O simples fato de chamar o seu consumidor pelo primeiro nome, e demonstrar que se importa, já é um grande diferencial. Além disso, se for o perfil da sua empresa, utilizar a linguagem da Internet, GIFs e memes ajuda a aproximar o cliente da sua empresa.

3. Objetividade

Nunca crie expectativas de algo que você não pode cumprir para o seu consumidor. O ambiente de compras online ainda é cercado por inseguranças pelo lado dos compradores, ou seja, uma promessa não cumprida gera insatisfação e frustração.

4. Tenha respostas personalizadas

Cada cliente possui uma necessidade e merece uma resposta feita para esse problema. Respostas automáticas podem reduzir a confiança dele no seu e-commerce e sua reputação pode ser manchada por conta disso.

5. Seja empático com o cliente

Seja proativo na sua resposta – está se perguntando como? A partir do momento que um consumidor surge com um problema, você pode prever quais serão as próximas perguntas que serão feitas e, com isso, antecipar as respostas.

Leia também: A importância do bom atendimento para a fidelização do cliente

 

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