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Ganhe velocidade para identificar problemas no e-commerce

Por: Breno Berman

CEO e fundador da Biso. Empreendedor com mais de 10 anos imersos no universo digital, participando de inúmeros projetos de diferentes segmentos focados em e-commerce B2B. B2C, D2C em empresas como: Arezzo&Co, Ambev, L'Oreal, Unilever e entre outras. Ocupava as cadeiras de CPO e Head de CRM na Enext - WPP Company, e abraçou um novo desafio de facilitar as tomadas de decisão de todos os profissionais de e-commerce através da cultura data-driven.

Os problemas podem estar atrapalhando o crescimento do seu e-commerce. Por isso, é preciso ser ágil em identificá-los, e aplicar soluções precisas e funcionais. Afinal de contas, não dá para deixar que uma falha no site da loja impeça o cliente de finalizar a compra, muito menos que sua navegabilidade seja um problema.

A inteligência artificial ajuda na coleta precisa e rápida das informações de seu e-commerce. Assim, é possível chegar a um diagnóstico real, aumentando a velocidade na identificação dessas lacunas que atrapalham o funcionamento da loja virtual. Dessa forma, abrem-se oportunidades para uma correção mais assertiva. Além disso, a tecnologia considera as principais métricas e KPIs auxiliando na compreensão do que está, de fato, acontecendo com a sua loja. Assim, gera-se melhor otimização do tempo para o desenvolvimento de planos de ação mais estratégicos.

O acesso às informações atualizadas em simultâneo ao uso melhora a velocidade na identificação de gaps na operação do e-commerce.

É um modo de manter a atenção no que está acontecendo no e-commerce, inclusive para ajudar na experiência do cliente. No anuário da CX Trends 2022, organizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, em 2021, aproximadamente 62% dos consumidores desistiram de uma compra online devido à má experiência no processo de compra. A falta de canais de atendimento, a demora para respostas e as etapas longas até o carrinho estão na lista dos principais motivos que levam os clientes a desistirem da compra.

As ameaças que atrapalham a decisão de compra do cliente são diversas e precisam ser identificadas o quanto antes para aumentar, por exemplo, a receita. Para isso, invista em um mapeamento inteligente e veloz para identificar os principais gaps do seu e-commerce. Atualmente, as plataformas de análise de dados oferecem funcionalidades que transformam todos os dados do seu e-commerce em informações relevantes, inclusive na identificação de gaps nocivos.

Confira como a antecipação de ações otimiza seu tempo de reação

Imagine como seria bom saber em tempo real o que está acontecendo em sua loja virtual. Seria ótimo, pois, com as ferramentas ideais, antecipam-se soluções e impedem-se maiores transtornos. O acesso às informações atualizadas em simultâneo ao uso melhora a velocidade na identificação de gaps na operação do e-commerce, e já é uma realidade. Algumas tecnologias coletam os dados diários do funcionamento do site, centralizando-os em um único espaço para redistribuir às equipes responsáveis, considerando as necessidades da empresa.

Além disso, é possível decidir quais padrões são prioridades e quais mudanças devem gerar alerta para as equipes responsáveis. Nessa etapa, o algoritmo é usado na prevenção de ações através do reconhecimento dos padrões da marca e da série histórica. Dessa forma, você ganha velocidade no tempo de reação, antecipando ações eficientes e, como consequência, oferece ao cliente uma melhor experiência de compra.

A experiência dos clientes sempre é a prioridade para os e-commerces. Inclusive, os gaps que atrapalham essa experiência são muito preocupantes. Eles impedem, por exemplo, que a empresa tenha sucesso nas metas de venda. No Mercado Livre, as tecnologias ajudaram a melhorar a relação entre a marca e os clientes. A empresa acredita que um dos diferenciais está na combinação entre inteligência artificial e cuidado humano.

Segundo Marcio Souza, diretor customer service do Mercado Livre, “o uso da IA está otimizando a gestão de dados com o foco em aprimorar ainda mais a jornada de compra no e-commerce, seja via aplicativo ou site. O Mercado Livre usa IA para gestão de dados e para melhorar a experiência de compra dos clientes, ampliando também os resultados e a satisfação dos vendedores da plataforma graças às entregas rápidas e precisas”.

Entenda por que a inteligência artificial evita a repetição de erros

O reconhecimento de padrões realizado pela inteligência artificial preserva um histórico que se soma ao comportamento do seu e-commerce. Esse levantamento de dados direciona os gestores para os principais pontos de atenção e oportunidades que impactam diretamente a empresa. E, para não perder nenhuma atualização, receba relatórios semanais com análises personalizadas, elaborados por uma equipe especializada em ler e traduzir os dados coletados de seu e-commerce.

Esse modo de lidar com as informações coletadas na loja virtual faz toda a diferença na manutenção dos clientes e na taxa de conversão. A CVC, por exemplo, viu os números da taxa de conversão crescerem de cinco a dez vezes mais ao usar algoritmos que ajudavam nas recomendações personalizadas aos clientes. Segundo Tulio Oliveira, diretor-executivo de tecnologia e novos negócios, a CVC começou a transformação digital em 2020, ao identificar como a parte tecnológica era um grande gap para a empresa. Em 2021, a CVC investiu aproximadamente R$134 milhões em soluções de ciência de dados, big data, modernização no e-commerce e demais ferramentas de IA.

Siga os próximos passos e coloque em prática o que leu neste artigo

Viu como a automação de processos e da cultura data driven ajuda a ganhar velocidade na identificação de gaps no e-commerce, bem como oferecer soluções precisas? A dinâmica no relacionamento do e-commerce com seu cliente é muito rápida. Por isso, as análises em tempo real podem ser o diferencial que seu e-commerce precisa para ganhar agilidade na identificação dos motivos que estão desacelerando o seu negócio. Considere os seguintes passos:

1. Procure uma plataforma de inteligência artificial que colete os dados em tempo real, enviando alertas automáticos sobre as mudanças de padrões do seu negócio.
2. Use as informações coletadas para identificar os gaps, otimizar o tempo na criação de soluções e antecipar possíveis ameaças e oportunidades.
3. Repense as estratégias do seu e-commerce com base nos relatórios semanais enviados pela plataforma.

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