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Gamificação para conquistar engajamento e fidelizar clientes

É muito provável que você já esteja familiarizado com o termo gamificação, afinal, mais de 70% das duas mil maiores marcas do mundo já usam a metodologia. Este é um dado levantado pela Gartner, empresa de pesquisa de marketing. Outro dado interessante divulgado pela empresa é em relação às perspectivas de crescimento da técnica: até 2018 este será um mercado de mais de 18 bilhões de dólares.

A explicação para que cada vez mais empresas adotem a gamificação é simples: Esta é uma técnica que promove o engajamento, aumenta a produtividade e a motivação em ambientes empresariais. Pode ser usada tanto internamente, com os colaboradores, quanto com o público externo, para fidelizar consumidores.

O uso da gamificação nas empresas Gamification foi o termo usado por Nick Pelling, em 2003, para descrever a aplicação de elementos de jogos em outros contextos. No Brasil, são usados os termos gamificação e ludificação. A proposta é usar técnicas criativas e divertidas para transmitir conhecimento e para fortalecer vínculos entre empresa e colaborador ou empresa e cliente.

Dois exemplos de elementos utilizados são os rankings e as medalhas. Lembra do antigo Foursquare? Este é um dos melhores exemplos para explicar a gamificação. Os usuários tinham metas (fazer check in nos lugares em que passavam para ganhar emblemas e medalhas) e podiam visualizar a sua colocação em um ranking (algo importante para estimular a competitividade positiva).

gamificação-elementos

Ludificação e o engajamento dos clientes: a ludificação também é uma técnica eficiente em promover o engajamento com o seu público consumidor. Por isso, cada vez mais e-commerces fazem uso desta interessante ideia. São propostos desafios e metas que devem ser cumpridas pelos clientes. Sempre que uma missão é cumprida, ele recebe uma recompensa.

A recompensa é um elemento indispensável na gamificação, e a ideia de ganhar prêmios aumenta a motivação do jogador. Estes prêmios podem ser dados em forma de descontos no site ou de medalhas virtuais. Você também pode dividir seus clientes em categorias. Sempre que ele chega à determinada pontuação, é promovido a uma categoria superior.

Esta é uma maneira de incentivar a participação ativa do consumidor no seu site, e uma forma interessante de promover o engajamento e de fortalecer o vínculo da marca com o cliente.

Um exemplo real é o Dropbox. Usuários participativos têm mais espaço para armazenar dados na nuvem. Para isso, é preciso cumprir tarefas como fazer um tour pelo site ou indicar o serviço a amigos.

O uso de aplicativos: A gamificação é um processo dinâmico, uma experiência que pode ser enriquecida quando há a possibilidade de ser usada nos smartphones e dispositivos móveis. Para isso, é preciso fazer uso de aplicativos que promovam um maior acesso aos jogos e desafios criados pela sua empresa. Essa é uma maneira de garantir maior participação de colaboradores e clientes. Vale lembrar que na gamificação a interação deve ser voluntária.

E então, que tal apostar na gamificação e fidelizar os seus clientes e colaboradores?