O futuro embalado em papelão ondulado

por Manuel Alcalá Quarta-feira, 23 de junho de 2021   Tempo de leitura: 6 minutos

Não há dúvidas de que o mercado de comércio eletrônico está em ascensão no Brasil. Se a tendência ainda não tinha caído no gosto do brasileiro, agora não tem mais como voltar atrás: em 2020, 46% dos brasileiros compraram mais pela internet, e uma parcela (7%) fez a sua primeira compra no ambiente digital, segundo dados da Nuvemshop. Mas, então, se o e-commerce registra crescimento, qual outro setor também acompanha esse movimento? Simples, aquele que embala todas as compras que são feitas pela internet: o papelão ondulado.

A produção de produtos à base de papelão vem batendo recordes consecutivos. De acordo com a Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel), a expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado bateu recordes em abril de 2021, com volume expedido acima de 323 mil toneladas, um crescimento de mais de 13% na comparação com o mesmo período do ano anterior. E os bons ventos do mercado ainda são esperados para o restante do ano.

Para ir a fundo na relação entre e-commerce e o uso do papelão, é preciso abrir a mente e entender que as embalagens têm o poder de criar uma experiência completa para o consumidor. Um bom projeto leva em conta estratégias de marketing, experiência de unboxing, sua usabilidade e o impacto que causa no meio ambiente.

Caixa de papelão ondulado
Papelão ondulado acompanhou o ritmo do e-commerce

Do ponto de vista de marketing, é preciso garantir que a embalagem reflita e reforce as estratégias de mercado e de branding. É preciso pensar em como a marca se comunica com seus clientes na loja física e trazer isso para o e-commerce.

Leia também: A importância do unboxing experience no e-commerce

As empresas não podem esquecer que desde a intenção de compra até o pós-venda, a experiência do consumidor impacta sua relação com a marca. Desta forma, é possível afirmar que seja no ambiente online ou no off-line, a identidade da marca e a missão do comprador impulsionam o design da embalagem do seu produto.

No unboxing as coisas não são tão diferentes. Para fazer sentido, a experiência precisa encantar o consumidor. Para isso, precisa estar alinhada ao propósito da marca e ampliar a experiência de compra. Mas, cuidado: não se trata de uma experiência exclusiva de unboxing, mas sim o unboxing adequado ao propósito.

Embalagem de papelão tem que ser mais que proteção

Mas nada disso faz sentido se as características específicas da embalagem não conversarem com as outras áreas de impacto. É necessário entender a função da caixa que pode ir da proteção do produto, passar pela necessidade de travas anti-violação e chegar à possibilidade de reutilizá-la. Uma embalagem adequada precisa ser fácil. Fácil de montar, de encher, de fechar e de abrir. Dificultar a vida do consumidor na hora que ele recebe o produto não é pensar na segurança ao longo do caminho do envio.

Outro aspecto muito importante é a sustentabilidade. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto daquilo que consomem. Um estudo realizado pela Smurfit Kappa, em parceria com a Longitude, demonstra que 61% dos consumidores entrevistados revelaram esperar que as marcas das quais eles compram tenham práticas claras de sustentabilidade, e 69% deles afirmam pesquisar para identificar se as companhias de fato colocam em prática o discurso sustentável. 

Quando olhamos para todas essas questões juntas, não tem como não enxergarmos o papelão ondulado no nosso futuro. Essa é a opção que consegue unir todos os atributos de uma sólida estratégia de marca, marketing, negócios e sustentabilidade.

O comércio eletrônico é uma realidade e para sobreviver nesse terreno cheio de concorrências é preciso se destacar. 

As empresas precisam ter muito claras quais são as expectativas de seus consumidores e como atendê-las de maneira eficaz. O futuro está nas dobras de embalagens de papelão.

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