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Otimize sua rotina e ganhe tempo para pensar no futuro do seu negócio

Por: Alexander Clein

Alexander Clein possui mais de dez anos de experiência liderando equipes comerciais em empresas de tecnologia. Foi vice-presidente regional do Groupon no Brasil, e diretor comercial do portal Viva Real. No Viva Real, participou ativamente da fusão com o Zap Imóveis e, depois, da venda para a OLX Brasil. Alexander se juntou ao Olist em dezembro de 2020. É graduado em Administração com ênfase em Marketing pela ESPM, com MBA pela Fundação Getulio Vargas.

Quando a gente pergunta para um empreendedor de uma micro ou pequena empresa no Brasil quais as maiores dificuldades enfrentadas para escalar o negócio, normalmente a resposta passa por: dificuldade de contratar mão de obra qualificada, carga tributária e instabilidade macroeconômica, não necessariamente nessa ordem. E fica claro que o empreendedor tenta fazer tudo, de atendimento a contas a pagar. E aí falta tempo para, pasmem… pensar.

E claro que esses pontos impactam diretamente na operação, mas será que resolvendo um a um teríamos a solução para todos os desafios do empreendedorismo? E mais, será que sabemos como lidar com esses obstáculos?

Olhando com mais profundidade para os varejistas, quais seriam de fato as prioridades se quisermos prosperar, e depois escalar nosso negócio?

Quais seriam de fato as prioridades se você quiser prosperar, e depois escalar seu negócio?

Competitividade do SKU

Hoje, o tema de produto (SKU) não é tão simples como alguns anos atrás. São vários competidores disputando o mesmo mercado e são inúmeros marketplaces. E você já reparou que as condições de venda em cada marketplace também variam? Ou seja, o seu produto pode ser super comercializado no marketplace “A”, mas pode não vender nada no marketplace “B”. Como isso se explica?

O fato é que diferentes categorias performam de maneira diferente em cada canal. E as condições para você estar nas primeiras posições no algoritmo de busca também variam. Verifique fatores como: preço de venda, prazo e preço de entrega, fotos e descrição do SKU, reputação da sua loja no canal, e compare tudo isso com varejistas que vendem o mesmo produto que você.

Canais de venda

Como falamos acima, existem inúmeros canais online para você vender seu produto. Os marketplaces tradicionais do mercado brasileiro, os novos entrantes (asiáticos) e os players verticais ou de nicho. Imagino que aqui o Pareto se aplica para você também, certo? 80% das vendas em poucos canais. E aí vem a questão: você está conseguindo “decifrar” o que precisa fazer para acelerar a venda nesses outros canais? Ou melhor, concentrar seus esforços onde as coisas estão indo bem? Vale se fazer essa pergunta para não correr o risco de gastar energia à toa.

Equipe e gestão

E por último, mas não menos importante, não subestime o impacto que profissionais de alto nível conseguem causar. Um profissional superqualificado mexe o ponteiro da receita ($), literalmente. Mas não é fácil encontrá-los e, claro, eles são bem remunerados. Não tem mágica nem atalho aqui, mas existem formas sim de trazê-los, independentemente do tamanho da empresa.

E uma vez que você tenha contratado o seu “dream team”, entra a questão dos processos. Todo mundo tem contexto de onde estamos e para onde vamos como organização? Todos se sentem parte da missão? Todos têm clareza do que se espera deles? Os processos estão bem definidos? Existem KPIs claros sendo monitorados de forma constante e gerando insights relevantes? Enfim, a governança promove o crescimento do negócio?

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que não é tão simples assim ter sucesso e prosperar como um varejista no Brasil. Mas a boa notícia é que existem diversas soluções no mercado para apoiar em cada estágio da cadeia: conexão em marketplaces, sistemas de gestão, plataformas de e-commerce, sistemas de RH etc. Para cada desafio do empreendedor, existe uma série de empresas B2B (business to business) tentando solucionar uma dor.

Não tente ser o super-homem resolvendo tudo sob demanda. Otimize sua rotina. Gaste mais tempo em recrutamento para achar as melhores pessoas, invista tempo também pesquisando as melhores soluções. Pense que você precisa ter tempo para usar a cabeça e ser mais estratégico.

Afinal, quem vai pensar no futuro da sua empresa se não for você?

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