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Qual é o futuro das compras online? Meios de pagamento digitais serão protagonistas

Por: Alan Chusid

Alan se graduou em Administração de Empresas pela ESPM. É um dos cofundadores do Neon, um dos principais bancos digitais do Brasil, do qual foi Diretor Comercial & Negócios. Antes do Neon, Alan fundou uma empresa de tecnologia focada em logística chamada Speedyboy. Anteriormente, ele trabalhou como trainee na Andrade Gutierrez e no mercado financeiro na divisão de Asset Management da Advis. Alan também é dono e aconselha empreendedores de diversos setores, em empresas como a Naked Nuts, Troco Simples e Linus.

Entre os setores da economia, o e-commerce foi o nicho que mais se destacou nos últimos anos. Desde o início da pandemia, as compras virtuais têm se tornado um hábito cada vez mais popular entre os brasileiros. Agora, mesmo com as atividades presenciais voltando ao normal, o setor continua crescendo.

Em 2020, o faturamento do e-commerce cresceu 41%, o maior número desde 2007, segundo estudo da Webshoppers. Foram mais de 194 milhões de pedidos realizados durante o ano, revelando que já existe um novo perfil de consumidor moderno, e ele é digital.

As compras online se consolidaram no Brasil, e a tendência é de que as jornadas de compras digitais estejam cada vez mais fortes. O público está cada vez mais tecnológico e os meios de pagamento cada vez mais avançados, o que é a soma de fatores perfeita para o e-commerce se tornar o canal de vendas favorito do Brasil.

E 2021 já provou que sim, isso é possível, pois o varejo online veio para ficar. Segundo um levantamento da Neotrust, o faturamento anual do ano passado foi de mais de R$161 bilhões, com um crescimento de 26,9% do setor em relação a 2020.

Nessa história, os meios de pagamento online fazem participação indispensável no sucesso dessas lojas. As pessoas preferem pagar no modo digital por todos os benefícios que isso proporciona. São experiências mais ágeis, simples, intuitivas e que, a depender do método de pagamento escolhido – a exemplo do Pix – facilitam a entrega dos produtos.

Esse é o futuro das compras online, com muita rapidez e inovação, priorizando soluções que transformem para a melhor a experiência do cliente a cada compra realizada. E se há uma boa experiência do consumidor em jogo, há muito Pix também.

Na próxima década, especialistas apontam que o serviço do Pix será a principal forma de pagamento utilizada em compras virtuais e que meios de pagamento mais antigos, como é o caso do cheque, irão sumir.

As previsões são de que a tecnologia em prol das pessoas será um dos centros na dinâmica do e-commerce e, considerando esse contexto, .br/pix">formas de pagamento igualmente inovadoras não poderiam ficar de fora dessa.

Para aproveitar essa chuva de novidades, os varejistas podem e devem investir nessa frente de meios de pagamento digitais, principalmente quando falamos nos nichos que mais atendem o público jovem, como moda e games.

Mas os benefícios dos meios de pagamento online não se restringem apenas à população mais jovem e moderna. No caso do Pix, a experiência intuitiva, simples e sem muitos rodeios é algo que facilita a jornada de todos os consumidores, independentemente de idade, comportamento etc.

Sem dúvida alguma, essa é uma das formas de pagamento perfeita para crescer a base de clientes do varejo, trazendo pessoas que antes não tinham acesso às compras virtuais. E promover descontos através do Pix é uma das maneiras de tirar essa meta do papel.

Comparada a outras modalidades, para operar no varejo, a modalidade de pagamentos não traz custos significativos para o varejista, abrindo margem para a criação de promoções. O investimento, que antes iria para fazer o meio de pagamento funcionar na loja, agora pode ser usado para atrair ainda mais novos consumidores. Afinal, os descontos são uma estratégia ímpar quando falamos em conversão de vendas.

De modo geral, além de considerar a importância do Pix, o futuro das compras online será feito com muita rapidez e inovação, priorizando soluções que transformem para melhor a experiência do cliente a cada compra realizada. Os e-commerces têm a faca e o queijo na mão, e agora é o momento perfeito para inovar.

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