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Fundamentos que revolucionarão sua loja virtual

Por: Felipe Martins

É especialista em E-commerce, Negócios Digitais e Marketing Digital. Ex-CEO da Dotstore, plataforma de e-commerce e fundador da Boigy, agência de marketing e tecnologia. Há mais de 20 anos ajuda pequenas e médias empresas a venderem pela internet lucrando, juntas, + de R$ 1 Bilhão.

Atualmente, abrir uma loja virtual se tornou muito fácil. Entre os principais fatores estão contar com a plataforma certa, um público consumidor, os produtos que serão comercializados, os fornecedores definidos e a logística preparada. No entanto, para que a loja virtual se destaque no e-commerce é importante levar em consideração quatro pilares que fundamentarão o sucesso do empreendimento:

Design personalizado. Muito se fala sobre a necessidade de identificar o cliente com a loja virtual, contudo, muitos lojistas ainda não se preocupam com este fator. O layout personalizado é responsável por transmitir a primeira impressão ao cliente, para que o mesmo sinta-se confiante em permanecer na loja e efetivar a negociação. Possuir uma loja com design diferente e atrativo ao consumidor, certamente conduzirá seu empreendimento ao sucesso;

Conteúdo. Não adianta, porém, ter um super layout e manter informações de produtos, serviços, condições e dados da loja pela metade ou sem o conteúdo necessário para encantar o cliente. É necessário transmitir ao consumidor aquilo que ele precisa saber, mas de uma forma simples, clara, precisa e objetiva, buscando a fácil assimilação das informações pelo cliente;

Imagens nos produtos. Seguindo a importância de monitorar um conteúdo completo e preciso, é necessário também manter imagens reais nos produtos ofertados. Os textos devem falar das especificações do produto, mas as imagens devem apresentar ao cliente aquilo que o produto é visualmente, buscando encantá-lo. Adicionar legendas explicativas às imagens também são componentes que auxiliam nas vendas;

Atendimento. Saindo um pouco do aspecto visual, é necessário investir em questões práticas como o atendimento a clientes. Embora seja um assunto muito falado, há lojas que precisam trabalhar melhor a questão do bem atender, principalmente, por se tratarem de lojas virtuais. Responder e-mails rapidamente aos clientes, realizar contato pós-venda, possibilitar novas formas de contato como mídias sociais e chat, são as melhores formas de fidelizar o cliente via atendimento online.

Esses aspectos podem parecer simples aos olhos de muitos, mas se faltar algum deles na loja, certamente, os consumidores sentirão que algo está faltando e, é nesse momento que ele pode optar por realizar suas compras em outra loja. Portanto, não basta ter um espaço garantido na web, é necessário investir na satisfação do cliente e apostar nos aspectos internos da sua loja virtual.

Boas vendas!