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Fullfilment: você saberia quais produtos enviar na logística do momento?

Por: Ricardo Santana

Head de e-commerce e Gerente de vendas na Geral Parts distribuidora de autopeças. Especialista em e-commerce, formação em Administração de empresas comércio exterior, estudante de MBA Marketing Digital FGV, 25 anos de experiencia no ramo automotivo em serviços importação e vendas de peças automotivas rede Toyota, implantação de comercio eletrônico e inovação de todos departamentos em uma das maiores distribuidoras e peças de motores do Brasil, desenvolvimento de equipe alta performance, gestão por processos, aplicação de ferramentas de business intelligence analisando o mercado com vendas sustentáveis estudo focado no varejo online e B2B.

Sabemos que o sucesso das vendas não está vinculada somente a boas estratégias de marketing ou um bom atendimento. É preciso muito mais que isso. O consumidor cada dia mais exigente onde as tecnologias e inovações do mercado trazem a facilidade da compra e a eficácia de receber o produto em tempo recorde.

Nas empresas em seu mix de vendas se consegue visualizar uma linha de produtos mais vendidos que chamamos de curva ABC, em um raciocínio lógico e redução de custos, e visando aumento de vendas aproximando os produtos de seu cliente final com mais rapidez, pensamos em enviar esses produtos para um fullfilment de um determinado marketplace.

Mesmo com essa informação, surge uma dúvida: quais produtos devemos enviar produtos para um fulfilment?

Para responder essa pergunta precisamos saber qual a finalidade desses envios e qual objetivo queremos atingir:

  • Facilidades de logística e rapidez na entrega?
  • Aumento de faturamento?

Facilidades de logística e rapidez da entrega

Se o objetivo for focado em facilidade de entrega e rapidez na logística está totalmente correto, pois os produtos são enviados quase que em tempo real em relação à venda e isso gera um satisfação enorme com o cliente pela experiencia de compra, fora custos de operação de logística que drasticamente reduzidos.

As empresas especializadas em fullfiment investem fortemente em tecnologias e informações para armazenamento, deslocamento e entregas de cargas. Por serem especializados nesse mercado, detêm a facilidade eficiência que jamais um fabricante, distribuidor ou varejista irá alcançar. Às vezes, a vitalidade de um negócio poderá somente ser alcançado se o mesmo estiver junto ou em parceria com de uma empresa de fullfilment.

Aumento de faturamento

Agora vamos falar em aumento de faturamento. Já é claramente nítido que quando as empresas enviam os produtos para um fulfilment devido ao tratamento feito pelos sistemas e machine learning (robôs virtuais) dos marketpalces. Os produtos que estão anunciados e estão no fullfilment e também os que estão fora recebem uma carga de impulsionamento e ficam em relevância e exposição máxima. Assim suas vendas crescem algo em torno de 15 a 20 % do que era convertido antes.

Mas temos um outro lado. Mediante as ferramentas que temos no mercado, onde conseguimos analisar a concorrência e os produtos que estão sendo ofertados, conseguimos olhar para um outro público consumidor que as vezes não está dentro da nossa curva ABC. Para isso devemos analisar os seguintes parâmetros:

  • Quantidade ofertada
  • Quantidade vendida
  • Região geográfica de consumo
  • Títulos mais vendáveis

Imaginamos que, ao invés de enviar os produtos da curva ABC dos quais já temos domínio de vendas e somos competitivos ao ponto de ganhar da concorrência que está dentro do fullfilment, começamos enviar os produtos que são vendidos por nós, mas que existe uma expressividade de vendas e são vendidos no fullfilment da concorrência com uma relevância e sucesso de conversão.

Se enviar esses produtos que podemos chamar de curva CDE, além de manter a efetividade de vendas nos produto
que já temos domínio, iremos concorrer e criar novas oportunidades de vendas nos produtos dos quais não estamos
participando. A partir do momento que esses produtos são enviados para o fulfilment, nossas produtos da linha ABC começa a participar do impulsionamento e relevância de sistema do fullfilment.

Mediante a estudos reais, essa estratégia gera um aumento nas vendas em torno de 50%, pois estamos gerando algo além do que já atingimos, buscando vendas em um campo dos quais não estávamos atuando.

É evidente que isso tudo é um campo de estudos e análises estratégicas onde cada empresa deve fazer antes de enviar produtos para um fullfilment de um determinado marketplace, sempre analisando seus custos. O gestor deve analisar sua concorrência, não somente naqueles produtos que a empresa que você trabalha vende mais, para aqueles produtos que você não vende e outros sellers estão vendendo.

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