Acesso rápido

Será que o fulfillment é um bom negócio para o seu e-commerce?

por Flavio Salzano Quinta-feira, 04 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

O fulfillment ganhou espaço no mercado brasileiro. Todos os empreendedores online estão querendo implementar esse processo em seus e-commerces.

Apesar de ser algo que vem revolucionando a cadeia logística e facilitando a vida do lojista virtual, nem sempre o custo benefício vale a pena. Existem alguns cenários: você está numa faixa de mercado na qual ainda não consegue usar esse serviço ou seu e-commerce é tão grande que faz mais sentido ter um processo próprio.

Em ambos os casos, o fulfillment não faz sentido. São muitas variáveis. Nossos especialistas separaram dois pontos que você precisa pesar antes de fazer essa mudança.

Em uma visão quantitativa

Quando o e-commerce já tem uma certa quantidade de pedidos, o processo já está bem montado, todos os detalhes do manuseio, armazenagem e transportes são bem definidos, fica fácil analisar se o fulfillment enquadra-se no seu processo ou não.

Se você já tem um operacional próprio, pese na balança e avalie os seguintes pontos:

  • Quanto você paga para manter um espaço de armazenagem?
  • Quanto você paga por mês na folha de pagamento da equipe que trabalha dentro da sua operação?
  • Existe algum head na operação? Ou é você o responsável?

Esses pontos são fáceis de colocar na ponta do lápis. No fulfillment, a operação é completamente abraçada pela empresa parceira. E no momento que essa operação é tirada das suas mãos, você pode investir seu tempo em outras questões importantes da sua loja virtual.

E quais são os benefícios?

A saúde financeira do seu bolso vai ganhar com economia de equipes e aluguel de espaço do armazenamento. Dois gastos que pesam muito no final do mês.

Mas o mais importante disso tudo é a possibilidade de escalonar seu negócio. E isso é muito importante, pois todo empreendedor online quer aumentar suas vendas.

Pense na seguinte situação: você tem uma área específica para armazenagem, se daqui há 6 meses você quiser expandir seu negócio, como você fará isso? O fulfillment permite que seu e-commerce cresça com segurança. É preciso pensar no amanhã.

Em uma visão qualitativa

Esse é um aspecto mais difícil de analisar. Como se mensura a qualidade oferecida por uma empresa de fulfillment?

Algumas empresas, ou pelo menos boa parte delas, já tem uma operação rodando. E fica a dúvida: se eu mudar para uma operação de fulfillment, será que a qualidade do meu serviço melhora? Será que meu processo operacional fica mais eficiente? Será que a empresa de fulfillment que eu vou contratar vai manter o padrão de qualidade que eu já tenho?

Quando falamos em qualidade, o parâmetro dos lojistas online é a sua atuação cotidiana. E a melhoria proposta pelo fulfillment só poderá ser medida quando a operação estiver rodando.

Por isso, na hora da escolha de uma empresa parceira, é importante analisar algumas questões. Como: flexibilidade, experiência de manuseio e portfólio de clientes. Empresas de fulfillment que cumprem esses requisitos estão mais propensas a se adequar de uma forma mais fácil e melhor na sua loja virtual. Portanto, avalie esses pontos e você pode fazer uma boa escolha que influenciará diretamente suas vendas.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.