Acesso rápido

Será que o fulfillment é um bom negócio para o seu e-commerce?

por Flavio Salzano Quinta-feira, 04 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

O fulfillment ganhou espaço no mercado brasileiro. Todos os empreendedores online estão querendo implementar esse processo em seus e-commerces.

Apesar de ser algo que vem revolucionando a cadeia logística e facilitando a vida do lojista virtual, nem sempre o custo benefício vale a pena. Existem alguns cenários: você está numa faixa de mercado na qual ainda não consegue usar esse serviço ou seu e-commerce é tão grande que faz mais sentido ter um processo próprio.

Em ambos os casos, o fulfillment não faz sentido. São muitas variáveis. Nossos especialistas separaram dois pontos que você precisa pesar antes de fazer essa mudança.

Em uma visão quantitativa

Quando o e-commerce já tem uma certa quantidade de pedidos, o processo já está bem montado, todos os detalhes do manuseio, armazenagem e transportes são bem definidos, fica fácil analisar se o fulfillment enquadra-se no seu processo ou não.

Se você já tem um operacional próprio, pese na balança e avalie os seguintes pontos:

  • Quanto você paga para manter um espaço de armazenagem?
  • Quanto você paga por mês na folha de pagamento da equipe que trabalha dentro da sua operação?
  • Existe algum head na operação? Ou é você o responsável?

Esses pontos são fáceis de colocar na ponta do lápis. No fulfillment, a operação é completamente abraçada pela empresa parceira. E no momento que essa operação é tirada das suas mãos, você pode investir seu tempo em outras questões importantes da sua loja virtual.

E quais são os benefícios?

A saúde financeira do seu bolso vai ganhar com economia de equipes e aluguel de espaço do armazenamento. Dois gastos que pesam muito no final do mês.

Mas o mais importante disso tudo é a possibilidade de escalonar seu negócio. E isso é muito importante, pois todo empreendedor online quer aumentar suas vendas.

Pense na seguinte situação: você tem uma área específica para armazenagem, se daqui há 6 meses você quiser expandir seu negócio, como você fará isso? O fulfillment permite que seu e-commerce cresça com segurança. É preciso pensar no amanhã.

Em uma visão qualitativa

Esse é um aspecto mais difícil de analisar. Como se mensura a qualidade oferecida por uma empresa de fulfillment?

Algumas empresas, ou pelo menos boa parte delas, já tem uma operação rodando. E fica a dúvida: se eu mudar para uma operação de fulfillment, será que a qualidade do meu serviço melhora? Será que meu processo operacional fica mais eficiente? Será que a empresa de fulfillment que eu vou contratar vai manter o padrão de qualidade que eu já tenho?

Quando falamos em qualidade, o parâmetro dos lojistas online é a sua atuação cotidiana. E a melhoria proposta pelo fulfillment só poderá ser medida quando a operação estiver rodando.

Por isso, na hora da escolha de uma empresa parceira, é importante analisar algumas questões. Como: flexibilidade, experiência de manuseio e portfólio de clientes. Empresas de fulfillment que cumprem esses requisitos estão mais propensas a se adequar de uma forma mais fácil e melhor na sua loja virtual. Portanto, avalie esses pontos e você pode fazer uma boa escolha que influenciará diretamente suas vendas.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.